Minha conta
    Festival do Rio 2023: O Mensageiro, o mais novo filme de Lucia Murat sobre a Ditadura, busca alcançar o Brasil contemporâneo (Entrevista Exclusiva)
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    Protagonizado por Valentina Herszage, o longa-metragem explora as contradições de um período turbulento de nossa história

    Neste domingo (8) de Festival do Rio, mais um filme da Première Brasil: Competição Longa-Metragem de Ficção fez sua estreia. O Mensageiro ocupou o Estação Gávea com a diretora Lucia Murat, que apresenta aqui a obra mais recente, explorando uma temática bem característica do currículo e da própria história da cineasta e ex-militante.

    Responsável por títulos como Que Bom te ver Viva (1989) e Doces Poderes (1995), Lucia Murat defende neste Festival do Rio, outro título dedicado a recontar os horrores (e a resistência revolucionária) durante a Ditadura Militar Brasileira.

    Imovision

    O Mensageiro, para além de contar a história de uma improvável relação afetiva entre uma presa política e um jovem soldado, passeia entre as contradições da classe média, da família patriarcal, do cristianismo, e da própria militância. E claro, expõe o militarismo em sua mais truculenta face.

    Em entrevista exclusiva ao AdoroCinema, a diretora ressaltou o caráter contemporâneo de O Mensageiro, que o difere de seus trabalhos anteriores, mesmo que inseridos em uma mesma temática. Desenvolvido durante a pandemia de Covid-19 e governo Bolsonaro, O Mensageiro, para Murat, é um filme sobre polarização.

    Eu me lembrei do passado para discutir questões do presente, como polarização, perdão, julgamentos que não foram feitos e o horror da ditadura. Então, acho que é um filme muito contemporâneo, apesar de se passar em 69

    A protagonista dessa história é Valentina Herszage, que interpreta a personagem Vera. A atriz, que participa do Festival do Rio 2023 em dose tripla - além de O Mensageiro, Valentina está no elenco de As Polacas e A Batalha da Rua Maria Antônia - comemora com muito carinho a importância do Festival carioca para sua carreira.

    Em 2015, Valentina ganhou o troféu Redentor de Melhor Atriz, por Mate-me Por Favor - e não escondeu a emoção de participar de um projeto de Lucia Murat, de quem se considera profundamente fã.

    Imovision

    Ao lado de Valentina, Shi Menegat, que dá vida ao soldado Armando, confessa que sua maior expectativa é que o público se emocione, tanto quanto ela. Para conseguir "olhar para as feridas" e assim construir um "presente e futuro melhores".

    Essa relação entre o presente e o futuro, é desenvolvida de forma explícita ao longo de todo o filme - que também estabelece paralelos entre a ditadura brasileira e a argentina, por um motivo muito primário: na nossa, os militares torturadores não foram julgados, nem condenados, diferentemente da Argentina. Em O Mensageiro, Lucia Murat é didática: perdoar não é esquecer.

    O Festival do Rio acontece entre os dias 5 e 15 de outubro de 2023, no Rio de Janeiro.

    O Mensageiro
    O Mensageiro
    Criador(es): Lucia Murat
    Com Valentina Herszage, Shico Menegat, Georgette Fadel

    *Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top