Minha conta
    Quase 50 anos depois, Steven Spielberg ainda “lamenta muito” por consequências de seu filme - e especialistas dão a resposta
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Steven Spielberg ainda tem um grande arrependimento - não pela qualidade de um de seus filmes, mas pelas consequências que ele teve.

    O filme Tubarão teve um impacto real em nosso ecossistema? Isso é o que o diretor do filme, Steven Spielberg, parece pensar e lamentar. Em uma entrevista ao programa Desert Island Discs da BBC Radio 4, o cineasta falou de seu profundo arrependimento sobre o impacto de seu icônico filme de 1975 na população mundial de tubarões.

    "Essa é uma das coisas de que sempre tenho medo: não de ser comido por um tubarão, mas de que os tubarões estejam de alguma forma com raiva de mim por causa do apetite frenético dos pescadores esportivos loucos que surgiram depois de 1975. Eu realmente lamento a dizimação da população de tubarões por causa do livro e do filme", relembrou.

    O filme icônico da década de 1970 criou uma verdadeira corrida aos tubarões entre os pescadores esportivos americanos, levando a uma caça aos grandes tubarões brancos como troféu. Peter Benchley, autor do livro que inspirou o filme, também expressou arrependimentos semelhantes antes de se tornar um conservador e fervoroso defensor da proteção dos tubarões. Ele disse ao London Daily Express em 2006:

    Os tubarões não têm como alvo os seres humanos e certamente não guardam rancor. Nenhum tubarão é um criminoso devorador de homens. De fato, os tubarões raramente comem mais do que um bocado de carne humana, porque somos muito magros e pouco apetitosos para eles
    Universal

    Tubarão: O que dizem os especialistas

    Durante anos, Tubarão foi criticado por seu retrato sensacionalista dos tubarões e por seu impacto na opinião pública. No entanto, os especialistas acreditam que culpar apenas o filme pelo declínio dos tubarões é simplista, apontando a pesca excessiva como a principal ameaça a esses animais.

    Paul Cox, executivo-chefe da Shark Trust, disse ao The Guardian que o filme está recebendo crédito demais pela dizimação dos tubarões, quando é claramente a eliminação de sua dieta - como resultado da pesca excessiva - que é o principal fator. De acordo com um estudo publicado na revista Nature em 2021, a população global de tubarões oceânicos caiu 71% desde a década de 1970 como resultado da pesca excessiva.

    De acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza, 75% das espécies de tubarões oceânicos estão ameaçadas de extinção.

    Universal
    Steven Spielberg se arrepende de 6 de seus próprios filmes, mas 3 são obras-primas absolutas da ficção científica

    Filme deu origem a fobias reais?

    Universal

    Esse filme cult também criou uma fobia de tubarões em muitas pessoas. Um dos motivos pelos quais Tubarão continua tão aterrorizante é que os espectadores raramente veem o grande tubarão branco na tela. Mais do que uma escolha de direção, essa foi, acima de tudo, uma maneira de contornar as limitações técnicas. Os animatrônicos usados para representar o animal sofreram vários problemas técnicos durante as filmagens.

    Essa ausência de imagens contribui para a angústia e o terror que o filme desperta, alimentando a esqualofobia (medo de tubarões). Christopher Paul Jones, especialista em fobias, explica que muitos dos fóbicos de tubarão que ele conhece citam o filme como a raiz de seu medo incontrolável.

    Isso se deve, em grande parte, ao fato de a maioria das pessoas nunca ter visto um tubarão na natureza, de modo que o filme é o primeiro encontro com o animal. Ele disse ao The Guardian: "Em Tubarão, você não consegue ver debaixo d'água e a música cria uma sensação de medo. Os filmes são muito eficientes em estimular todos os sentidos (visão, audição) e podem ter um impacto considerável sobre como nos sentimos".

    Tubarão
    Tubarão
    Data de lançamento 7 de julho de 1975 | 2h 04min
    Criador(es): Steven Spielberg
    Com Roy Scheider, Robert Shaw, Richard Dreyfuss
    Usuários
    4,3
    Assista agora

    Portanto, Tubarão é uma obra-prima cinematográfica em termos da emoção que provoca em seus espectadores. Mas, apesar dos pesares de Spielberg e do autor Peter Benchley, seria injusto culpar o filme pela dizimação dos tubarões, que se deveu principalmente à pesca excessiva.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top