O Chamado
    1965 notas
    Você assistiu O Chamado ?

Vinícius d
    Vinícius d

Enviada em 8 de outubro de 2023
    Clássico do terror marcou presentou os anos 2000 com uma assustadora obra, se bem claro que é baseada no filme japonês Ringu de 1998 o chamado deve ter metido pânico em muita em gente em 2002. Assistindo pela primeira vez agora em 2023 (mesmo com uma vasta propaganda na época nas locadoras da vida) achei bem engraçado a técnica de filmagem do VHS proibido: efeito de imagem, som, tudo isso é estudado pela psicologia. Souberam brincar bem com isso e montar uma história em cima. Diga-se: época que o VHS saia de jogada. Mas o terror pegou e teve sequência. É divertida Naomi Watts e Martin Henderson fizeram uma grande dupla. E o ator mirim David Dorfman tem sua menor participação na filme retornando nos sucessores com uma maior participação. Os efeitos especiais e as bizarrices estão variadas (brilham a obra). Os sustos são bem explorados e na hora certa.
    Enviada em 2 de junho de 2023
    "O Chamado" é o filme mais famoso do público jovem na época e um dos melhores do gênero da década.
    O clima da trama é agradável,cenas escuras,cinzentas e chuvosas.Trilha sonora melancólica,consegue animar ainda mais o espectador.
    Naomi Watts foi uma escolha perfeita para viver Rachel e o pequeno David Dorfman atua perfeitamente bem.
    gabriel.dsanchez
    gabriel.dsanchez

Enviada em 14 de maio de 2023
    Retornei à franquia Chamado para me preparar para a mais nova entrada: O Chamado 4. Em 2023, tenho a visão se os três primeiros filmes da franquia comportam o teste do tempo, começando por O Chamado de 2005.

Este filme é a adaptação americana da adaptação japonesa Ringu, que por usa vez é a adaptação do livro Ring de Koji Suzuki. A premissa é a mesma em todas as obras: uma maldição cai sobre as pessoas que assistem a uma fita de vídeo cassete amaldiçoada. Sete dias é o tempo de vida restante dos amaldiçoados.

Por mais que estas sejam as adaptações mais conhecidas, houve outras, mas não as assisti para conseguir compará-las.

Acho que o ponto negativo de O Chamado, assim como em Ringu, é que o filme não consegue captar a essência do livro de Suzuki, que é a investigação. A obra de Suzuki lida com temas sombrios e preconceituosos que certamente não entrariam nas adaptações, mas a essência da investigação que Suzuki discorre em seu livro se perde em O Chamado. Também em Ringu, em O Chamado a maldição da fita de vídeo cassete já existe no folclore urbano, facilitando o início da investigação pela origem da fita.

Outro elemento que as adaptações para cinema não conseguiram traduzir é a mensagem da fita. Em O Chamado, a fita é apenas mórbida, enquanto no livro a fita existe por um motivo elaborado.

Agora, se removermos a lente da comparação, O Chamado vale a pena? O filme usa bons efeitos visuais para a época. A atmosfera é sombria por toda a extensão do filme, ainda que o filme use truques baratos. Em 2023, O Chamado é um clássico do horror que, como a maioria dos clássicos, sofre da febre clássica de ser um bom filme que talvez já não atenda mais ao gosto do público mais jovem.

Contudo, a perfeição é apenas um desejo. O Chamado sofre com exposição forçada por conta da inclusão de Aidan à história, um garoto prodígio com tendências mediúnicas. Aidan move a trama sem explicação aparente, apenas porque sente as coisas.

O final é o esperado, se você já leu o livro.

O Chamado não reinventa o horror por focar mais no fator fantasmagórico do que na pseudociência proposta por Suzuki, mas o filme é um clássico do horror. Recomendável pela nostalgia.
    Victor467
    Victor467

Enviada em 2 de novembro de 2021
    Um filme com ar pertubador e cidade sempre nublada.Com uma história boa e várias partes pertubadoras.Um ótimo filme de terror psicológico,um dos melhores.
    Dennys R
    Dennys R

Enviada em 15 de agosto de 2021
    O melhor da franquia, é tenso, assustador... Achei uma pena não terem conseguido fazer boas sequencias.
    Leandro Franzoi
    Leandro Franzoi

Enviada em 22 de agosto de 2020
    Achei o filme bom, mas para mim deveria ter ainda mais Terror e susto. Mas recomendo assistir. Filme bom sim
    Marcelo Marques
    Marcelo Marques

Enviada em 9 de janeiro de 2020
    Muita investigação, muito suspense pra quase nada, nada praticamente de terror, não dá medo, você fica apreensivo esperando o terror chegar e ele nunca chega, como um filme de terror lançado em 2002 é absolutamente péssimo, se não fosse chamado de Terror eu poderia dar uma nota melhor, mais como eu assisti esperando terror foi uma bela decepção, absolutamente horrível !
    Victor Santos
    Victor Santos

Enviada em 6 de novembro de 2019
    Mais ou menos sem muito sentido como a menina fez aquela fita e os outros pela mor
    Cada um é uma estoria boba e sem muito nexo.
    Caio M
    Caio M

Enviada em 5 de julho de 2019
    Acho muito bom o enredo deste filme, diferente e melancólico, curto muito e para quem não assistiu recomendo assistir todos eles.
    Alexandre C.
    Alexandre C.

Enviada em 17 de abril de 2019
    Um clássico do terror e suspense dos anos 2000, um filme que cumpre o que um filme de terror promete, que è deixar os telespectadores com medo, e Samara saindo da TV aquele vídeo de VHS são marcantes.