Minha conta
    A trilogia original de Star Wars deveria terminar de forma sombria – mas George Lucas ficou com peso na consciência
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Tudo dá certo para Luke Skywalker e companhia no final de Star Wars: O Retorno de Jedi, mas ela poderia ter sido completamente diferente e sombrio.

    Star Wars: O Retorno de Jedi (1983) encerra a trilogia original da saga Star Wars com uma nota positiva. O vilão Darth Vader se sacrifica para que o Imperador seja derrotado e o lado da luz da Força prevaleça. Mas houveram discussões sobre expandir a cena que conhecemos e, na realidade, os fãs teriam uma conclusão claramente sombria no cinema.

    O conhecido historiador de Star Wars, J. W. Rinzler, traçou a história da criação da saga em vários livros. Em seu clássico "The Making Of Star Wars: The Return Of The Jedi", ele cita a transcrição de uma conversa entre George Lucas e seu roteirista Lawrence Kasdan sobre o final da trilogia – e o que ambos discutem é um final realmente difícil e sombria.

    George Lucas queria uma reviravolta final: Luke Skywalker como o novo Darth Vader

    Star Wars: O Retorno de Jedi
    Star Wars: O Retorno de Jedi
    Data de lançamento 6 de outubro de 1983 | 2h 13min
    Criador(es): Richard Marquand
    Com Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher
    Usuários
    4,6
    Assista agora em Disney +

    De acordo com Rinzler, o fim do filme teria sido como o conhecemos. Vader se sacrifica, o Imperador parece derrotado. Mas então Luke (Mark Hamill) ajuda seu pai a tirar o capacete, apenas para colocá-lo em si mesmo e se proclamar o novo Darth Vader.

    J. W. Rinzler cita a conversa entre George Lucas e Lawrence Kasdan em seu livro. Lucas disse: "Luke coloca a máscara e grita: 'Agora eu sou Vader!' Que surpresa. É a reviravolta final". Ele então explica o que ele quer que Luke diga nesta cena: "Agora eu vou matar a frota [rebelde] e governar o universo!". Um tanto quanto chocante, não é mesmo?

    A maior revelação de Star Wars estava escondida no nome de Darth Vader o tempo todo?

    De acordo com o registro da cena feito por Rinzler, Kasdan ficou imediatamente entusiasmado e concordou com Lucas: “Isso é exatamente o que deveria acontecer". Quase teríamos esse final realmente sombrio se George Lucas não tivesse recuado na ideia. De acordo com o especialista, o criador da franquia lembrou que sempre viu Star Wars primeiro como uma aventura "para as crianças" – e esse final talvez fosse sombrio demais para isso. Então ele voltou ao final de O Retorno de Jedi que conhecemos tão bem.

    Em Star Wars: Episódio VI - O Retorno de Jedi, o Imperador Palpatine (Ian McDiarmid) está supervisionando a construção de uma nova Estrela da Morte. Enquanto isso, Luke Skywalker (Mark Hamill) liberta Han Solo (Harrison Ford) e a Princesa Leia (Carrie Fisher) das mãos de Jabba, o pior bandido das galáxias. Luke só se tornará um cavaleiro Jedi quando destruir Darth Vader, que ainda pretende atraí-lo para o lado negro da Força. No entanto a luta entre os dois vai revelar um inesperado segredo.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top