Minha conta
    Pause O Senhor dos Anéis neste exato minuto e preste atenção no rosto de Frodo
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Em uma cena do primeiro filme, A Sociedade do Anel, há algo de errado com o personagem de Elijah Wood.

    Até o mais leigo dos espectadores sabe que a trilogia de O Senhor dos Anéis, dirigida por Peter Jackson e baseada nos livros de J.R.R. Tolkien, exigiu muita engenhosidade de sua equipe técnica. Foi necessário não apenas construir esteticamente o gigantesco universo do autor britânico, como também orquestrar batalhas colossais e criar do zero figuras tão complexas quanto Gollum e Barbárvore.

    No entanto, talvez um dos maiores feitos da franquia tenha sido na coexistência entre os Hobbits, seres tão pequeninos que vivem em tocas, e uma massa de personagens com mais do que o dobro de altura. Uma façanha tão bem executada que você mal percebe quando assiste pela primeira vez.

    De fato, ao longo de toda a saga da Terra-média, realmente temos a impressão de que Ian McKellen e Viggo Mortensen são um metro e meio mais altos que Elijah Wood e Sean Astin. Obviamente, não é assim!

    Se a mágica funciona tão bem na tela, é graças a toda uma série de estratagemas visuais colocados em prática por Jackson: fundos azuis ou verdes (o famoso chroma key), um jogo complexo de profundidade de campo, além do uso de acessórios de tamanhos diferentes.

    New Line Cinema

    Porém, o milagre nunca teria sido possível sem a intervenção dos dublês que substituíram os atores durante as gravações. Assim, em muitos níveis, é Kiran Shah, um britânico de 1,27 m, que encarna Frodo no lugar de Wood.

    Se os espectadores não veem nada, é porque Kiran é sistematicamente filmado por trás ou escondido por seu capuz. Mas, como é o caso de todas as produções de tal magnitude, O Senhor dos Anéis ocasionalmente deixou escapar alguns pequenos erros.

    New Line Cinema

    Desde que você saiba exatamente onde procurar, vai poder ver os dublês dos Hobbits durante a versão estendida de A Sociedade do Anel. Basta pressionar o botão "pause" em 1 hora, 44 minutos e 18 segundos, quando Frodo acaba de se oferecer para levar o Anel a Mordor, e Aragorn avança em sua direção para oferecer seus serviços (confira acima).

    New Line Cinema

    Lá está, muito brevemente, Kiran onde Wood deveria estar. O mesmo acontece alguns segundos depois, quando Sam se junta a Frodo em um plano semelhante, mas não são os intérpretes originais em cena.

    Se era praticamente impossível notar esse deslize, agora vai ser difícil não reparar!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top