Minha conta
    Foi um dos maiores fracassos de Martin Scorsese e o diretor acredita que a culpa é da Disney: "Eles não apoiaram o filme"
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    O filme Kundun teve que lidar com mais problemas do que a famosa censura chinesa.

    Os problemas causados pelo filme Kundun quando quiseram lançá-lo na China são bem conhecidos. No entanto, o filme de Martin Scorsese não foi apenas proibido no gigante asiático, mas a Disney garantiu seu fracasso nas bilheterias para se livrar dele o mais rápido possível.

    Walt Disney

    Uma morte silenciosa

    Martin Scorsese tornou-se indesejável no mercado chinês quando a Disney tentou lançar Kundun por lá. O filme era baseado na história real do 14º Dalai Lama, uma figura separatista e conflituosa para o governo chinês, pois era um ferrenho opositor de sua repressão.

    No entanto, o filme enfrentou muitos outros problemas além da censura. A partir de então, a China vetou todas as produções da Disney e, algum tempo depois, Michael Eisner (CEO da empresa) teve que se desculpar e tranquilizar o mercado chinês.

    Kundun
    Kundun
    2h 17min
    Criador(es): Martin Scorsese
    Com Henry Yuk
    Usuários
    3,6

    Dois meses antes do lançamento do filme, a Disney não podia mais voltar atrás, mas Eisner garantiu que o filme "teria uma morte silenciosa" e que não seria promovido. Com um orçamento de US$ 28 milhões, Kundun teve que se conformar com um lançamento muito limitado que rendeu apenas US$ 5,7 milhões nas bilheterias.

    Não é só você: É por isso que Martin Scorsese também acha difícil dizer qual é o filme favorito

    Não é de surpreender que a Disney quisesse se livrar do filme o mais rápido possível. No dia de seu lançamento, Kundun foi exibido em apenas dois cinemas na América do Norte. Embora mais tarde tenha sido ampliada para 400, a distribuição foi muito ruim e condenou o filme ao fracasso.

    Em uma entrevista à BBC, Scorsese confirmou que a empresa não queria apoiar o filme:

    Infelizmente, acho que eles nunca apoiaram o filme.... O mercado que a China representa é enorme, não apenas para a Disney, mas para qualquer empresa do mundo

    Se resta alguma dúvida de como Kundun é "apagado" na filmografia de Scorsese e também em um catálogo gigantesco como o da Disney, no Brasil, o filme não está disponível para streaming em nenhuma plataforma, nem mesmo opções para aluguel ou compra digital.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top