Minha conta
    Não escuta direito os diálogos em filmes de ação? Saiba como melhorar o som da sua TV com apenas alguns ajustes
    Maria Santos
    Maria Santos
    Maria Clara decidiu estudar audiovisual para juntar o melhor de todos os mundos. Apaixonada pelo cinema independente e também pelos famosos filmes da sessão da tarde, não dispensa indicações e nem julga um filme pela sinopse.

    Algumas configurações da própria televisão podem tornar o som mais limpo mesmo nos filmes mais barulhentos.

    Quem já se estressou com as mudanças abruptas do volume em um filme de ação? Ficar com o controle remoto na mão para regular um som quando está passando um diálogo e logo depois uma cena mais barulhenta é uma situação corriqueira na vida de qualquer brasileiro que tira um tempinho para sentar no sofá e ver sua programação favorita.

    Apesar de parecer que isso acontece apenas na sua casa, existe uma explicação para que sua programação muitas vezes tenha um diálogo mais baixo enquanto apresenta músicas e cenas mais agitadas de forma mais alta. E da mesma forma que existe um motivo, o AdoroCinema vai explicar como ajeitar de uma vez por todas essa situação.

    Por que filmes de ação têm tanta diferença de som?

    Freepik

    Não se preocupe, um dos principais motivos para isso acontecer não é porque sua televisão é ruim, mas sim como os produtos audiovisuais chegam do cinema até a sua casa. Apesar de alguns cineastas optarem por um som mais baixo em diálogos por uma escolha narrativa, na maioria das vezes isso acontece por outro motivo.

    Quando um filme ou série chega em uma plataforma de streaming ou canal de televisão o áudio acaba sendo convertido de um conteúdo de multicanais (5.1, 7.1 ou Dolby Atmos) para estéreo, um único canal que junta sons que originalmente foram gravados separadamente para uma melhor experiência em uma sala de cinema, que, por exemplo, suporta esse tipo de arquivo, separando diálogos, músicas e qualquer tipo de conteúdo da trilha sonora.

    Quando esse conteúdo é transferido para casa, a seção sonora perde em grande parte consistência. E embora os alto-falantes embutidos nas TVs atuais possam decifra o áudio multicanal, há momentos em que ainda há muita diferença entre os diálogos e as demais cenas.

    Ajeitando na sua televisão

    Felizmente, atualmente os fabricantes estão cientes dessa situação e nos últimos anos têm implementado em seus equipamentos de som e televisores as funções de compressão dinâmica, volume inteligente e ou modo noturno.

    Televisões mais modernas contam com um alcance dinâmico nos sistemas de áudio, o que nos indica a diferença entre os sons mais suaves na gravação podendo manipular esse alcance, aumentando o volume dos sons mais suaves e diminuindo o dos mais altos, de modo que tudo permaneça em uma faixa tolerável sem perdermos os pequenos detalhes.

    xataka home

    Nos sistemas de som mais avançados, como os receptores AV, é possível encontrar funções que ajudam a manter a percepção acústica constante em qualquer nível de volume sendo possível apreciar todos os detalhes da trilha sonora tanto em volumes baixos quanto em volumes altos, selecionando a equalização dinâmica.

    Assim fica mais fácil assistir a um filme ou série compreendendo os diálogos e sem ser surpreendido por cenas mais altas

    Duro de Matar
    Duro de Matar
    Data de lançamento 22 de dezembro de 1988 | 2h 12min
    Criador(es): John McTiernan
    Com Bruce Willis, Alan Rickman, Alexander Godunov
    Usuários
    4,4
    Assista agora em Star +

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top