Minha conta
    Há 25 anos, Disney lançava três animações – uma virou clássico, as outras duas fracassaram
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Todo mundo se lembra de Mulan, lançado em 1998. Mas quais outros filmes do estúdio saíram nesse mesmo ano?

    Durante a década de 90, a Disney vivia um momento bastante próspero conhecido como “Renascimento”, que teve início com A Pequena Sereia (1998). Muitas animações lembradas até hoje foram produzidas nesse período, como A Bela e a Fera (1991), Aladdin (1992), O Rei Leão (1994), Pocahontas (1995) e Hércules (1997). Em 1998, surfando na onda do sucesso, o estúdio lançou mais três filmes. Um deles virou um clássico, enquanto os outros dois fracassaram. Quer saber quais são? O AdoroCinema te conta!

    Pois bem, em junho daquele ano, Mulan chegou aos cinemas. Baseado em um antigo poema chinês, o longa-metragem conta a história de uma jovem que resolve assumir o lugar do pai no exército quando a China Imperial entra em conflito com os hunos. Disfarçada de homem, Mulan é treinada pelo capitão Li Shang e, aos poucos, se revela uma guerreira valiosíssima. No entanto, sua verdadeira identidade é descoberta, e ela precisa provar que uma mulher pode, sim, salvar todo o império.

    Walt Disney Pictures
    Cena de Mulan.

    O desenho conquistou não só o público, como a imprensa especializada. No site do AdoroCinema, por exemplo, recebeu 4,6 estrelas dos usuários. Já no Rotten Tomatoes, tem 86% de aprovação da crítica e 85% de aprovação popular. Concorreu ao Oscar de Melhor Trilha Sonora e levou 10 estatuetas – incluindo Melhor Filme – do Annie Awards, premiação dedicada exclusivamente a animações.

    Em agosto de 1998, a Disney apresentou ao mundo a sequência de Pocahontas, intitulada Viagem a um Novo Mundo. Nela, a personagem principal, uma indígena da tribo Powhatan, embarca em um navio rumo à Inglaterra para evitar uma guerra entre seu povo e os colonizadores. Ela vai acompanhada do diplomata inglês John Rolfe, seu guarda-costas Uti e os animais Meeko, Percy e Flit. Porém, as diferenças culturais logo se mostram um problema para Pocahontas, que nem imagina que algo ainda maior está por vir: a volta de seu amado John Smith.

    Walt Disney Pictures
    Cena de Pocahontas II: Viagem a um Novo Mundo.

    Ao contrário do primeiro filme, o segundo não agradou à crítica, somando apenas 29% de aprovação no Rotten Tomatoes. A audiência também não ficou satisfeita com Pocahontas II: no Rotten, sua nota é 29%; no AdoroCinema, tem 2,9 estrelas. Como nossa métrica é sobre 5, daria 58% no Rotten.

    Por fim, em outubro de 1998, a Casa do Mickey entregou mais uma continuação – dessa vez de O Rei Leão. Intitulada O Reino de Simba, gira em torno de Kiara, a filhote de Simba e Nala. A pequena leoa tem um espírito livre e aventureiro. Um dia, ela decide ir além dos limites do território de seu pai e encontra os descendentes do maléfico Scar. Um deles é Kovu, que se torna um grande amigo de Kiara. Entretanto, a relação dos dois vai reacender uma rivalidade histórica.

    Walt Disney Pictures
    Cena de O Rei Leão 2 - O Reino de Simba.

    O Reino de Simba deixou muito a desejar. Ainda que no AdoroCinema tenha ganhado 4,4 estrelas dos leitores, no Rotten Tomatoes tem só 61% de aprovação popular e 62% da crítica. Não chega a ser um flop, mas nem se compara ao longa-metragem anterior, que obteve 93% no Rotten, tanto da imprensa quanto dos espectadores.

    Aos saudosistas, fica a dica: Mulan, Pocahontas II e O Rei Leão 2 estão disponíveis no catálogo do Disney+.

    Mulan
    Mulan
    Data de lançamento 1 de julho de 1998 | 1h 28min
    Criador(es): Tony Bancroft, Barry Cook
    Com James Hong, James Hong, George Takei, June Foray
    Usuários
    4,6
    Assista agora em Disney +
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top