Minha conta
    Os 5 filmes que Harvard recomenda a seus alunos - mas não são grandes sucessos do cinema
    Marco Rigobelli
    Marco Rigobelli
    Marco é tradutor e redator. Tem uma história pessoal com O Bebê de Rosemary, acha que 10 Coisas que Eu Odeio em Você é um dos maiores filmes já feitos e pode passar horas contando fatos aleatórios sobre O Senhor dos Anéis.

    Algum dos seus favoritos está incluído?

    Na internet existem listas de tudo e para todos. As listas de filmes não seriam uma exceção: pensadas para recorrermos a elas quando queremos enriquecer nossa cultura cinematográfica. Um dos melhores aplicativos para encontrar listas de filmes específicos é o Letterboxd. E nele encontramos uma lista muito curiosa e, ao mesmo tempo, valiosa: a elaborada pelo Harvard Fil PhD Program. Nele encontraremos filmes não experimentais que a prestigiosa universidade recomenda para alunos do Doutorado em Cinema e Estudos Visuais.

    Searchlight Pictures

    Entre todos eles, escolhemos cinco que não são grandes sucessos e nem chegaram a ser aclamados pela crítica especializada. Para que no final você leve em conta que o critério de preferência é tão pessoal e subjetivo quanto possível.

    A Árvore da Vida (2011)

    Um filme para tocar o céu, uma obra-prima absoluta. O canto do cisne de Terrence Malick (ele nunca superou A Árvore da Vida com nenhum de seus filmes subsequentes) é a tentativa de capturar o que a vida significa para os seres humanos. Pretensioso? Aos olhos de muitos sim. Em vez disso, prefiro descrevê-lo como ambicioso. Ele atinge seu objetivo? Isso já depende de cada um. Está disponível no Prime Video. Um poema em imagens que ousa até encenar a origem do universo.

    A Árvore da Vida
    A Árvore da Vida
    Data de lançamento 12 de agosto de 2011 | 2h 18min
    Criador(es): Terrence Malick
    Com Brad Pitt, Jessica Chastain, Sean Penn
    Usuários
    3,3
    Adorocinema
    5,0
    Assistir em streaming

    Jitsuroku Rengo Sekigun: Asama sanso e no michi

    O Japão não tem sido caracterizado como um país com grande atividade revolucionária. No entanto, durante a década de 1970, o Exército Vermelho Unido quis contradizer esta afirmação. O filme consiste em três atos: começa com as revoltas estudantis da década de 1960 com imagens de arquivo; Segue-se à formação do grupo de esquerda radical nas montanhas do sul do país; termina com o grupo dissidente depois que dois membros fugiram. Um filme chave na cinematografia japonesa, dirigido pelo veterano Kōji Wakamatsu (diretor do filme rosa Yuke yuke nidome no shojo) e com duração de 190 minutos. Não está disponível em nenhuma plataforma.

    United Red Army
    United Red Army
    3h 10min
    Criador(es): Koji Wakamatsu
    Com Maki Sakai, Arata, Akie Namiki

    A Morte do Sr. Lazarescu

    O cinema romeno caracteriza-se por tocar em temas muito sinistros da melhor maneira possível, além da longa duração de seus filmes. A Morte do Sr. Lazarescu é sobre um velho que vai para o hospital porque se sente mal e de lá é transferido para outros lugares, sem receber os cuidados especializados que merece. O longa dura 153 minutos. Esta comédia de humor negro de Cristi Puiu ganhou o prêmio de Melhor Filme em Cannes 2005 na seção "Un Certain Regard" e não está disponível em nenhuma plataforma.

    A Morte do Sr. Lazarescu
    A Morte do Sr. Lazarescu
    2h 30min
    Criador(es): Cristi Puiu
    Com Ion Fiscuteanu, Luminita Gheorghiu, Doru Ana
    Usuários
    3,1

    Fale com Ela (2005)

    O que para muitos é o melhor filme de Pedro Almodóvar, é uma das recomendações de Harvard para seus alunos. Com a recente estreia do curta Extraña Forma de Vida, pode ser bom relembrar esta história de amor e morte protagonizada pela enferma Leonor Watling, o rude toureiro Rosario Flores, Javier Cámara, que interpreta uma enfermeira que se apaixona por uma mulher doente, e Darío Grandinetti. Disponível na Netflix, no Mubi e na Pluto TV.

    Fale com Ela
    Fale com Ela
    Data de lançamento 8 de fevereiro de 2022 | 1h 52min
    Criador(es): Pedro Almodóvar
    Com Javier Cámara, Dario Grandinetti, Leonor Watling
    Usuários
    4,0
    Assistir em streaming

    Amores Brutos (2000)

    O primeiro filme do mexicano Alejandro González Iñárritu nos ofereceu uma colagem de histórias tremendas na Cidade do México, nelas um acidente de carro que envolveu três pessoas. Um exemplo violento e brutal de uma história na qual vidas se cruzam, estrelado por Emilio Echevarría, Gael García Bernal, Goya Toledo e Álvaro Guerrero, entre outros. Disponível na Netflix.

    Amores Brutos
    Amores Brutos
    Data de lançamento 19 de março de 2019 | 2h 33min
    Criador(es): Alejandro González Iñárritu
    Com Goya Toledo, Alvaro Guerrero, Jorge Salinas
    Usuários
    4,0
    Assistir em streaming

    E aí, já assistiu algum? Escolheu começar por qual deles?

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top