Alien 3
    Você assistiu Alien 3 ?

Gerson R.
    Gerson R.

Enviada em 27 de julho de 2017
    Mesmo que o David Fincher que dirigiu este Alien³ fosse o David Fincher que dirigiu obras-primas como Se7en, Clube da Luta, Zodíaco, A Rede Social ou Garota Exemplar, acredito que seria muito difícil conseguir bons resultados em cima de um roteiro tão mal desenvolvido e pouco aprofundado na concepção de tantos personagens que deveriam ser supostamente complexos – e ainda repleto de soluções e erros gritantes. A verdade é que para este primeiro longa-metragem para cinema do estreante diretor (que até então era reconhecido apenas como um dos maiores diretores de videoclipes do mundo da música) o que realmente mostra-se o maior problema é o fato dos produtores confiarem no projeto – ou seja, muito provavelmente, a ambição do novato cineasta foi diminuída em meio às pressões dos executivos do estúdio – embora, visualmente, este terceiro filme da saga seja um dos mais belos – em enquadramentos e fotografia que refletem bastante o estilo de Fincher.

Com a ideia de voltar ao clima e tensão do filme original, sem o ritmo acelerado de ação do segundo longa, o roteiro de David Giler, Walter Hill, Dan O’Bannon e Vincent Ward (muitas mãos no mesmo roteiro nunca são um bom sinal) tenta encurralar os personagens dentro de um ambiente só - contra apenas um alien, ao invés de dezenas como em Aliens, O Resgate. Aparentemente, é mais difícil combater um alienígena do que vários, como este filme tenta mostrar. Mas a história é tão desmotivada e carente de novos personagens interessantes que fica difícil apreciar melhor a obra.

Ripley, na capsula em que fugiu no filme passado, cai em um planeta prisão, onde cerca de 24 criminosos da terra cumprem pena por seus crimes. Ao acordar, ela nota que foi a única sobrevivente, já que a menininha Newt e o capitão Hicks faleceram na viagem – misteriosamente. Sem ter certeza se o alien veio junto, Ellen não revela inicialmente a ameaça, mas logo ela vai descobrir que o terrível xenomorfo deixou um ovo na nave, que logo nasce e começa a matar os prisioneiros na base – muito longe da terra para uma equipe de resgate chegar a tempo.

Os furos já começam logo de cara – e por favor não leia este paragrafo se você ainda não assistiu o filme – como o Alien infectou Ellen se ela esteve o tempo todo dentro da câmera de hibernação? E por quê ela não tentou avisar logo os prisioneiros de que o alien poderia ser o responsável pelas primeiras mortes e tentar ajuda-los? Apesar de ser curiosa a forma como o Alien agora evita matar Ripley por ela estar carregando um Alien dentro dela, o tom de sacrifício que a narrativa quer passar jamais é sentido totalmente – ou seja, o momento que era para ser um dos mais importantes do filme (e da série) torna-se quase ridículo – seja por sua encenação ou má elaboração.

Ainda da época “pré-Jurassic Park”, os efeitos digitais do longa se mostram irregulares, até para a época – a primeira aparição do Alien é bacana, com ele saindo da barriga de uma vaca morta – mas outros momentos, como os movimentos falsos para mostra-lo escalando paredes e tetos, mostram-se bem inconvincentes – com o uso do velho “chroma key” escancarado – salve-se alguns momentos devido ao cuidado do diretor em tentar garantir um clima de tensão – como a clássica cena em que o Alien encara Ripley de frente – otimamente enquadrada pelo diretor – com os cabelos raspados, o visual de Weaver neste filme é chamativo, e condizente com o estado triste em que sua personagem passa – a força da atriz é o que garante garra e urgência a Ripley ainda.

Isso seriam apenas detalhes caso não estivéssemos diante de um roteiro tão ruim em criar personagens – e, pior ainda, não ter a menor noção de como inserir questionamentos sobre religião e crença em Deus diante dos protagonistas, soando maçantes várias vezes – o Dillon de Charles S. Dutton consegue ser o destaque, por ser um homem que tem apenas a fé em Deus como alimento para sua vida na cadeia – mas os roteiristas deixam o resto à deriva, como as razões absurdas do problemático Golic de Paul McGann ver o Alien como um tipo de deus; além do romance mal resolvido de Ripley com o médico Clemens de Charles Dance.

Enfim, é um filme chamativo para quem gosta da série, por tentar aprofundar os sentimentos de sua ótima protagonista, mas uma experiência pouco agradável para os demais – sua longa (e desnecessária) duração mostra como é um projeto aborrecido e pouco elaborado, tornando-se o primeiro deslize da franquia.
    Fernando Vrech
    Fernando Vrech

Enviada em 7 de junho de 2017
    Isoladamente é um filme apenas fraco, que até serve como entretimento se você não tem nada melhor para assistir. Mas se tratando da franquia Alien, eu descontei meia estrela (e ficou ruim) por causa da responsabilidade que esse filme carregou, de ser um filme Alien.
    Em outras palavras assistindo esse filme pela primeira vez sabendo que é um filme da franquia Alien, certamente trará uma decepção. Pois o filme tem muita encheção de linguiça, pouca ação e efeitos ruins, em comparação, mesmo com o antecessor, o resgate.
    Maverick C.
    Maverick C.

Enviada em 7 de maio de 2017
    Apesar de ser ligeiramente inferior aos antecessores, é um filme digno de ser visto, pois possui conceitos interessantes e um final que seria perfeitamente "bom" se terminasse por ali mesmo.
    Apesar de não parecer, ainda é um filme de David Fincher, e qualquer filme de Fincher, vale ser assistido!
    The Master
    The Master

Enviada em 30 de agosto de 2015
    o filme é bom , tem uma ótima fotografia e uma história razoável , mas infelizmente perto dos dois primeiros ele é fraco , os efeitos especiais usados no Alien para fazer a movimentação são ridículos , na época do filme obviamente foram ótimos , mas se for ver agora chega a ser engraçado , esse novo Xenomorfo é o mais sanguinário e cruel de toda a franquia ,esperava mais desse terceiro filme , porém não deixou a desejar , nota 4 de 5
    Luis R.
    Luis R.

Enviada em 25 de junho de 2015
    Muito Bom!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Paolo De Corleone
    Paolo De Corleone

Enviada em 24 de dezembro de 2014
    David Fincher! Para quem não sabia que esse era o primeiro filme do diretor, acaba levando um susto quando o seu nome aparece na tela de início. Ainda assim, é o primeiro, e talvez por isso que ele não se iguala a seus outros filmes futuros. "Alien 3" é nada mais, nada menos, do que uma forma de tentar encerrar a série com uma trilogia (o que infelizmente não deu certo, levando em conta que temos "Alien: A Ressurreição"). Para isso, a história tentou mudar, tentou inovar, mas nada de muito empolgante realmente acontece.

E, com certeza, é a história o maior problema do filme. Não chega a ser ruim, e sem dúvida o seu conceito é muito interessante. De início, o filme já consegue ser mais pesado que todos os outros (e de certa maneira, o que mais o tornou-os inúteis). A história, então, tenta inovar, trazendo a protagonista Ripley (Sigourney Weaver) para uma espécie de cadeia, com estupradores e assassinos. Se isso não bastasse, a presença do Alien também marca presença (algo que já havíamos esperado desde o final do 2° filme). A partir daí, muitas semelhanças com relação ao primeiro filme serão mostradas, mas o único Alien (sim, voltamos a ter apenas 1 Alien, o que torna tudo um pouco mais assustador) não é tão marcante quanto do filme original. Provavelmente, essa característica se dá pelos péssimos (sim, péssimos) efeitos especiais do filme. Mesmo sendo de 1992, a CGI do Alien é bem ultrapassada para a época, tendo em vista que os efeitos do 2° filme eram superiores. As cenas dos corredores então, chega a doer os olhos...

Em relação às atuações, o filme trás a mesma qualidade dos anteriores, ainda que os personagens sejam muito menos interessantes. Sigourney Weaver mostra, mais do que nunca, que é ícone feminino dos filmes de ação/aventura/sy-fy, pois está extremamente frenética. Charles Dance (o Tywin Lannister, de Game of Thrones) tem uma participação curta, mas talvez seja o personagem mais interessante depois de Ripley.

No geral, "Alien 3" é um bom filme, mas inferior aos antecessores. Possuí uma história interessante, mas em que o desenrolar não é dos mais originais, sem contar na figura do Alien, surpreendentemente mau trabalhada tecnicamente. Ainda assim, trás boas atuações e um final bastante épico, que podia ter encerrado bem a trilogia.
    roger r.
    roger r.

Enviada em 28 de setembro de 2014
    muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito fraco muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito ruim os efeitos nem sei como ganhou o Oscar!!!
    thiago viana
    thiago viana

Enviada em 22 de julho de 2012
    Esse terceiro filme se aproxima bem mais do terror moderno do que do suspense marcante da trilogia. Há uma apelância para sustos deprimente e a direção é extremamente previsível. A criatividade que tinha nos dois primeiros filmes para desenvolver temas batidos(na direção no 1º e no roteiro no 2º), aqui falta e muito. O que salva são alguns bons momentos de ação que empolgam e os ótimos efeitos especiais(o design do alien é cada vez melhor).
    Tiago P.
    Tiago P.

Enviada em 5 de maio de 2017
    O Alien 3 é uma peça de teatro bonita e o final é bonito por­que a tenente Ripley mata-se para ninguém ter o Alien como arma biológica. O fac­to de o filme aconte­cer num planeta que é uma prisão aterror­iza mais os espectad­ores e era mais difí­cil para as personag­ens matarem os aliens porque eles não ti­nham armas. Mas, o Prometheus é melhor, épico e espetacular. Prometheus merece 8/10 estrelas no IMDb, o Alien 3 merece 7/10 estrelas. Dei 10­/10 estrelas ao Alien 1 e ao Alien 2. O Alien 3 é um filme injustiçado e subesti­mado.
    Fernando Schiavi
    Fernando Schiavi

Um bom filme, sem dúvidas! O filme começa algumas semanas após o fim do segundo filme, com a tenente Ripley indo parar em um planeta que na verdade se tratava de uma colônia penal de segurança máxima que abrigava assassinos, molestadores, enfim, a escória da humanidade. Ripley e os demais tripulantes que sobreviveram no filme anterior ficaram vagando no espaço depois que o módulo em que estavam havia se desprendido da nave-mãe.

Assim que pousam neste novo país, temos o primeiro choque: descobrimos que o Alien havia matado a todos os sobreviventes da nave, exceto Ripley por um motivo revelado posteriormente no filme. Já lá dentro complexo prisional, o Alien começa a matar todo mundo que entra em seu caminho e Ripley se alia aos prisioneiros para combater o monstro. Em relação aos demais filmes da franquia, este traz uma novidade em especial: diferentemente dos anteriores, o desafio aqui é matar o Alien sem o uso de armas tão utilizadas anteriormente. Porém o clima de suspense está lá, assim como o terror, mas em menor intensidade, com menos força.

Para nós que acompanhamos o fantástico filme anterior de James Cameron, como já foi dito, ficamos tristes ao saber das mortes logo no início do filme dos demais tripulantes, especialmente a da garotinha Newt que havia encontrado na tenente Ripley uma mãe substituta e cativou a todos os espectadores anteriormente. Ripley mais uma vez está sozinha à princípio e passa novamente pelo medo de um novo confrontamento com a criatura.

Nessa estréia em longas do diretor David Fincher, a quem sou fá incondicional, o filme traz novamente um visual sombrio, escuro e Fincher sabe criar um bom clima de suspense que aliado à boa trilha sonora, consegue prender a atenção. Ele não consegue o mesmo êxito na criação do mistério, no isolamento e no terror causado pelo primeiro filme e também não atinge o nível de suspense e cenas antológicas de ação em meio ao caos presentes no segundo filme de James Cameron. Apesar disso, é um bom filme em que ficamos sabendo o destino dos personagens do filme anterior e apesar de em menor escala, traz suspense, ação e um final até surpreendente e inesperado.

Apesar de não manter o mesmo nível dos anteriores, está longe de ser um filme ruim. Na questão técnica, o roteiro é o ponto mais fraco do longa pois não apresenta reviravoltas e menos ainda cenas espetaculares e sequências clássicas como vimos nos anteriores da franquia. O que vemos é uma excelente maquiagem, boa direção de arte e fotografia e ótimois efeitos especias, não é à toa que recebeu uma indicação ao Oscar. O filme mantém as características da franquia e consegue desenvolver uma boa história, mas fica difícil superar o original que é um clássico do cinema, assim como o também clássico, espetacular e praticamente insuperável filme da série realizado por James Cameron.

De qualquer maneira merece ser visto, era o início da brilhante carreita de David Fincher que já dava sinais de genialidade com suas movimentações de câmera e enquadramentos diferenciados. Não percam!