Minha conta
    Este filme gigante com George Clooney foi processado por ser muito irreal - e a briga judicial durou 14 anos
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    Não é novidade que os filmes de Hollywood baseados em fatos reais geralmente não levam a realidade muito a sério, mas neste caso a manipulação dos fatos quase custou caro.

    Antes do fracasso do remake de Poseidon (2006) encerrar abruptamente a carreira de Wolfgang Petersen em Hollywood, o diretor e roteirista alemão fez um sucesso atrás do outro. Ele fez com que Harrison Ford enfrentasse um grupo de terroristas como presidente dos EUA em Força Aérea Um, enviou Brad Pitt para a batalha em Tróia, e confrontou George Clooney e Mark Wahlberg com uma tempestade semelhante a um furacão em alto mar.

    O filme Mar em Fúria recebeu críticas mistas em 2000, mas conseguiu arrecadar mais de US$ 328 milhões nas bilheterias com um orçamento estimado em US$ 120 milhões. Em uma coisa (quase) todos concordam: os efeitos visuais são impressionantes, e o perigo extremo em que os protagonistas flutuam parece extremamente real.

    Em Mar em Fúria, George Clooney interpreta o capitão e pescador Billy “Skip” Tyne, que quer superar a má temporada de pesca conduzindo seu barco até o remoto Cabo Flemish, que é rico em peixes. Embora ele e a tripulação cheguem em segurança ao destino, quando decidem voltar para casa, são surpreendidos pelas forças da natureza.

    O personagem principal realmente existiu e o filme é baseado em fatos reais. Mas o fato dos criadores do filme não levarem a realidade muito a sério quase custou muito caro para os envolvidos.

    Warner

    Fatos distorcidos em Mar em Fúria?

    Logo após o lançamento do filme, as duas filhas e a esposa do verdadeiro Capitão Tyne entraram com um processo contra a Warner. O motivo: Petersen e os produtores do filme haviam se afastado demais da realidade. Jodi Tyne criticou que os roteiristas mudaram e distorceram certos fatos da vida do marido para tornar o filme mais atraente comercialmente.

    Por exemplo, ao contrário do que foi retratado em Mar em Fúria, Skip não era um brigão e nunca teria arriscado a vida de uma tripulação inteira para transportar uma carga de peixes. No filme, o protagonista interpretado por Clooney ignora todos os avisos, o que, obviamente, aumenta enormemente a queda dramatúrgica.

    Jodi Tyne invocou uma lei da Flórida que supostamente protege as pessoas contra declarações falsas por motivos comerciais e exigiu uma compensação financeira. E não foi só isso: outras famílias (que, no entanto, não quiseram ser identificadas) também se manifestaram e entraram com um processo porque seus nomes foram usados no filme sem permissão.

    O estúdio baseou sua defesa na Primeira Emenda à Constituição dos Estados Unidos, que trata da liberdade de expressão. A Warner argumentou que o filme, embora oficialmente baseado na vida do Capitão Tyne, continha elementos fictícios suficientes para ser protegido pela constituição do país.

    Em maio de 2002, a Suprema Corte da Flórida (o mais alto tribunal do estado) decidiu por 6 a 2 votos a favor do estúdio, mas outras ações judiciais arrastaram o processo e a família Tyne recorreu ao Tribunal de Apelações do 11º Circuito dos EUA, que não conseguiu decidir como interpretar a lei específica da Flórida.

    Somente em 2014, 14 anos após o lançamento do filme, a Suprema Corte da Flórida proferiu a decisão final, confirmando a decisão de 2002: a falta de realismo em Mar em Fúria está, portanto, oficialmente coberta pela liberdade de arte e expressão.

    Mar em Fúria
    Mar em Fúria
    Data de lançamento 25 de agosto de 2000 | 2h 09min
    Criador(es): Wolfgang Petersen
    Com George Clooney, Mark Wahlberg, Diane Lane
    Usuários
    3,9
    Assistir em streaming

    Mar em Fúria está disponível no Amazon Prime Video e HBO Max.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top