Minha conta
    Por que a Mansão Mal-Assombrada de Guillermo Del Toro nunca saiu do papel? Diretor foi cotado para o projeto durante anos
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    Filme estreia este mês no Brasil, sob direção de Justin Simien

    Na esteira dos remakes intermináveis, a Disney lança em julho de 2023 mais uma releitura de uma de suas obras tradicionais. Mansão Mal-Assombrada, inspirada na atração clássica do parque temático da Disney, chega aos cinemas em breve, com um elenco estelar: Rosario Dawson, Danny DeVito, LaKeith Stanfield, Owen Wilson e Tiffany Haddish, além da participação de Jamie Lee Curtis.

    Mansão Mal-Assombrada
    Mansão Mal-Assombrada
    Data de lançamento 27 de julho de 2023 | 2h 02min
    Criador(es): Justin Simien
    Com Lakeith Stanfield, Tiffany Haddish, Owen Wilson
    Usuários
    3,0
    Assista agora em Disney +

    A primeira versão de Mansão Mal-Assombrada, de 2003, contava com Eddie Murphy no papel principal, e direção de Rob Minkoff. O projeto de recriar a história vem sido discutido há pelo menos 10 anos. E por muito tempo, o principal nome a ser considerado para encabeçar o projeto, foi o premiado cineasta mexicano Guillermo Del Toro.

    O diretor vencedor do Oscar, com longas como A Forma da Água (2017) e o belíssimo Pinóquio (2022) em seu currículo, chegou a ser efetivamente contratado pela Disney para assumir o projeto, em 2010. Mas apesar de ter permanecido em desenvolvimento por anos e ser um projeto de paixão para Del Toro, sua visão cinematográfica da clássica atração do parque temático da Disney nunca verá a luz do dia.

    Tudo começou na edição de 2010 da San Diego International Comic-Con. Guillermo del Toro fez uma aparição inesperada para anunciar que estaria trabalhando em um filme da Mansão Mal-Assombrada. Este seria o primeiro projeto ao qual del Toro se juntaria após deixar O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012). Del Toro já tinha uma visão para o projeto, mas nessa conjuntura, ele estava definido apenas para ser roteirista, embora houvesse a possibilidade dele dirigir. Del Toro e o roteirista Matthew Robbins buscavam polir a história o máximo possível.

    Os conflitos entre a Disney e Del Toro

    Getty Images

    Os desafios que geraram conflitos entre o estúdio e o cineasta, se deram sobretudo por interesses comerciais. A Disney queria que o longa fosse produzido o mais rápido possível, enquanto Del Toro estava sempre com a agenda muito ocupada. Mas no início de 2015, notícias indicavam que Ryan Gosling estava escalado para estrelar o filme e Del Toro estava definitivamente planejado para ser o diretor do blockbuster. No ano de 2016, A Mansão Mal-Assombrada era considerada uma prioridade para o estúdio.

    Todavia, sob alegações de que todos os envolvidos estavam demorando para conseguir o caminho certo, e de que o cineasta era um cara extremamente ocupado, a Mansão Assombrada de Guillermo Del Toro começou a ficar em segundo plano. E a participação de Gosling também não se concretizou.

    Em agosto de 2020, uma década depois de ter sido divulgado pela primeira vez, um anúncio encerraria de vez com as dúvidas: Katie Dippold estava agora encarregada de escrever um roteiro totalmente novo para o filme. Enquanto a Mansão Assombrada de Del Toro passou anos em desenvolvimento, esta nova versão da produção avançou com enorme velocidade e começou a ser filmada sob a direção do cineasta Justin Simien apenas 14 meses depois de ter sido anunciada pela primeira vez.

    O rápido tempo de resposta neste projeto parece ser uma necessidade da Disney que, observando que a tendência de refazer os clássicos animados em live-action tem sido lucrativa, também conclui que a fonte finita desses títulos que está se esgotando. A Disney agora parece estar se voltando para os parques temáticos como uma fonte de material para filmes de grande sucesso.

    Qual é o enredo de Mansão Mal-Assombrada?

    Disney

    Inspirado na atração clássica do parque temático da Disney, Mansão Mal-Assombrada é sobre uma mulher e seu filho que convocam uma equipe heterogênea dos chamados especialistas espirituais para ajudar a livrar sua casa de invasores sobrenaturais.

    Gabbie (Rosario Dawson) é uma mãe solteira que se muda com seu filho de nove anos para uma mansão em Nova Orleans que eles compraram por um preço surpreendentemente baixo. Eles querem começar uma nova vida ali, mas logo percebem que algo está errado com a casa: é assombrada.

    Gabbie pede a ajuda do padre local Kent (Owen Wilson). Ele, por sua vez, traz um cientista viúvo e vidente malsucedido (LaKeith Stanfield), uma médium do bairro francês (Tiffany Haddish) e um historiador obstinado (Danny DeVito). Juntos, eles tentam livrar a casa dos espíritos malignos.

    Mas é extremamente decepcionante que essa mudança nas prioridades de sucesso de bilheteria da Disney tenha resultado na total exclusão de um projeto de paixão de Guillermo del Toro. Nunca vamos conferir a visão única do cineasta de como um filme da Mansão Mal-Assombrada poderia ser.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top