Minha conta
    Harry Potter é um filme de terror? Para o diretor deste filme, é óbvio
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    Alfonso Cuarón usou elementos de horror presentes no romance de J.K. Rowling para a adaptação de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban para os cinemas.

    Por mais encantador que seja o mundo de Harry Potter, ele também possui uma infinidade de elementos sombrios que fariam tremer mais de um mago experiente. Alfonso Cuarón estava bem ciente disso e foi com o terror em mente que ele dirigiu O Prisioneiro de Azkaban.

    Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
    Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
    Data de lançamento 4 de junho de 2004 | 2h 21min
    Criador(es): Alfonso Cuarón
    Com Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson
    Usuários
    4,6

    Estamos com medo, Potter?

    A chegada a Hogwarts, seus elementos mágicos, o voo em vassouras ou simplesmente a magia encantadora que rege seu mundo: o universo de Harry Potter colocou brilho nos olhos de mais de um leitor ou espectador. No entanto, também é o lar de muitos aspectos horríveis e, além disso, as aventuras do nosso bruxo de óculos ficam cada vez mais sombrias a cada novo capítulo. É difícil negar isso!

    O Prisioneiro de Azkaban, o terceiro livro da saga, foi adaptado para o cinema por Alfonso Cuarón com um toque sombrio muito especial: entre os temidos ghouls e a atmosfera sombria, é justo dizer que um ponto de virada definitivo foi alcançado com esse longa-metragem de 2004. Uma abordagem que o diretor mexicano abraça plenamente.

    Warner Bros.

    Harry Potter 3: um filme de terror

    Em entrevista à Total Film, o diretor de Gravidade e Filhos da Esperança falou sobre um dos “bebês” de sua cinematografia: Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Dirigir um filme da franquia não é para qualquer um e, nesse caso, ele usou deliberadamente todos os elementos de horror que viu no romance de J.K. Rowling: na verdade, ele considera a obra aterrorizante por si só.

    Bem, sem dúvida (sobre o fato de ser um filme de terror). Quando li o livro, duas coisas me chamaram a atenção. Havia o aspecto de filme de terror, mas também o aspecto de filme noir. De certa forma, quando o fiz, o modelo era o cinema alemão no final da era silenciosa e a transição para o cinema falado, como Fritz Lang e Murnau. Você pode ver que alguns dos filmes de Fritz Lang são film noir, mas ao mesmo tempo contêm elementos de terror. E, o que é mais importante, Fritz Lang, por meio do gênero, estava tentando transmitir - ou simplesmente projetar - as ansiedades de sua época. Acho que o que J.K. Rowling fez com Potter foi fazer uma referência ao nosso tempo, ao comportamento humano.

    Não há dúvida de que o universo de J.K. Rowling é construído com muitos elementos de terror e, de fato, o comportamento de Voldemort e a maneira como ele atinge seus objetivos são a prova disso. Qual filme da franquia você considera mais aterrorizante?

    Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top