Minha conta
    Trilha sonora de Duna era tão complexa que autor precisou inventar instrumentos - e rompeu parceria com outro diretor
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    O compositor ganhou um Oscar por seu trabalho no filme.

    Fazer o filme INTEIRO foi um desafio impossível por si só, sendo uma das obras de ficção científica mais ambiciosas e complexas da história. Na verdade, isso já havia sido tentado nos anos 1980 e foi um fracasso. Somente um mestre moderno do gênero de fantasia como Denis Villeneuve encontrou a chave para levar aos cinemas a adaptação de Duna que os fãs ansiavam.

    O filme com Timothée Chalamet e Zendaya conseguiu ser o fenômeno que buscava ser, e também concretizou de forma consistente as ambiciosas ideias do romance de Frank Herbert. A visão de Villeneuve foi fundamental para o sucesso do filme, que teve um bom desempenho nas bilheterias e ganhou vários Oscars. E para isso foram necessários os melhores colaboradores.

    Entre os grandes colaboradores para concretizar a adaptação, estava Hans Zimmer, um dos melhores e mais populares compositores de cinema de todos os tempos. O músico alemão era fã do romance Duna original desde a adolescência e concordou em trabalhar no projeto com a condição de que Villeneuve “não estragasse tudo”.

    Ele ficou tão motivado com o projeto que até rompeu a habitual colaboração com Christopher Nolan, que procurou um novo compositor para seus dois últimos projetos, depois de quase uma carreira inteira utilizando os sons de Zimmer.

    Duna: Novos sons para um deserto de outra dimensão

    Seu projeto dos sonhos também envolveu um desafio muito complexo, assim como o desafio de Villeneuve ao fazer o filme. O diretor o instruiu a fazer músicas mais “espirituais” e “femininas”, algo que ele conseguiu com um coral só de mulheres que incluía músicos experimentais como Lisa Gerrard.

    Warner Bros.

    Mas ele não só estava experimentando com as vozes para dar vida a um deserto de outra dimensão, como também ultrapassou seus limites ao encomendar a criação de instrumentos totalmente novos. Esses novos instrumentos acompanhavam guitarras ou instrumentos de sopro, como o duduk armênio ou as gaitas de foles escocesas, que Zimmer distorcia eletronicamente.

    Ele também encomendou novos módulos de sintetizadores para trabalhar com esses sons, renunciando ao trabalho com orquestra. Essa nova maneira de trabalhar resultou nessa trilha sonora distinta e especial, que rendeu ao compositor alemão um Oscar, o segundo de sua carreira. Sem dúvida, ele saiu triunfante de um desafio complexo.

    Qual a história de Duna?

    Em um futuro distante, famílias nobres disputam o domínio do árido planeta Arrakis, também conhecido como Duna por sua geografia composta de desertos de dunas. Arrakis é o único lugar onde se pode encontrar a “especiaria”, a substância mais cobiçada e valiosa do universo, produzida por vermes gigantes.

    Pela sua raridade, e pela sua extração arriscada, quem controla a produção da especiaria, controla o destino não só do Império, mas de toda a humanidade. O duque Leto Atreides aceitará a administração deste perigoso planeta e será enviado para Arrakis junto com Lady Jessica e seu filho Paul. É então que a família Atreides correrá um grande risco por estar na mira de forças do mal, como as de seu inimigo, o barão Harkonnen.

    Duna
    Duna
    Data de lançamento 21 de outubro de 2021 | 2h 36min
    Criador(es): Denis Villeneuve
    Com Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac
    Usuários
    4,0
    Adorocinema
    4,5
    Assistir em streaming

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top