Minha conta
    Total vergonha alheia ou genial? Um dos filmes de super-heróis mais polêmicos de todos os tempos está disponível no streaming!
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Para alguns, é um filme que, ao mesmo tempo, faz justiça ao modelo dos quadrinhos e mantém o estilo de um diretor aclamado. Outros o detestam por sua trama desagradável com reviravoltas e diálogos vergonhosos.

    Massacrado e também elogiado até os céus: a recepção do filme Hulk de Ang Lee é tão ambivalente quanto seu protagonista. E, ao longo das duas décadas que se passaram desde o lançamento do filme, a situação só piorou! Ou Hulk é uma mancha no currículo do diretor de As Aventuras de Pi e uma prova radioativa de que os filmes de super-heróis precisavam ser elevados a um novo patamar por Nolan e o MCU.

    Ou é um filme subestimado que demonstra como as adaptações de quadrinhos podem ser criativas quando se deixa um diretor fazer o que quer. Decida você mesmo: Hulk, de Ang Lee, pode ser visto para aqueles que assinam Lionsgate+, ou para locação na Amazon, Claro Video e iTunes BR.

    Hulk
    Hulk
    Data de lançamento 27 de junho de 2003 | 2h 20min
    Criador(es): Ang Lee
    Com Eric Bana, Jennifer Connelly, Nick Nolte
    Usuários
    3,4
    Assista agora

    Para aqueles que não conhecem a história do grande monstro, vamos descrever brevemente o enredo: O físico nuclear Dr. Bruce Banner (Eric Bana) se dedica à pesquisa de raios gama com sua ex, Betty Ross (Jennifer Connelly). Quando Bruce é exposto a uma quantidade extraordinária de raios gama em um acidente de laboratório, sua agitação interna é potencializada: Apesar de calmo, sempre teve um lado estourado escondido. Quando fica com raiva, Bruce se transforma em um monstro verde - o Hulk!

    O ERRO COMETIDO POR ANG LEE

    Longo, empoeirado e cheio de frases que você poderia encontrar em um livro de autoajuda: os haters de Hulk não gostam do ritmo narrativo de Lee. Ou a falta de tato com que ele aborda a natureza dividida de Bruce Banner por meio de um tópico sensível.

    A atuação de Nick Nolte como pai de Bruce reforça esse problema: o fato de o físico de ponta ter complexos por causa de seu pai instável, que caminha pelo cenário como uma caricatura de bêbado tagarela, não favorece Hulk. Uma solução boba e um esforço de Ang Lee em moldar a história em quadrinhos da Marvel em uma tragédia grega, transformando o filme de super-herói em um longa dolorosamente desconfortável com um final carregado de efeitos.

    A edição não convencional e excêntrica com que Lee imita um visual de história em quadrinhos se choca com a tonalidade com que as cenas são representadas e escritas. Ao mesmo tempo, o simbolismo exagerado e cômico vai de "cativante" a "vergonhoso", porque tudo isso é transmitido de forma obstinada e carregada de emoção. Os designs e as animações mal feitas de várias criaturas de computação gráfica finalmente fazem com que Hulk ultrapasse os limites.

    Você sabia que Arnold Schwarzenegger quase interpretou o Hulk? Astro chegou a ser escolhido para o papel da Marvel

    MAS É POR ISSO QUE ANG LEE BRILHOU...

    Escrito por James Schamus, Michael France e John Turman, o roteiro reconhece a premissa de ação e terror sombriamente engraçada e simbolicamente exagerada por trás de Hulk pelo que ele realmente é: uma história universal, exagerada e que agrada ao público, sobre conflitos que corroem a si mesmo e sentimentos impulsivos.

    Em sua realização, Lee une esse posicionamento respeitoso mas não grosseiro dos quadrinhos, colocando-se em direção ao cômico com estilo e assinatura do tamanho de um monstro de raios gama. Somente o final, que metafórica e visualmente reúne ar, terra, fogo e água, se destaca da vida cotidiana do filme de super-heróis - especialmente porque encerra conflitos emocionais e satisfaz o desejo relacionado ao gênero por uma escalada catastrófica.

    O Hulk de Eric Bana pode sofrer com as possibilidades limitadas dos efeitos de computação gráfica de 2003, mas é interpretado com a frustração apropriada. E Sam Elliott, como o rabugento General Ross, é uma perfeição de elenco, quase no mesmo nível de J.K. Simmons como J. Jonah Jameson nos filmes do Homem-Aranha de Sam Raimi.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top