Minha conta
    Shrek: Qual é a ordem para ver os filmes da franquia?
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    Quando a pessoa que você gosta te chama para assistir um filme em casa... E o filme é Shrek 2!

    Gato de Botas 2: O Último Pedido se tornou a maior bilheteria da Dreamworks no Brasil, arrecadando mais de R$70 milhões e alcançando a marca que era, até então, de Shrek Para Sempre. A continuação solo do gatinho consagrado do universo de Shrek, fez muitos fãs nostálgicos relembrarem os primeiros filmes que apresentaram ao mundo, personagens icônicos como o Burro, Fiona, Fada Madrinha, Biscoito e claro, o ogro mais famoso do mundo: o próprio Shrek.

    Felizmente, é muito fácil maratonar todos os filmes da franquia, dois deles você encontra na Amazon Prime Video. Mas, você sabe qual a ordem dos filmes, para acompanhar a linha do tempo completa dos acontecimentos dentro desse universo? Pensando nisso, o AdoroCinema preparou um pequeno guia pra você não deixar nenhum deles passar.

    Reprodução
    Olha só meu olho piscando...

    Gato de Botas (2011)

    De forma cronológica, Gato de Botas é o primeiro filme que você precisa assistir. Muito antes de conhecer o ogro Shrek e sua turma, Gato de Botas (Antonio Banderas) vai viver uma grande aventura ao lado de Humpty Dumpty (Zach Galifianakis) e Kitty Pata Mansa (Salma Hayek). Dispostos a roubar os feijões mágicos do casal fora da lei Jack (Billy Bob Thornton) e Jill (Amy Sedaris), o trio quer mesmo é botar as mãos na famosa gansa que bota ovos de ouro. Mas algumas coisas não estavam nos planos e Gato vai descobrir, meio atrasado, que tem um grande problema pela frente para conseguir limpar o que ficou para trás: a sua honra.

    Gato de Botas
    Gato de Botas
    Data de lançamento 9 de dezembro de 2011 | 1h 30min
    Criador(es): Chris Miller (LX)
    Com Antonio Banderas, Salma Hayek, Zach Galifianakis
    Imprensa
    3,5
    Usuários
    4,2
    Adorocinema
    4,0

    Shrek (2001)

    A primeira aventura de Shrek (Mike Myers), apresenta o ogro solitário que vive em um pântano distante e vê, sem mais nem menos, sua vida ser invadida por uma série de personagens de contos de fada, como três ratos cegos, um grande e malvado lobo e ainda três porcos que não têm um lugar onde morar. Todos eles foram expulsos de seus lares pelo maligno Lorde Farquaad (John Lithgow). Determinado a recuperar a tranquilidade de antes, Shrek resolve encontrar Farquaad e com ele faz um acordo: todos os personagens poderão retornar aos seus lares se ele e seu amigo Burro (Eddie Murphy) resgatarem uma bela princesa (Cameron Diaz), que é prisioneira de um dragão. Porém, quando Shrek e o Burro enfim conseguem resgatar a princesa, logo eles descobrem que seus problemas estão apenas começando...

    Shrek
    Shrek
    Data de lançamento 22 de junho de 2001 | 1h 29min
    Criador(es): Andrew Adamson, Vicky Jenson
    Com Mike Myers, Eddie Murphy, Cameron Diaz
    Usuários
    4,6
    Assista agora

    Shrek 2 (2004)

    A aclamada sequência Shrek 2 se passa quando, após se casar com a Princesa Fiona (Cameron Diaz), Shrek (Mike Myers) vive feliz em seu pântano. Mas, ao retornar de sua lua-de-mel, Fiona recebe uma carta de seus pais, que não sabem que ela agora é um ogro, convidando-a para um jantar juntamente com seu grande amor, na intenção de conhecê-lo. A muito custo, Fiona consegue convencer Shrek a ir visitá-los, tendo ainda a companhia do Burro (Eddie Murphy). Porém os problemas começam quando os pais de Fiona descobrem que ela não se casou com o Príncipe Encantado (Rupert Everett), a quem havia sido prometida, e enviam o Gato de Botas (Antonio Banderas) para separá-los.

    Shrek 2
    Shrek 2
    Data de lançamento 18 de junho de 2004 | 1h 30min
    Criador(es): Andrew Adamson, Kelly Asbury, Conrad Vernon
    Com Mike Myers, Eddie Murphy, Cameron Diaz
    Usuários
    4,4
    Assista agora

    Shrek Terceiro (2007)

    Em Shrek Terceiro, o Rei Harold (John Cleese), pai de Fiona (Cameron Diaz), morre repentinamente. Com isto, Shrek (Mike Myers) precisa ser coroado rei, algo que ele jamais pensou em ser. Juntamente com o Burro (Eddie Murphy) e o Gato de Botas (Antonio Banderas), ele precisa encontrar alguém que possa substituí-lo no cargo de soberano do Reino de Tão, Tão Distante. O principal candidato é Artie (Justin Timberlake), um jovem desprezado por todos em sua escola, que é primo de Fiona.

    Shrek Terceiro
    Shrek Terceiro
    Data de lançamento 15 de junho de 2007 | 1h 33min
    Criador(es): Chris Miller (LX), Raman Hui
    Com Mike Myers, Eddie Murphy, Antonio Banderas
    Usuários
    4,0
    Assista agora

    Shrek para Sempre (2010)

    Shrek (Mike Myers) está entediado. Sua antiga vida de aventuras foi substituída pela de pacato pai de família. Casado com Fiona (Cameron Diaz) e pai de três filhos, Shrek sente falta da adrenalina e da liberdade que tinha no passado. Para recuperá-los, ele firma um pacto com Rumpelstiltiskin (Walt Dohrn). Imediatamente Shrek é levado a uma versão alternativa do Reino de Tão, Tão Distante, onde Fiona é uma temível ogro e ele não é mais reconhecido pelo Burro (Eddie Murphy) e o Gato de Botas (Antonio Banderas), seus melhores amigos.

    Shrek para Sempre
    Shrek para Sempre
    Data de lançamento 9 de julho de 2010 | 1h 33min
    Criador(es): Mike Mitchell (V)
    Com Mike Myers, Eddie Murphy, Cameron Diaz
    Usuários
    4,1
    Adorocinema
    3,5

    Gato de Botas 2: O Último Pedido (2022)

    Em Gato de Botas 2: O Último Pedido, O Gato de Botas descobre que sua paixão pela aventura cobrou seu preço: por conta de seu gosto pelo perigo e pelo desrespeito à segurança pessoal, ele queimou oito de suas nove vidas. Com apenas uma vida restante, o Gato precisa pedir ajuda para uma antiga parceira - que atualmente é sua rival e inimiga mortal, Kitty Pata Mansa - para continuar vivo. Então, o destemido bichano parte em uma jornada épica pela Floresta Negra para encontrar a mítica Estrela dos Desejos, capaz de proporcionar o legendário Último Desejo e restaurar suas nove vidas.

    Gato de Botas 2: O Último Pedido
    Gato de Botas 2: O Último Pedido
    Data de lançamento 5 de janeiro de 2023 | 1h 42min
    Criador(es): Joel Crawford
    Com Antonio Banderas, Salma Hayek, Harvey Guillen
    Usuários
    4,4
    Assista agora

    O universo de Shrek ainda conta com vários especiais para TV, curtas-metragens extras e até videogame. Quem sabe com o sucesso de Gato de Botas 2, não podemos esperar por mais uma aventura do nosso ogro favorito?

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top