Minha conta
    Fãs processam estúdio por cortar Ana de Armas de filme: Indenização pode chegar a 5 milhões de dólares
    Aline Pereira
    Aline Pereira
    -Subeditora
    Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, suspense, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

    Dois fãs de Ana de Armas processaram estúdio por propaganda enganosa; juiz já aceitou queixas.

    Reconhecida por obras como Blade Runner 2049 e, mais recentemente, pelo papel de Marilyn Monroe em Blonde, da Netflix, Ana de Armas se tornou o centro de um processo movido por fãs sob acusação de propaganda enganosa. Os norte-americanos Conor Woulfe e Peter Michael Rosza abriram um processo judicial contra a Universal, estúdio do filme Yesterday (2019): eles afirmam ter alugado a produção para assistir ao trabalho da atriz, que aparece no trailer, mas foi removida no corte final e não está no filme.

    Em sua ação na justiça, os fãs alegaram que sentiram lesados pelo marketing enganoso do estúdio, que os levou a pagar a quantia de 3,99 dólares (cerca de R$ 20 na cotação de hoje) para alugar e assistir Yesterday no Amazon Prime Video. “O trailer de Yesterday prometeu aos consumidores um filme com Ana de Armas, mas eles receberam um filme sem nenhuma aparição dela”, diz o processo (via Variety).

    Os dois fãs pediram uma indenização de nada menos do 5 milhões de dólares pelos danos causados. De acordo com o Screen Rant, a Universal fez tentativas de derrubar o processo, alegando que trailers de filmes estão protegidos pela Primeira Emenda, que garante liberdade de expressão. Assim, a defesa do estúdio é de que trailers são expressões artísticas e, por isso, não devem ser considerados produtos comerciais.

    Universal Studios

    No entanto, um juiz nos Estados Unidos decidiu aceitar a requisição dos fãs e o processo irá para frente. O principal motivo é a discordância quanto aos objetivos de um trailer de filme - para o juiz, os trailers são, sim, propagandas comerciais para divulgar e vender a obra completa ao público.

    “A Universal está correta de que os trailers envolvem criatividade e ‘liberdade’ editorial, mas essa criatividade não supera a natureza comercial de um trailer. Em sua essência, um trailer é um anúncio projetado para vender um filme, fornecendo aos consumidores uma prévia do filme. A decisão do Tribunal é limitada a representações sobre se uma atriz ou cena está no filme e nada mais”, diz a decisão oficial do juiz (via Screen Rant).

    Yesterday: Ana de Armas foi cortada do filme

    A história de Yesterday gira em torno do músico Jack Malik (Himesh Patel) que, após um acontecimento aparentemente inexplicável, acorda em uma realidade na qual ele é a única pessoa que se lembra da existência dos Beatles. A partir daí, ele passa a cantar a tocar as músicas da lendária banda inglesa como se fosse dele, o que o torna uma estrela mundial do rock.

    Na trama, Ana de Armas apareceria como um interesse romântico de Jack, mas sua participação acabou sendo cortada na versão final do longa. Na época, o roteirista Richard Curtis disse ao CinemaBlend que o público não gostou de ver o protagonista se envolver com outra pessoa que não seu par romântico no filme, papel de Lily James.

    Yesterday
    Yesterday
    Data de lançamento 29 de agosto de 2019 | 1h 57min
    Criador(es): Danny Boyle
    Com Himesh Patel, Lily James, Ed Sheeran
    Imprensa
    3,1
    Usuários
    3,8
    Adorocinema
    3,0

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top