Minha conta
    Star Wars nos convenceu de que esse personagem falava um idioma inventado, mas ele existe na vida real
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    Não, não estamos nos referindo à língua dos Javas.

    O nome Nien Nunb pode não dizer nada à primeira vista, mas ele era o cara que controlava a Millennium Falcon ao lado de Lando Calrissian em O Retorno de Jedi. Além do mais, trazê-lo à luz não foi uma tarefa fácil. Na verdade, foram necessárias três pessoas: uma, Mike Quinn, para movê-lo quando era uma marionete.

    Outro, Richard Bonehill, que o manuseava em longa distância. E finalmente o outro, Kipsang Rotich, que falava na sua língua estranha e ininteligível. Bem, exceto que era totalmente real.

    Foi assim que um grande mistério de Star Wars foi resolvido após 40 anos

    UMA APARÊNCIA MAIS PEKENIANA

    LucasFilm

    Rotich era então um estudante do Quénia a quem foi dito para dizer algo na sua língua nativa. O que o resto do mundo ouviu foi ''Atirizi inyui mwi hau inyouthe ukai haha", mas em seu país natal foi uma surpresa tão grande que o ator se tornou uma celebridade local: a língua em questão era o Kikuyu, falado pela tribo majoritária do país, que se via representado.

    O que Nunb dizia, aliás, não era outra coisa senão "O que você está fazendo aí? Por favor, venham todos aqui”.

    Star Wars: O Retorno de Jedi
    Star Wars: O Retorno de Jedi
    Data de lançamento 6 de outubro de 1983 | 2h 13min
    Criador(es): Richard Marquand
    Com Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher
    Usuários
    4,6
    Assista agora em Disney +

    O ator, ao assumir o status de estrela, deixou o mundo da atuação para se dedicar aos negócios. 32 anos depois, os produtores de Star Wars o encontraram para dublar o personagem novamente em O Despertar da Força e A Ascensão Skywalker, além dos videogames LEGO e da atração da Disneyland, Rise of the Resistance. Nada mal para quem até então considerava isso uma simples anedota de sua vida.

    Embora o desfecho da vida de Nunb fique em dúvida no último filme, aliás, a produção não deixa dúvidas: toda a tripulação da nave Tantive IV morreu nas mãos de Palpatine, inclusive ele. Um verdadeiro drama para o público queniano que inesperadamente o transformou em seu personagem fetichista. E que a Força esteja com você.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top