Minha conta
    Os Imperdoáveis
    Curiosidades, bastidores, novidades, e até segredos escondidos de "Os Imperdoáveis" e da sua filmagem!

    Na "lista negra"

    O roteiro de Os Imperdoáveis durante 20 anos ficou rodando de mão em mão em Hollywood, espera de alguém que resolvesse filmá-lo. O texto, inclusive, já tinha passado antes pelas mãos de Gene Hackman que tinha rejeitado a ideia, mas acabou mais tarde convencido a fazer parte do projeto encabelado por Clint Eastwood.

    Diretor exigente

    Foram necessários alguns anos para que Clint Eastwood aprovasse o roteiro final.

    Influência do autor

    O roteirista David Webb Peoples cita Taxi Driver de Martin Scorsese como uma de suas influências.

    Prólogo

    Uma das pequenas mudanças realizadas no roteiro original foi a retirada da narração na abertura, devidamente substituída por um texto.

    Atendendo ao pedido

    Após ler o roteiro, Gene Hackman recusou o papel do xerife Little Bill Daggett, apenas voltando atrás devido insistência de Clint Eastwood, que fazia questão em tê-lo no papel.

    Compondo o personagem

    Clint Eastwood orientou Gene Hackman para que baseasse seu personagem Little Bill Daggett no chefe de polícia Daryl Gates, de Los Angeles.

    Coincidência

    O ator Richard Harris estava assistindo O Estranho Sem Nome (1973), dirigido e roteirizado por Clint Eastwood, na televisão quando o próprio ligou para ele e ofereceu o papel de English Bob.

    Tempo instável

    As cenas de chuvas são todas artificiais porque o lugar estava passando por um grande período de estiagem. Por outro lado, a cena com a neve foi uma surpresa para a produção e não estava no roteiro.

    Cidade erguida

    A cidade cenográfica levou dois meses para ser construída, tempo considerado curto no meio cinematográfico.

    Sem desperdiçar tempo

    Durante o período da construção, o coordenador de dublês usou o tempo para trabalhar com os atores nos treinamentos das cenas e respectivas coreografias.

    Proibido para carros

    Para manter o clima na mais absoluta harmonia com o filme, não eram permitidos veículos motorizados no set de Big Whiskey.

    Um marco para o gênero

    É o terceiro faroeste a ganhar um Oscar de Melhor Filme. Os outros dois foram Dança com Lobos (1990) e Cimarron (1931).

    Ao mestre com carinho

    Nos créditos finais, quando aparece a mensagem "Dedicated to Sergio and Don", Eastwood presta homenagem aos seus mentores: os cineastas Sergio Leone e Don Siegel.

    Batizando os personagens

    Muitos dos nomes dos personagens são citações de personagens clássicos de outros filmes do gênero, como Will Munny (variação de "Will Penny"), os filhos de Munny se chamam Will e Penny (também de Will Penny). O último nome de Little Bill Dagget foi "emprestado"' de Bravura Indômita (1969), assim como o nome Quincy usado em um diálogo. Ainda no mesmo filme, existe Mexican Bob, enquanto em Os Imperdoáveis existe um English Bob.

    O trilho perfeito para o filme

    As sequências com o trem foram filmadas em Sonora, na Califórnia, porque no local ainda existia uma linha férrea como as do século XIX com a bitola (largura) dos trilhos mais estreita que as atuais.

    Cortou a cena com sua própria mãe

    A mãe de Clint Eastwood fez uma ponta no filme e penou por causa de uma roupa pesada que seu personagem usava ao entrar no trem. O pior de tudo foi que a cena acabou sendo suprimida no corte final porque o diretor alegou que o filme estava muito grande e muita coisa precisou ser cortada. O pedido de desculpas veio durante a cerimônia do Oscar em seu discurso da conquista do prêmio.

    Antes do prazo

    O filme foi rodado em 39 dias, quatro a menos do que o previsto.

    Dirigiu, atuou e ... compôs

    Embora a trilha sonora e os arranjos sejam de Lennie Niehaus, o tema principal foi composto por Clint Eastwood.

    Mudando o braço de apoio

    Quando vai atirar em Davey num tiro de longa distância, o rifle está apoiado no braço esquerdo de Munny. Em todas as outras cenas ele usa o braço direito.

    Homenagem

    O nome "The Duke" é uma referência ao astro John Wayne.

    Arsenal

    Para os que gostam de saber os nomes das armas, eis a lista das que foram usadas na produção e seus respectivos "donos": William Munny (Revolver 1859 Starr Dupla Ação, revólver Smith and Wesson Schofield, espingarda calibre 12 cano duplo e um rifle Spencer / Ned (rifle Spencer)  / The Kid (revólver S&W Schofield e um rifle Winchester 1873 / English Bob (revólver Colt 1873 "Peacemaker" Single action Army e uma pistola de bolso Bulldog calibre 32. / Little Bill (revólver Colt 1873 "Peacemaker" Single action Army / Dono do bar The Cathouse (revólver Colt 1851) / Andy (rifle Winchester 1866 "Yellow Boy" modificado para parecer um rifle Henry / O homem da lei (Remington 1875 e dois Colt 1873 "Peacemakers" / Cidadãos (usam  "Peacemakers" e rifles Winchester '73).

    Calçado clássico

    As botas usadas pelo personagem de Clint Eastwood são as mesmas do seriado de televisão "Rawhide" (1959). Elas fazem parte do acervo pessoal do cineasta e já foram emprestadas para uma mostra de Sergio Leone no Gene Autry Museum of Western Heritage em Los Angeles, California.

    Reconhecimento

    Em 2007, foi escolhido como o nº 68 Melhor Filme de Todos os Tempos e número 4 entre os 10 maiores faroestes de todos os tempos no ranking do American Film Institute.

    Promessa não cumprida

    Na época das filmagens e depois, o diretor disse que seria a última vez que atuaria nas duas funções (diretor e ator), mas isso acabou não acontecendo e a situação se repetiu por diversas vezes, como em Menina de Ouro e Gran Torino.

    Valor da recompens nos dias atuais

    Fazendo os cálculos da inflação desde a época do filme, as recompensas de US$ 1.000 são equivalentes a cerca de US$ 110.000.

    Temendo a possível apologia

    Durante uma entrevista em 2000, Clint Eastwood disse que Gene Hackman estava muito preocupado com o modo que a violência seria mostrada no filme devido ao crescimento da violência que acontecia nos dias atuais. O diretor então, um grande defensor do controle de uso de armas, disse para ele que o filme não iria glorificar a violência.

    Prêmios

    OSCAR

    Ganhou

    1993

    Melhor Filme

    Melhor Diretor - Clint Eastwood

    Melhor Ator Coadjuvante - Gene Hackman

    Melhor Edição

    Indicações

    Melor Ator - Clint Eastwood

    Melhor Roteiro Original

    Melhor Fotografia

    Melhor Direção de Arte

    Melhor Som

    GLOBO DE OURO

    Ganhou

    1993

    Melhor Ator - Drama - Clint Eastwood

    Melhor Ator Coadjuvante - Gene Hackman

    Indicações

    Melhor Filme - Drama

    Melhor Roteiro

    BAFTA

    Ganhou

    1993

    Melhor Ator Coadjuvante - Gene Hackman

    Indicações

    Melhor Filme

    Melhor Diretor - Clint Eastwood

    Melhor Roteiro Original

    Melhor Fotografia

    Melhor Som

    Curiosidades de filmes mais lidas dos últimos 30 dias
    • Pobres Criaturas (2023)
    • Todos Menos Você (2023)
    • Os Farofeiros 2 (2023)
    • Zona de Interesse (2023)
    • Anatomia de uma Queda (2023)
    • Através da Minha Janela 3: Olhos nos Olhos (2024)
    • Duna: Parte 2 (2024)
    • Nosso Lar 2: Os Mensageiros (2023)
    • O Menino e a Garça (2023)
    • Dias Perfeitos (2023)
    • Ferrari (2023)
    • Um Pequeno Favor (2018)
    • Vidas Passadas (2023)
    • Miller's Girl (2024)
    • Oppenheimer (2023)
    • Ninfomaníaca - Volume 1 (2013)
    • Através da Minha Janela (2022)
    • Planeta dos Macacos: O Reinado (2024)
    • Velozes & Furiosos 10 (2023)
    • Assassinos da Lua das Flores (2023)
    Back to Top