Minha conta
    “Muitos atores se sentem excluídos”: A polêmica em torno do filme Wonka com Timothée Chalamet
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    Wonka, uma prequela de A Fantástica Fábrica de Chocolate, estrelado por Timothée Chalamet, já está atraindo comentários negativos sobre uma das escolhas do elenco e destaque no trailer. Explicamos a polêmica.

    Será um dos filmes do ano? Wonka, mais um derivado do universo de A Fantástica Fábrica de Chocolate, traz Timothée Chalamet no papel principal. O longa-metragem, dirigido pelo mesmo realizador de Paddington, centra-se mais especificamente na juventude de Willy Wonka, o inventor e mágico da obra de Roald Dahl.

    O primeiro trailer, divulgado há algumas semanas, deu uma boa amostra do que será o filme: um universo mágico, colorido e musical, todo comandado por um elenco que reúne nomes como Keegan-Michael Key, Sally Hawkins, Rowan Atkinson, Olivia Colman, e até mesmo Hugh Grant.

    Warner Bros. Pictures

    Mas é justamente a escolha deste último nome que começou a levantar questões. Nos últimos segundos do trailer, os telespectadores puderam ter uma visão de Grant, em um papel no mínimo inesperado, e até então nunca visto em sua carreira. O ator britânico faz... Oompa Loompa, esses pequenos personagens do livro.

    No entanto, como indica o site Dark Horizons, esta é a primeira vez que o papel de um Oompa Loompa não será interpretado por um ator com nanismo. Uma escolha comentada e que o ator George Coppen (Willow) lamentou publicamente. Em entrevista à BBC, ele disse:

    Muitos atores com nanismo sentem que estão sendo expulsos da indústria. Muitas pessoas, inclusive eu, consideram que deveriam receber papéis cotidianos em dramas ou séries diárias, mas não nos oferecem esses papéis. Uma porta se fecha, mas eles se esqueceram de abrir a próxima.

    Antes de responder às perguntas da BBC, o ator também explicou seu espanto com a escolha do elenco em um post no Instagram:

    "Então, eu estava assistindo ao trailer de Wonka e pensei, isso foi muito bom, até chegar ao final e ver Hugh Grant aparecer como Oompa Loompa. Por quê? Nos dois filmes anteriores, todos os oompa loompa eram interpretados por pessoas com nanismo, mas desta vez eles decidiram se afastar de nós.

    Agora, há duas coisas que eu não sei: Hugh [Grant] é o único Oompa Loompa no filme? Se houver outros, quem são os atores?

    Algumas pessoas provavelmente pensarão que esses papéis são humilhantes e que deveríamos desempenhar papéis mais "normais", o que é absolutamente verdade, mas não nos oferecem esses papéis, então eles fecharam uma porta, sem abrir outra para nós.

    Então estamos presos no meio, incapazes de fazer qualquer coisa. Peter Dinklage tem sido um de nossos melhores porta-vozes para conseguir diferentes papéis, mas sua situação não é a de todos nós.

    Ao contrário de muitos de nós, ele está em uma posição em que pode se dar ao luxo de recusar papéis. As pessoas esquecem que podemos ter uma opinião sobre o trabalho que nos oferecem (...). "

    A mensagem de George Coppen será capaz de gerar algum impacto sobre a produção?

    Wonka
    Wonka
    Data de lançamento 7 de dezembro de 2023 | 1h 57min
    Criador(es): Paul King
    Com Timothée Chalamet, Calah Lane, Keegan-Michael Key
    Usuários
    3,9
    Adorocinema
    4,0

    Wonka, de Paul King, chega às telonas brasileiras em 14 de dezembro de 2023.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top