Minha conta
    No streaming: Um dos melhores suspenses da história do cinema e baseado no maior mistério não resolvido da vida real
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    David Fincher é um gênio cinematográfico e prova isso com seu longa-metragem.

    David Fincher é possivelmente o diretor que mais nos fez sofrer na história do cinema. Deixando de lado os grandes mestres do terror, que também nos fizeram suar frio, as histórias de Fincher sempre têm aquele ponto perturbador e enigmático que impede o espectador de desviar o olhar.

    Com isso em mente, hoje, falaremos aqui de Zodíaco, um thriller emocionante que gera ainda mais fascínio por ser baseado em um dos maiores casos não resolvidos: o do Assassino do Zodíaco.

    David Fincher é difícil de convencer, mas ele ficou cativado por este filme: “Em vinte anos, devo ter assistido umas cinco vezes”

    QUAL É A HISTÓRIA DO ASSASSINO DO ZODÍACO?

    Paramount Pictures

    Para quem não conhece a história, Zodíaco foi um serial killer que aterrorizou o norte da Califórnia entre o final de 1968 e a metade de 1969. Em uma carta que lhe é atribuída, o sujeito confessou ter assassinado 37 vítimas, das quais apenas 7 foram confirmadas. Décadas depois, o FBI nunca conseguiu descobrir sua verdadeira identidade, havendo, ainda hoje, quem tente resolver o caso. A Polícia Federal norte-americana encontrou uma forte ligação do assassino com Gary Francis Poste, um homem que morreu em 2018 e que um grupo de investigadores já tinha como alvo. Nada foi provado.

    Na versão cinematográfica, Robert Downey Jr. e Jake Gyllenhaal interpretaram brilhantemente Paul Avery e Robert Graysmith, respectivamente, dois jornalistas do San Francisco Chronicle que estavam no encalço do criminoso.

    DAVID FINCHER SE ENVOLVEU PESSOALMENTE

    Para se ter ideia, Fincher, que cresceu no condado de Marin, onde ocorreram os primeiros assassinatos, ficou fascinado pela história e adorou o roteiro que James Vanderbilt havia escrito. No entanto, o diretor reescreveu alguns pontos para tornar o documento o mais próximo possível das investigações policiais, deixando de fora rumores não validados.

    Desta forma, Fincher e Vanderbilt, juntamente com o produtor Bradley J. Fischer, passaram meses conduzindo sua própria investigação, chegando ao ponto de entrevistarem testemunhas, familiares e as duas únicas vítimas que sobreviveram ao ataque do maníaco.

    Talvez por isso o longa-metragem tenha uma pontuação quase perfeita no Rotten Tomatoes, conquistando 90% de aprovação da crítica especializada. Curiosamente, seu desempenho nas bilheterias foi desastroso, arrecadando meros 13,3 milhões de dólares no fim de semana de estreia e 84,7 milhões no total. Com um orçamento de 65 milhões, Zodíaco, infelizmente, não chegou a se pagar.

    Para os interessados, o filme pode ser encontrado no HBO Max, Prime Video e Google Play Filmes.

    Zodíaco
    Zodíaco
    Data de lançamento 1 de junho de 2007 | 2h 36min
    Criador(es): David Fincher
    Com Jake Gyllenhaal, Mark Ruffalo, Anthony Edwards
    Usuários
    4,2
    Adorocinema
    4,0

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top