Minha conta
    A arma secreta da Disney que fracassou, mas ainda é muito amada pelo público
    Jefferson Sousa
    Jefferson Sousa
    Jornalista, documentarista e pesquisador de cultura popular. Ama contar e ouvir histórias especiais de pessoas comuns.

    Demorou mais de seis anos para ser feita e sua função estava destinada a ser outra, mas a mudança não saiu como o planejado.

    Tem um lugar muito especial no coração de muita gente, mas A Nova Onda do Imperador não costuma estar entre os filmes da Disney que mencionamos quando falamos dos filmes de animação da nossa infância. Uma honra que muitas vezes reservamos para filmes lançados durante a fase que hoje conhecemos como o "Renascimento Disney", que começou com A Pequena Sereia em 1989 e se estendeu por uma década inteira de títulos inesquecíveis até seu fim com Tarzan em 1999.

    Apenas um ano depois, já em 2000, o estúdio de animação estrearia sua nova proposta: A Nova Onda do Imperador, filme que começara a tomar forma muito antes com a intenção de levar humor e diversão a um palco que começava a ficar um tanto sério com Pocahontas e O Corcunda de Notre Dame, mas enfrentou uma produção muito problemática que acabou atrasando vários anos. Assim, o filme acabou vendo a luz em um cenário bem diferente, em que a era de ouro do estúdio já havia dado seus últimos golpes.

    A Nova Onda do Imperador
    A Nova Onda do Imperador
    Data de lançamento 29 de dezembro de 2000 | 1h 18min
    Criador(es): Mark Dindal
    Com David Spade, John Goodman, Patrick Warburton
    Usuários
    4,3
    Assista agora em Disney +

    Depois de Tarzan, a Disney tentou experimentar coisas novas, embora sem muito sucesso. De um lado com a reinvenção de um de seus grandes clássicos, Fantasia 2000, e, de outro, com Dinossauro, filme que emulava a ação real por meio do uso de CGI. No entanto, como não havia sido muito bem sucedido, A Nova Onda do Imperador foi a arma secreta do estúdio para colocar o freio, dar alguns passos para trás e voltar a se engajar no que havia sido seu melhor momento, inaugurando uma espécie de pós renascimento.

    Finalizando a todo custo

    Disney

    Para isso, investiu 100 milhões de dólares e o resultado foi o filme menos Disney da Disney, provavelmente: ele voltou ao formato musical e seus aspectos mais tradicionais, mas, ao mesmo tempo, o estúdio queria mudanças que diferenciassem essa nova etapa. No meio do caminho entre os dois - o filme foi concebido no renascimento e estreou como parte do pós renascimento -, A Nova Onda do Imperador acabou sendo uma produção diferente e tendo uma das estéticas mais diferentes de todo o repertório da Disney.

    Profundamente engraçado e carregado de um humor que não sai de moda, A Nova Onda do Imperador não foi uma bomba nas bilheterias, mas, com o tempo, conseguiu ser lembrado com muito carinho. Para alguns, na verdade, é até a melhor coisa que o estúdio de animação já fez. Conta a história de Kuzco, um personagem que, ao contrário da maioria dos protagonistas da Disney, é projetado para não agradar ninguém desde o início. Kuzco é um imperador arrogante que tem tudo o que quer, mas cujas maneiras desprezíveis fizeram inimigos para ele ao longo de sua vida. Um deles Yzma, que junto com outro dos trabalhadores do imperador no palácio, elabora um plano que termina com Kuzko transformado em lhama.

    Mickey Mouse acaba de virar domínio público, mas a Disney tem um problema ainda MAIOR com suas animações

    Sem saber que é ele, Kuzko é expulso de sua casa e, em sua forma de lhama, acaba vagando pela aldeia. É lá que ele conhece um camponês chamado Pacha, um homem disposto a ajudá-lo com quem ele começa uma aventura cheia de perigos, mas muito divertida para chegar ao palácio, recuperar sua vida e, por sinal, aprender um plano de aula que o tornará uma pessoa melhor.

    Seguindo em frente, A Nova Onda do Imperador em 2000 foi quase um milagre. O filme foi originalmente apresentado ao CEO Michael Eisner em 1994 por Roger Allers como um grande musical ambientado no Peru, mas bem diferente no nível da trama do que seria e com outro título: Reino do Sol. Eisner gostou e até teria visto no projeto uma proposta que tinha "todos os elementos de um filme clássico da Disney". No entanto, Allers e o codiretor Mark Dindal, que foi contratado justamente para dar mais comédia ao filme, não terminaram de encontrar a história que queriam contar e a produção foi avançando muito lentamente até uma primeira versão que não convenceu o próprio estúdio e que terminou com a saída de Allers e com a de vários membros da equipe bastante desanimados.

    Mas a Disney não queria desperdiçar o material que havia sido feito, então, longe de deixar A Nova Onda do Imperador em uma gaveta, ele tentou retrabalhá-lo no que finalmente seria a versão que chegaria aos cinemas: desde o início restavam apenas algumas ideias, as músicas foram eliminadas e a abordagem cômica foi aprimorada como nunca antes em um filme da Disney.

    Esta é a única princesa da Disney que beija o vilão de seu filme – e a cena polemizou na época

    Uma vez pronto, apesar de todos os problemas que se desenvolveram ao longo de seis anos e que mudaram completamente o filme – foram tantos que até virou documentário –, A Nova Onda do Imperador foi considerado uma decepção nas bilheterias: seus 169 milhões de dólares arrecadados estavam muito longe de qualquer um dos filmes animados da Disney dos anos 1990. Também não fez bem para a Disney colocar alguns dos esforços de marketing na promoção de outro filme, já que o foco na época era Os 102 Dálmatas. No entanto, o filme teria uma sequência, A Nova Onda do Kronk, que foi diretamente para vídeo e não passou pelos cinemas.

    Ambos os filmes, assim como todas as obras da Disney aqui citadas, estão disponíveis para streaming no Disney+.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top