Minha conta
    Premiado no Festival do Rio, Orlando, Minha Biografia Política é destaque no Festival Varilux de Cinema Francês 2023
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Longa conta com diversas sessões até o encerramento do evento.

    O Festival Varilux de Cinema Francês 2023 já está a todo vapor em mais de 60 cidades e cerca de uma centena de cinemas de todo o Brasil. Ao todo, a seleção deste ano conta com 20 filmes recentes e inéditos no Brasil, incluindo a Palma de Ouro em Cannes Anatomia de uma Queda, o último filme de Cédric Kahn, Making Of, o filme Culpa e Desejo de Catherine Breillat, e a segunda parte da saga de Os Três Mosqueteiros.

    Entre os projetos exibidos nesta edição, que vai até 22 de novembro, o público terá exibições do longa Orlando, Minha Biografia Política, dirigido por Paul B. Preciado com seu primeiro projeto em longa-metragem.

    Festival Varilux 2023 terá filme vencedor da Palma de Ouro em Cannes; confira outros longas da programação

    Vencedor da categoria de Melhor Documentário do Prêmio Félix, honraria do Festival do Rio que destaca narrativas LGBTQIAPN+ no audiovisual, o filme conta com Frédéric Pierrot, Virginie Despentes, Emma Avena e Amir Baylly.

    Adaptação de uma das obras mais conceituadas da escritora inglesa Virginia Woolf, “Orlando”, o projeto encontra o realizador, Paul B. Preciado, ao dirigir uma carta à escritora e dizer que a sua personagem Orlando tornou-se real.

    Les Films du Poisson/Arte

    Preciado convocou um teste de elenco com 25 pessoas diferentes, todas trans e não binárias, para interpretar a personagem fictícia de Virginia Woolf, enquanto narram as suas próprias vidas. O filme reúne ainda uma série de imagens de arquivo sobre pessoas trans de meados do século XX que evocam os verdadeiros Orlandos históricos na sua luta pelo reconhecimento e visibilidade.

    Premiado, o longa recebeu interessantes críticas da mídia especializada. “Aos 50 anos, o homem que defende o antirracismo e o feminismo radical é um dos filósofos mais influentes do momento”, disse a review do Le Monde.

    "A superestrela não existe mais": Série sobre Brigitte Bardot traduz legado do ícone do cinema francês com atriz revelação (Entrevista Exclusiva)

    Para o Les Inrock, “[…] o primeiro filme do filósofo Paul B. Preciado é uma maravilha de inteligência, insurreição, humor e gentileza ao mesmo tempo", em referência à estreia do diretor. Quanto ao Los Angeles Times, há um artigo que elogia a “multiplicidade de vozes (…) falando diretamente para a câmera em um fluxo inabalável de testemunhos complexos e sinceros”.

    Orlando, Minha Biografia Política
    Orlando, Minha Biografia Política
    Criador(es): Paul B. Preciado

    Presente na programação do evento até o seu encerramento, em 22 de novembro, Orlando, Minha Biografia Política é, sem sombra de dúvidas, uma experiência imperdível no Festival Varilux de Cinema Francês 2023.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top