Minha conta
    É um dos melhores filmes da Pixar e completou 20 anos: Uma grande aventura aquática que você pode assistir no Disney+ se A Pequena Sereia te deixou querendo mais
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Você pode notar a diferença de 20 anos neste filme.

    Com A Pequena Sereia agora nos cinemas, vale a pena pensar no pobre Rei Tritão. OK, ele pode ser muito rigoroso com sua filha Ariel e com o caminho que ela deve seguir, mas seus sentimentos de superproteção provavelmente nascem dos mesmos medos e ansiedades que qualquer pai tem. O pânico de que algo terrível possa acontecer com seu filho é incalculável.

    É claro que é fácil pensar nisso, dado o curioso aniversário que ocorre ao mesmo tempo em que a história da Disney está sendo reapresentada em forma de remake. Outra aventura aquática, talvez menos fantástica, mas que dá a pais como Tritão a chance de ver seus medos na tela e talvez processá-los de forma saudável. Ou, no mínimo, ter um ótimo momento de entretenimento familiar, porque Procurando Nemo garante pelo menos isso.

    Procurando Nemo
    Procurando Nemo
    Data de lançamento 4 de julho de 2003 | 1h 41min
    Criador(es): Andrew Stanton, Lee Unkrich
    Com Albert Brooks, Ellen DeGeneres, Alexander Gould
    Imprensa
    4,5
    Usuários
    4,6
    Adorocinema
    5,0
    Assista agora em Disney +

    Navegando pela paternidade

    O filme que um mestre da animação, como Andrew Stanton, escreve e dirige com o apoio de outro peso pesado, como Lee Unkrich, é um daqueles clássicos essenciais do estúdio Pixar. Uma fabulosa odisseia aquática que celebra a bela diversidade do ecossistema marinho e se conecta maravilhosamente com os pais que levam seus filhos para assisti-lo. E nesta semana, comemoramos seus 20 anos de lançamento, e vale a pena resgatá-lo em streaming pelo Disney+.

    "Eu interpreto papéis de papai": Pedro Pascal não entende muito bem o que significa ser um "daddy" na cultura excitada da Internet (e é melhor assim)

    Albert Brooks dá voz a Marvin, um peixe-palhaço constantemente preocupado com seu filho Nemo. Ele tenta protegê-lo de qualquer perigo, embora cada eventualidade seja exagerada para parecer um perigo. A perda de sua esposa e de muitos de seus outros filhos o deixa ansioso e, por isso, ele está sempre atento. Embora isso resulte indiretamente na captura de Nemo, que acaba preso no aquário de um dentista de Sydney, Marvin precisa sair de sua zona de conforto e fazer aliados improváveis, como Dory, para resgatar seu filho.

    É possível sentir a diferença de 20 anos nesse filme. Não por causa da parte técnica, que ainda está fabulosa, embora possamos notar menos avanços em relação a outros filmes de animação atuais. Não, você percebe a diferença na forma como ele opta por nos apresentar, em um prólogo, informações sobre o que motiva o personagem principal a se comportar dessa maneira, enquanto muitos filmes modernos (da Pixar, mas principalmente da Disney) optariam por administrar essas informações ao longo do filme ou como uma grande revelação para fazer você ver o que veio antes com outros olhos. De fato, a intenção original era estruturar o filme dessa forma.

    Procurando Nemo: uma odisseia emocionante

    Disney Pixar

    Entretanto, eles não poderiam ter tomado uma decisão final melhor. Conhecer as motivações desse pai ansioso estabelece bem o conflito que será desenvolvido ao longo da aventura no mar. Esse cuidado com a escrita faz com que os filmes da Pixar sejam emocionantes em qualquer idade, com todos os membros do público capazes de se conectar com o pai ou com o filho à medida que são tocados.

    Acrescente isso a um cuidado primoroso com o visual, que parece dar vida a cada peixe e criatura marinha que vemos, e você terá mais um daqueles grandes filmes que estabelecem o estúdio como uma marca de qualidade. Uma história elaborada até o último detalhe que parece muito pessoal e é contada com as melhores técnicas visuais à sua disposição. É por isso que Procurando Nemo ainda funciona tão bem quanto quando foi lançado.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top