Minha conta
    Para assistir em casa: Este fantástico blockbuster de ficção científica com Tom Cruise é puro terror
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Quer conhecer Steven Spielberg de uma perspectiva diferente? Seu blockbuster de ficção científica estrelado por Tom Cruise, é um terror angustiante.

    Tubarão, Os Caçadores da Arca Perdida, Jurassic Park: esses são apenas uma fração dos clássicos que Steven Spielberg dirigiu. Como o epítome do cinema escapista de Hollywood, Spielberg conseguiu se tornar um dos maiores cineastas da fábrica de sonhos. No entanto, o mestre diretor também tem outro lado, um lado mais sombrio, que ele vive com força bruta em Guerra dos Mundos.

    O blockbuster de ficção científica de 2005, que é a segunda e até agora última colaboração entre Steven Spielberg e Tom Cruise depois de Minority Report, não está disponível em nenhum streaming atualmente. No entanto, é possível alugá-lo na Apple TV+, e vale cada centavo.

    Guerra dos Mundos
    Guerra dos Mundos
    Data de lançamento 29 de junho de 2005 | 1h 52min
    Criador(es): Steven Spielberg
    Com Tom Cruise, Dakota Fanning, Justin Chatwin
    Usuários
    4,0
    Assista agora em Paramount+

    QUAL A HISTÓRIA DE GUERRA DOS MUNDOS?

    Como se vê, a Terra tem sido observada há muito tempo por uma raça alienígena avançada cujo plano é exterminar completamente a humanidade e conquistar o planeta azul. Os humanos não estão cientes disso. Nem a família Ferrier, que já tem problemas suficientes para lidar.

    Ray Ferrier (Tom Cruise) trabalha como operador de guindaste no porto de contêineres de Nova Jersey e, de alguma forma, tenta manter a cabeça acima da água. O contato com seus dois filhos (Justin Chatwin e Dakota Fanning) está se tornando cada vez mais difícil, pois ele só os vê nos fins de semana desde que se separou de sua esposa (Miranda Otto). Quando Ray está novamente com seus filhos, uma série de raios atinge o mesmo local repetidamente até que, de repente, máquinas de três pernas emergem do chão. A luta pela sobrevivência começa.

    Ovnis, extraterrestres, ETs e mais: 21 filmes de aliens para se preparar para uma possível invasão da Terra

    GUERRA DOS MUNDOS É DE DAR ARREPIOS

    Baseado no best-seller mundial de mesmo nome, do autor de ficção científica H.G. Wells, Steven Spielberg cria um filme de terror atemporal com sua adaptação para as telas - e, assim, também retoma o núcleo do original literário: o medo do inimaginável. Especialmente a primeira meia hora, na qual a calmaria antes da tempestade se transforma em um cenário sem precedentes do fim dos tempos, é uma obra-prima de encenação.

    United International Pictures (UIP)

    Em um primeiro momento, Spielberg dedica tempo para ilustrar as relações familiares disfuncionais dos Ferriers, até que as nuvens se acumulam ameaçadoramente no céu, um raio é disparado contra o centro da cidade e, finalmente, máquinas enormes arrasam tudo e todos. O caos cruel que é desencadeado nesses minutos é extremamente perturbador, e aqui experimentamos Spielberg como nunca o vimos antes.

    Pessoas moribundas gritando por suas vidas, nas quais o pior vem à tona devido ao instinto de sobrevivência que surge repentinamente: em Guerra dos Mundos, parece que Steven Spielberg foi movido por um medo implacável para contar o blockbuster de ficção científica como um filme de terror. Por trás dos grandes efeitos, da batalha visualmente impressionante de materiais, há uma análise eficaz dos estados coletivos de medo.

    STEVEN SPIELBERG OLHA PARA A ALMA AMERICANA

    As imagens do longa permanecem na memória do espectador por muito tempo: as pessoas se desfazendo em pó, os cadáveres flutuando rio abaixo, o trem de mercadorias em chamas. Essas impressões de horror não estão (apenas) em um contexto escapista aqui, mas são transferidas para um nível mais alto em Guerra dos Mundos.

    United International Pictures (UIP)

    Por trás do caráter chocante do espetáculo, há também um exame da sociedade pós-11 de setembro da época, que foi confrontada com um horror que nunca poderia ter imaginado. Neste filme, também, a humanidade é invadida pelo puro horror e o filme muitas vezes parece um ataque de pânico descontrolado ao longo de suas duas horas de duração, com uma sequência memorável após a outra.

    Embora Spielberg volte a ser um pouco Spielberg demais no final, o nó na garganta acumulado pela tensão permanece após os créditos de "Guerra dos Mundos". Ao lado de Munique, que também é um dos melhores filmes de Steven Spielberg e mostra o mestre de uma forma atípica e brutal, Guerra dos Mundos é certamente um trabalho excepcional - tanto em sua obra quanto no cenário dos blockbusters. Um filme grandioso.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top