Minha conta
    O extraordinário suspense sem o qual Mindhunter não existiria e que foi um dos fracassos mais injustos da história do cinema
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Um dos melhores filmes de todos os tempos sobre um assassino de verdade, com um David Fincher em sua melhor forma.

    Quase nenhuma outra série da Netflix é tão amada quanto Mindhunter, a joia da TV criada por Joe Penhall, mas que todos associam a David Fincher. Faz sentido, já que foi seu produtor executivo, dirigiu 7 de seus 19 episódios e também ocupou, não oficialmente, o cargo de showrunner. É uma pena que nunca veremos a 3ª temporada, mas o que podemos recuperar é o filme sem o qual ela talvez nunca tivesse existido, ou pelo menos não como o conhecemos.

    É verdade que Fincher já havia mostrado que estava em seu elemento em histórias de psicopatas com o magistral Seven, mas o cineasta recebeu provavelmente as melhores críticas de toda a sua carreira por Zodíaco, um título que muitos consideram o ápice de sua estimulante filmografia, a ponto de não ser incomum ouvir as pessoas se referirem a ele como uma obra-prima.

    Zodíaco
    Zodíaco
    Data de lançamento 1 de junho de 2007 | 2h 36min
    Criador(es): David Fincher
    Com Jake Gyllenhaal, Mark Ruffalo, Anthony Edwards
    Usuários
    4,2
    Adorocinema
    4,0

    Um filme irrepetível

    Fincher abordou em Zodíaco o caso real do Assassino do Zodíaco, um dos psicopatas mais esquivos e perigosos de todos os tempos. Até hoje, persistem dúvidas sobre sua verdadeira identidade, mas, obviamente, há uma infinidade de teorias a respeito. No caso em questão, James Vanderbilt pegou o livro de Robert Graysmith sobre o que aconteceu para dar forma a um roteiro aclamado, embora não tenham sido poucos os que reclamaram da resolução frustrante. Não havia escolha se Fincher não quisesse dar uma de Tarantino antes mesmo do final incendiário de Bastardos Inglórios.

    Warner Bros.

    Em Zodíaco, você encontrará um thriller que evita a grandiloquência e opta por uma abordagem sóbria, concentrando-se principalmente na investigação realizada pelo San Francisco Chronicle para tentar encontrar o Assassino do Zodíaco. Isso dá origem a um trabalho extremamente meticuloso que se concentra na história e nos personagens acima de tudo, o que, no final, leva a uma duração de duas horas e meia.

    Isso, juntamente com o ritmo lento, pode desanimar alguns espectadores, mas a verdade é que a abordagem atípica de Fincher envolve, tanto nas reconstruções alucinantes e realistas de alguns dos crimes reais, quanto quando o obsessivo assume o controle da investigação. Tudo isso é temperado com um trabalho magistral de encenação, no qual nada é deixado ao acaso, nem a cuidadosa recriação do período em que os eventos ocorreram, onde se conecta mais uma vez com Mindhunter.

    David Fincher retorna às suas raízes com suspense da Netflix, The Killer: "Muito brutal e de tirar o fôlego"

    Também não quero esquecer seu elenco excepcional, especialmente o trio Jake Gyllenhaal, Robert Downey Jr. e Mark Ruffalo. É curioso que Fincher tenha criticado, anos mais tarde, a distração do primeiro durante as filmagens, porque, no final das contas, ele teve seu melhor desempenho até então...

    Infelizmente, Zodíaco foi um tremendo fracasso comercial, arrecadando apenas 84 milhões de dólares, quando seu orçamento foi estimado em 85. O próprio Fincher reconheceu anos depois que fazer um filme sem um final definitivo era "pedir demais" ao público. Agora são os espectadores que lamentam o fato de Mindhunter ter ficado sem um final?

    Zodíaco está disponível no catálogo HBO Max e para aluguel e compra digital em plataformas como Apple TV+, Google Play e Amazon.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top