Minha conta
    A representação do TOC no cinema: É assim que O Protetor acertou em cheio ao abordar um transtorno reduzido a clichês
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) no cinema continua a se basear em estereótipos, mas Antoine Fuqua e Denzel Washington começam a mudar isso.

    Entre as muitas armadilhas nas quais um roteirista ou cineasta pode cair com surpreendente facilidade está a de transformar um personagem em pouco mais que um clichê com pernas; algo muito mais comum do que desejável pela simplicidade de abraçar temas pré-estabelecidos e que, com honrosas exceções, tende a se tornar banal quando se trata de protagonistas com algum tipo de transtorno mental.

    A importância da representação

    O grande problema que isto acarreta, para além do estritamente cinematográfico, é que este tipo de representações na ficção, à força da repetição, acabam por atravessar a tela para se infiltrarem progressivamente num mundo real que, quase inconscientemente, as normaliza a ponto de as identificá-las reais. Um mal tristemente difundido que afeta a vida cotidiana de inúmeros grupos.

    Esta projeção de realidades infundadas e lugares-comuns tão preguiçosos quanto explorados até a saciedade leva à banalização e à integração, tanto na linguagem quanto no imaginário coletivo, de concepções errôneas sobre condições tão delicadas como o transtorno obsessivo-compulsivo – mais conhecido como TOC—; e a lista de exemplos para ilustrar isso parece quase infinita.

    “Poucos atores nesse nível”: Denzel Washington precisou ser proibido de fazer algumas cenas de O Protetor 3

    Pensar em personagens de cinema e televisão com transtorno obsessivo-compulsivo geralmente nos leva imediatamente a uma lista muito limitada de estereótipos. Especificamente, estes tipos de perfis verão a sua personalidade praticamente reduzida às suas compulsões com limpeza, higiene pessoal ou ordem; deixando em segundo plano – se é que é intuído – o gatilho que leva a eles.

    Infelizmente, a série de clichés aplica-se frequentemente tanto a retratos mais pobres como a retratos mais louváveis de pacientes com TOC. Entre estes últimos estão os de Adrian Monk da série homônima, Monk ou, especialmente, Melvin Udall de Melhor é Impossível; ambos exemplos de como o transtorno obsessivo-compulsivo costuma ser abordado como o fator definidor e não como outra parte de uma figura complexa como o ser humano.

    Denzel, McCall e TOC

    Sony Pictures

    As portas da estreia de O Protetor: Capítulo Final, cujo carismático Robert McCall, interpretado por Denzel Washington tão brilhante como sempre, mostra um comportamento que poderia ser perfeitamente associado a uma pessoa que sofre de um transtorno obsessivo-compulsivo que, infelizmente, não escapa de mostrar a visão mais estereotipada do problema.

    O Protetor: Capítulo Final
    O Protetor: Capítulo Final
    Data de lançamento 5 de outubro de 2023 | 1h 50min
    Criador(es): Antoine Fuqua
    Com Denzel Washington, Dakota Fanning, David Denman
    Imprensa
    3,4
    Usuários
    4,2
    Adorocinema
    3,5

    Tal como nos dois longas anteriores, o bom e velho Robert tem o hábito, entre outras coisas, de tomar o seu chá de uma forma muito peculiar e de manipular a xícara, a colher e os guardanapos de uma forma muito específica que repete com clareza.

    Tudo parecia indicar que, mais uma vez, o clichê mais visível do transtorno havia chegado às telonas, reduzindo-o a um comportamento característico do protagonista de plantão sem motivo e destinado a perpetrar falsos estigmas. No entanto, uma caminhada pelo Google descobre-se que, abaixo da superfície, existem alguns sucessos que muitos de nós negligenciamos.

    Sony Pictures

    Longe de girar McCall em torno de seu TOC desde a fase do roteiro, a inclusão do transtorno foi uma decisão que Washington tomou enquanto trabalhava em seu personagem. Isso foi explicado por Antoine Fuqua durante entrevista ao Den of Geek sobre o primeiro O Protetor.

    A ideia de que o cara tem TOC é do Denzel. O caráter sempre vem em primeiro lugar para Denzel. É a primeira coisa sobre a qual falamos. Falamos sobre o roteiro apenas da perspectiva do personagem. É algo fantástico porque o conecta com a realidade. Você tem seus próprios problemas. “Todos nós passamos por coisas diferentes, então acho bom ver um cara que não é perfeito, que tem problemas, que está lidando com suas próprias dúvidas ou tormentos internos”.

    É esta última fase, em que Fuqua alude aos "tormentos internos", que começou a fazer suspeitar que o realizador e o intérprete tinham feito o seu trabalho de casa - embora não de uma forma excessivamente profunda. Algo que é confirmado depois de ler as seguintes declarações do ator recolhidas pelo IGN.

    Li um livro intitulado 'Eu nunca lavo minhas mãos'. É um título interessante. Fala sobre como 'obsessão' é uma palavra grande. Você pode ficar obcecado por muitas coisas. Com o TOC parece que as pessoas sabem certas coisas; as pessoas contam ou lavam as mãos ou coisas assim, mas você pode ser obcecado por microfones, telefones ou cadeiras. Não sei o que faz isso acontecer, mas é um comportamento obsessivo. Eu acho que é medo. Você teme alguma coisa, então tenta controlá-la. Não sei se 'controle' é a palavra certa para isso

    Entendendo o problema

    Sony Pictures

    Nesta reflexão, Washington encontra a chave da questão. Em linhas gerais, o TOC é um transtorno de ansiedade em que pensamentos intrusivos - obsessões - atacam o paciente, gerando um sentimento de angústia ou medo que ele tenta manter afastado realizando determinadas ações - compulsões - como colocar objetos de uma determinada maneira, acender e apagar luzes, verificar portas e janelas ou contar ou recitar frases – compulsões mentais.

    Denzel Washington abraçou essas dinâmicas para construir seu Robert McCall, e sugeriu em conversa com a BBC que o passado e as experiências traumáticas do personagem são os gatilhos para seu transtorno obsessivo-compulsivo.

    Desenvolvi uma história de fundo sobre o que ele costumava fazer e estou feliz que não tenha sido contada e que isso lhe causou danos e (TEPT) Transtorno de estresse pós-traumático. Ele perdeu a esposa, não sabemos por que, e isso se manifesta em seu comportamento obsessivo compulsivo

    Dessa forma, o vigilante da trilogia O Protetor tornou-se, por méritos próprios e não explícitos uma das melhores representações do TOC nas telonas. Mas isso não significa que deva ser reduzido ao que parecem ser simples “manias” de indivíduos com personalidades “peculiares”.

    O transtorno obsessivo-compulsivo é muito mais do que dobrar guardanapos e organizar lápis por cor. É não poder comer um prato de macarrão porque está convencido de que caiu um vidro dentro, é repetir a mesma viagem com o carro uma e outra vez convencido de que atropelou alguém, é não poder pegar uma faca por medo de machucar alguém, algo ou a si mesmo, é não conseguir dormir sem verificar o fogão por uma hora com medo de causar uma catástrofe. A lista de casos é interminável e devastadora.

    Enquanto isto não for assimilado pela sociedade, em parte, através de uma representação adequada e responsável no cinema e na televisão, o TOC continuará a ser reduzido a um clichê.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top