Minha conta
    Um dos maiores momentos da ficção científica: Assim foi criada a lendária cena de abertura de Blade Runner
    Heloisa Vilela
    Heloisa Vilela
    -Redatora
    Heloisa gosta de ficção científica, sitcoms e de pipoca com bastante manteiga. Fã do Kubrick e de reality shows de compra e venda de casas.

    Clássico absoluto, Blade Runner inclui algumas das cenas mais hipnóticas do cinema, começando pela extraordinária cena de abertura.

    Lenda viva dos efeitos visuais, o genial Douglas Trumbull criou notavelmente os efeitos visuais de obras-primas de ficção científica como os de Contatos Imediatos do Terceiro Grau, Star Trek e os de Blade Runner.

    Três filmes que lhe renderam uma indicação ao Oscar. Sem esquecer, claro, o seu fabuloso trabalho por trás dos efeitos visuais de 2001: Uma Odisseia no Espaço. Uma obra inscrita no Panteão da 7ª arte, sobretudo graças aos seus efeitos visuais, revolucionários e inovadores.

    Em novembro de 2016, o AlloCiné conversou com o mestre, que infelizmente nos deixou em fevereiro de 2022, em particular sobre a criação da famosa sequência de abertura do filme Blade Runner. Uma abertura hipnótica, que surpreendeu até Philip K. Dick. Depois de ver uma curta montagem de 20 minutos, este declarou, em entrevista em janeiro de 1982, que “esta abertura é uma das coisas mais surpreendentes que já vi no cinema”.

    Abaixo, a abertura em questão:

    "Ridley Scott procurou a mim e ao meu parceiro Richard Yuricich para fazermos os efeitos especiais de Blade Runner. Naquela época, eu iria começar a trabalhar no meu próximo filme, Brainstorm, com meu novo processo chamado "Showscan"; filme a ser produzido por David Begelman, que foi o CEO da Columbia Pictures e esteve por trás da produção de Contatos Imediatos do Terceiro Grau.

    Esse filme foi um enorme sucesso. Na verdade, o filme até salvou a Columbia, que estava à beira da falência. Mesmo assim, David Begelman foi expulso da Columbia e se tornou como chefe da MGM. Foi ele quem sugeriu que eu voltasse a dirigir.

    Foi quando Ridley me procurou para fazer os efeitos visuais de seu filme. Richard e eu dissemos a ele: "Podemos começar a fazê-los, desde que comecemos o mais rápido possível. Mas no meio da produção, teremos que sair para fazer nosso filme. Portanto, precisamos de um terceiro, sem ninguém para nos ajudar. esta tarefa.

    David Dryer então se junta a nós; ele era um brilhante artista e supervisor de efeitos visuais. Pudemos assim fazer a nossa transição com ele durante a produção do filme; foi ele quem completou a maioria dos efeitos visuais em que trabalhamos.

    The Ladd Company/Blade Runner Productions/Shaw Brothers

    CONTATOS IMEDIATOS DE TERCEIRO GRAU E BLADE RUNNER: MESMA LUTA

    “Uma das coisas interessantes da produção de Blade Runner é que já tínhamos o equipamento que queríamos porque ele havia sido usado nas filmagens de Contatos Imediatos de Terceiro Grau. Todas as câmeras que usamos, as máquinas de efeitos de fumaça, Lens Flares, etc.

    Tudo já havia sido testado, então também foi um ganho financeiro significativo. Blade Runner foi um filme de orçamento muito baixo e tivemos poucas tomadas de efeitos visuais; algo na ordem de 85 tomadas, onde fizemos mais de 350 para Contatos Imediatos de Terceiro Grau.

    Se você observar atentamente esse nível dos efeitos visuais, verá grandes semelhanças entre os dois filmes. A aparência luminosa na abertura lembra a Nave Mãe do filme de Spielberg. É a mesma iluminação, a mesma técnica usada, a mesma lente da câmera... O mesmo para os Spinners, incluindo o de Harrison Ford, nos quais usamos o mesmo Lens Flare e efeitos de animação.

    O fato de termos desenvolvido anteriormente o que chamamos de Sala de Fumaça, atravessada por todo um conjunto de raios de luz, também foi decisivo; era exatamente o que Ridley Scott procurava. Atmosfera muito nebulosa, devido à poluição, onde a luz passa com dificuldade, com sombras, chuva.

    Blade Runner, o Caçador de Andróides
    Blade Runner, o Caçador de Andróides
    Data de lançamento 26 de julho de 1982 | 1h 57min
    Criador(es): Ridley Scott
    Com Harrison Ford, Rutger Hauer, Sean Young
    Usuários
    4,2
    Assista agora em Max

    Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top