Minha conta
    Will Smith recusou papel de Superman e o motivo vai deixar qualquer um com raiva
    Marco Rigobelli
    Marco Rigobelli
    Marco é tradutor e redator. Tem uma história pessoal com O Bebê de Rosemary, acha que 10 Coisas que Eu Odeio em Você é um dos maiores filmes já feitos e pode passar horas contando fatos aleatórios sobre O Senhor dos Anéis.

    Will Smith como o Superman? Isso teria sido possível. O astro recusou a oferta porque sabia como reagiriam à sua escalação para o papel.

    A DC e a Warner encontraram um novo Superman em David Corenswet, mas uns anos atrás J. J. Abrams e Ta-Nehisi Coates estavam desenvolvendo uma nova versão do herói clássico, supostamente escalando um ator afro-americano. Seria a primeira vez nos 70 anos de história do Superman que algo assim aconteceria.

    Por que Will Smith não se tornou o Superman?

    Era 2006 e o mundo não estava preparado para algo assim, acreditava Will Smith, que estava no auge de sua carreira. Ele tinha feito Hitch — Conselheiro Amoroso, À Procura da Felicidade estava nos cinemas e Hancock viria dois anos depois, a trindade do alcance dele como ator: comédia, drama e ação. Não havia ninguém mais completo na época, Will Smith era o rei de Hollywood.

    Para o que seria o primeiro filme do Superman desde Superman — O Retorno, a Warner Bros. queria entregar um nome único. Como explicou em uma entrevista de 2008 para a MTV, Will Smith recebeu uma oferta para o papel. A combinação teria sido explosiva: uma das figuras mais antigas e icônicas da cultura pop interpretada pelo maior astro da atualidade.

    Hoje, uma escalação desse tipo parece incomum, os dois últimos atores a viverem o Superman, Henry Cavill e Brandon Routh, eram praticamente desconhecidos antes dos filmes. Mas Will Smith recusou não por causa disso, mas porque temia que, como ator afro-americano, pudesse atrair comentários e ataques do público branco dos EUA que ele não desejava.

    O roteiro surgiu e eu pensei, 'De jeito nenhum eu vou interpretar o Superman. Porque eu já tinha Jim West [de As Loucas Aventuras de James West]' e, em Hollywood, você não pode destruir os heróis dos brancos.

    No fracassado As Loucas Aventuras de James West, ele interpreta um herói cowboy que antes tinha sido vivido por um ator branco na popular série de mesmo nome.

    Como Will Smith lutou contra a discriminação durante a carreira

    Will Smith entende o próprio público. Não aceitar a oferta do Superman foi uma decisão puramente pragmática e, por essa razão, uma decisão triste e frustrante que precisa ser compreendida pelo contexto de toda a carreira do ator, que frequentemente enfrentou racismo.

    Um dos filmes mais icônicos da carreira de Will Smith pode ser usado como exemplo dessa questão: ele quase não atuou em Independence Day porque os produtores não acreditavam em um negro tendo papel de destaque naquele filme. A presença dele foi uma conquista do diretor Roland Emmerich.

    Columbia Pictures

    O filme de super-heróis do Will Smith que superou Superman Returns

    Nas últimas décadas o ator tem se especializado com quebrar todos os padrões da indústria, abrindo portas para as gerações de atores negros que viriam a seguir. Foi o caso de Hancock.

    Hancock
    Hancock
    Data de lançamento 12 de novembro de 2008 | 1h 32min
    Criador(es): Peter Berg
    Com Thomas Lennon, Will Smith, Charlize Theron
    Usuários
    3,8
    Adorocinema
    2,5
    Assistir em streaming

    Em vez de Superman Returns (estrelado por Brandon Routh), Will Smith fez parte do blockbuster de super-heróis Hancock, baseado em um roteiro original e sem expectativas. O filme foi lançado 2 anos após Superman Returns nos cinemas arrecadando quase US$ 240 milhões a mais.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top