Minha conta
    Este filme poderia ter entrado na onda de Jurassic Park, mas esquecemos de sua existência: Arrecadou milhões, embora a crítica tenha sido implacável
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    Na época de seu lançamento, foi descrito como “uma das obras mais delirantes da história do cinema”.

    Já se passaram 30 anos desde o seu lançamento, mas, apesar de todos os fenômenos cinematográficos que surgiram desde então, Jurassic Park, de 1993, continua sendo um dos grandes sucessos de bilheteria da história do cinema.

    Na verdade, sem ir mais longe, é o filme mais antigo a ultrapassar a marca de um bilhão de dólares. Se você cresceu nos anos 1990, temos certeza que não esqueceu como o filme de aventura de Steven Spielberg despertou verdadeiras paixões por dinossauros e os tornou moda durante anos.

    Jurassic Park - Parque dos Dinossauros
    Jurassic Park - Parque dos Dinossauros
    Data de lançamento 13 de junho de 1993 | 2h 02min
    Criador(es): Steven Spielberg
    Com Sam Neill, Laura Dern, Jeff Goldblum
    Imprensa
    5,0
    Usuários
    4,6
    Assista agora

    Tamanho foi o sucesso que o filme deu origem a duas continuações (O Mundo Perdido - Jurassic Park, em 1997, e Jurassic Park 3, em 2001) e, ao longo dos anos, renasceria com uma trilogia de reboots, cujo sucesso de bilheteria provaria que o parque de dinossauros que nunca abriu suas portas em 1993 ainda despertava paixões entre públicos de todas as idades.

    Mas o êxito do primeiro Jurassic Park não apenas alimentou a saga cinematográfica e os outros negócios para os quais a franquia foi estendida, como também não demorou muito para que surgissem tentativas de replicar seu sucesso. Uma das mais óbvias foi a do filme Congo, uma adaptação, assim como Jurassic Park, de um romance do famoso autor Michael Crichton, que também estava na moda. Não é segredo que o filme ficou muito aquém do sucesso.

    Congo
    Congo
    Data de lançamento 27 de julho de 2021 | 1h 49min
    Criador(es): Frank Marshall
    Com Dylan Walsh, Laura Linney, Ernie Hudson
    Usuários
    3,7

    Dirigido por Frank Marshall e estrelado por Dylan Walsh, Laura Linney, Ernie Hudson e Tim Curry, Congo não pode ser erroneamente considerado, em nível de produção, como um filme B, embora a verdade é que o resultado, e ainda mais quando visto décadas depois, poderia facilmente nos levar a pensar assim.

    Na realidade, Congo foi um filme com um orçamento de 50 milhões de dólares – apenas 13 milhões a menos que Jurassic Park – que em sua época não foi bem recebido pela crítica e envelheceu terrivelmente mal.

    Com um faturamento bruto de mais de 150 milhões de dólares, o filme foi bem recebido comercialmente, mas a crítica foi absolutamente implacável. Na época, foi descrito como “uma das obras mais delirantes da história do cinema” e foi um dos protagonistas indiscutíveis da Framboesa de Ouro, que todos os anos premia os piores do setor.

    Paramount

    Trinta anos depois, praticamente esquecemos a existência de Congo, embora, para alguns, seja considerado um filme cult cuja audácia merece ser justificada.

    O ponto de partida do filme foi a chegada à selva da República Democrática do Congo de um grupo díspar de protagonistas com diferentes intenções que os levaram ao mesmo lugar: a famosa cidade perdida de Zing, ruínas que datam da época do Rei Salomão e que, segundo a lenda, escondem uma mina de poderosos diamantes azuis.

    No entanto, em um momento em que o cenário político do país está mais instável, essa deve ser a menor de suas preocupações, já que as primeiras são alguns gorilas cinzentos enormes e extremamente agressivos que foram treinados para proteger as minas e que assassinam sem piedade qualquer pessoa que entre em seu território.

    Apesar da atratividade da premissa, o resultado foi um desastre. No entanto, o bom elenco do filme, seu simpático protagonista gorila e a marca de Michael Crichton no melhor momento em que ele poderia carregá-lo foram capazes de salvar a Paramount de perdas.

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top