Perfume - A História de um Assassino
    Você assistiu Perfume - A História de um Assassino ?

Raildon L.
    Raildon L.

Enviada em 29 de janeiro de 2014
    O diretor alemão Tom Tykwer parece gostar de filmar coisas estranhas. O ultramoderno “Corra, Lola, Corra” era dinâmico, criativo, mas também era estranho. Era uma brincadeira com tempo, destino e as consequências que nossas opções poderiam acarretar.

“Perfume” tanbém assume esse manto. É uma estranheza só. A história narra a trajetória de Jean-Baptiste Grenouille (Ben Wishaw), um homem que nasce com o dom/maldição de ter um olfato hiper-mega-aguçado. Capaz de sentir aromas, independente da distância do objeto, ou o que fosse. A história é narrada desde o seu nascimento, em plena mercado europeu, debaixo de uma barraca de peixe, jogado no meio do lixo.

Na infância, ele descobre o seu talento. Adolescente, passa a trabalhar com um mestre na arte da perfumaria (Dustin Hoffman), emprego que só consegue após mostrar ter capacidade superior ao do seu patrão. A obsessão de Jean-Baptiste em captar todas as essências do mundo o leva para uma cidade conhecida pelos avanços nesse processo. É a busca incessante pelo aroma ideal, que o anti-herói suspeita vir do corpo de mulheres mortas. E ele não descansa enquanto não atingir sua macabra meta.

Jovens passam a ser capturadas e assassinadas, mas jamais violadas. Não há portanto busca sexual, aparente, mas o filme é indiscutivelmente sexual. Jean-Baptiste evoca a beleza mórbida exalada pelos cadáveres das suas vítimas e procura extrair dos seus corpos uma essência tão íntima que todo o ritual parcce mesmo um ato de amor. Por mais bizarro que possa parecer, é essa a impressão deixada por Tykwer. O clímax em praça pública, com a comentada e aguardada cena do orgasmo coletivo, deixa isso bem nítido.

“Perfume” demonstra habilidade em lidar com odores numa arte que não permite essa sensação, por ser preponderantemente áudio-visutal. Contudo, repare que durante a sessão você mesmo, enquanto público, tenta identificar os aromas a sua volta. Sinistro!
    Mirian C.
    Mirian C.

Enviada em 30 de dezembro de 2013
    Filme interessante e intrigante. Particularmente adorável para quem gosta de drama e suspense.
    Diego A.
    Diego A.

Enviada em 12 de novembro de 2012
    Obra prima sem medo de errar. A história de um assassino sem igual, utilizando de seu olfato e de seus desejos pela perfeição. O seguimento do roteiro fiel à obra literária tornam um filme sem igual!
    wesleyaxe
    wesleyaxe

MARAVILHOSO! Essa palavra chega perto de resumir o que é o filme. Uma estória contada tão suave e delicadamente como uma fragância que chega sem avisar, quando se percebe já estamos a inalar aquele odor que nos remete à várias sensações, esse filme é assim. Não tem como mudar nada, ficou perfeito em tudo.

Mostra a essência do ser humano, a alma sendo traduzida por um perfume, podendo assim ser alcançada por um dos sentidos, o olfato.

Filme encantador de verdade!
    B.Boy Jc
    B.Boy Jc

Enviada em 22 de abril de 2015
    Apesar de ser um filme longo ele n é nada cansativo, prende atenção do início ao fim, bastante original, história intrigante com um final criativo e longe de clichês. Fantástico!
    Rodrigo
    Rodrigo

Um filme muito bom e surpreendente, prendeu a minha atenção e de outros que estavão assistindo desde o início, mas foi uma pena que o final foi tão imbecil, tinha tudo para ser um filme excelente se não fosse o final, que pena, as vezes se eu ler o livro o meu conceito venha a mudar.
    Daniel
    Daniel

Péssimo final... O filme ia bem... pra falar a verdade, ele estava suportável, já que havia a esperança de que melhorasse ou que tivesse um final à altura da expectativa criada com tanta enrolação durante o mesmo. Mas o que se vê é um final ridículo, totalmente ingênuo e até certo ponto revoltante.
    Thay sfc
    Thay sfc

Enviada em 3 de julho de 2020
    Que filme!
    Um dos melhores filmes que já assisti até o hoje, é longo porém te prende do início ao fim.
    a história ao decorrer do filme de encaixa perfeitamente, a fotografia é de bom gosto.
    Super recomendo.
    Sobre o final... achei digno.
    spoiler:
    não é um final da Disney por isso a galeria não gosto
    Sérgio C.
    Sérgio C.

Enviada em 23 de janeiro de 2014
    Vi esse filme esse semana, até acontecer as seguidas bizarrices das orgias e da calunização do maníaco estava sendo um filme razoável, nem há muito o que descrever desse lixo, porém depois de ver esse filme até o fim, me senti obrigado a expor minha crítica, pois com certeza esse foi o pior filme que assisti em toda a minha vida!
    Vivi Meirelles
    Vivi Meirelles

Ótimo filme, ótima história...emocionante...nota 10. Recomendo.