Polícia Federal - A Lei é Para Todos
    3,6
    Você assistiu Polícia Federal - A Lei é Para Todos ?

Daniel Abdon F.
    Daniel Abdon F.

Enviada em 28 de março de 2018
    Este filme é um desserviço a nação brasileira. Se o Brasil fosse um país sério os envolvidos nesta obra estariam cumprindo prisão perpétua. E não somente se restringindo aos responsáveis diretos, extendendo aos filhos e netos.
    Dagmara Cristina S.
    Dagmara Cristina S.

Enviada em 5 de março de 2018
    Excelente filme! Pra quem ainda não conhece os bastidores do trabalho policial no combate contra a corrupção que assola o país.
    W O.
    W O.

Enviada em 3 de março de 2018
    O filme Polícia Federal - A lei é para todos trata do início da operação lava-jato e as suas sucessivas fases que culminaram na prisão do ex-presidente Lula, e tinha tudo para ser uma obra prima pelo rico tema a ser explorado, porém a falta de criatividade na direção do filme tirou-lhe todo o brilho, levando o expectador a assistir pasmo, procurando até o último minuto do filme, um momento de emoção, que não aconteceu.

A preocupação em detalhar as fases da operação tornou o filme excessivamente didático, levando o expectador, por mais de uma vez, à cena em que o delegado se reúne com sua equipe e explica os pormenores da operação em frente a um quadro branco, cena que, se o filme tivesse um foco, não precisaria se repetir.

E não é difícil, na verdade, entender que o filme só tinha dois focos, o primeiro era a delação premiada do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, delação essa que praticamente desencadeou a queda, em efeito dominó, dos poderosos da administração pública. O fato é pouco explorado no filme e, além disso, mal feito, sendo realizado numa sucessão de cenas que, talvez, uma pessoa que não esteja devidamente ciente do que foi a operação, não entendeu essa cena, ou não lhe deu a devida importância.

O segundo foco do filme é, sem dúvida, o condução coercitiva do ex-presidente Lula, que é onde o diretor consegue criar um pouco de clímax, depois de horas de tédio. Contudo, o diálogo fraco, a falta de trilha sonora (ausente em todo o filme), e a incapacidade em criar um momento de apreensão no expectador, criar aquele drama, que faz você esquecer a pipoca por um momento, torna o fato irrelevante, não convence.

O tema tinha tudo para ser um filme, mas se tornou uma sequência de cenas frias e didáticas, talvez uma matéria jornalística, ou um twitter sobre o tema, chamasse mais a atenção, talvez o diretor seja mais capacitado para produzir uma série ou uma novela, algo que requeira mais tempo para entender, para ligar os fatos, e não uma mensagem para ser passada assim, em duas horas.
    Flavio O.
    Flavio O.

Enviada em 3 de março de 2018
    Assisti no cinema e, aproveitando q o TeleCine está com sinal aberto, já revi umas 3x essa semana.
    O filme é muito bom! Gostei da atuação da Flávia Alessandra, do Calloni, do Bruce e do Marcelo Cerrado, os quais fazem os papeis dos principais membros da equipe da Lava Jato. Destes eu acredito q o Marcelo Cerrado tenha sido o melhor ao representar muito bem a personalidade e o estilo do Sérgio Moro. O Roberto Birindelli como o Youssef e o Ary Fontoura como Lula são um caso a parte. A atuação dos 2 é excepcional! Representaram muito bem a personalidade desses algozes da nação.
    É importante ressaltar que representar pessoas do mundo real é bem diferente de criar um personagem com personalidade própria, ainda mais quando essas pessoas não são pessoas da mídia. Por isso, digo q os atores que representaram os membros da equipe da Lava Jato foram bem.

Apesar de terem dado um incrementada nas sequências em que são reproduzidas as operações da PF, como aquela perseguição ao caminhão de palmito, é claro que não dá para esperar um filme com cenas de ação ao estilo Hollywood. O filme é baseado em fatos reais e não poderia fugir muito do q é proposto: Mostrar o trabalho da Polícia Federal durante esses anos de operação Lava Jato. Achei a dosagem de suspense foi um pouco forçada. Isso poderia ter sido melhor trabalhado e espero que melhorem no 2° filme.

No tocante a cronologia dos fatos e a história do filme, há buracos. Pularam detalhes importantes, como prisões de tesoureiros do PT, a história dos Schahin, o caso da refinaria de Passadena, a prisão de Cerveró, etc. Mas entendo que devido a quantidade de fases da Lava Jato, resumir esses 3 anos de operação em um filme seria complicado. Fora isso, foram bem fiéis aos fatos e detalhistas em alguns aspectos que deram aquele ar de indignação e as vezes de humor, como a cena que mostra os advogados levando itens de luxo para seus clientes na cadeia e a repórter do portal 720 (sátira do Brasil 247. kkkkkk) defendendo os corruptos do PT.
    Além disso, o diretor retratou um pouco da vida pessoal dos personagens principais, mas sem exageros e nada que tomasse muito tempo.
    Infelizmente, muitas criticas que vi sobre o filme, inclusive a do AdoroCinema, são políticas. O filme não é de esquerda nem de direita, apenas segue os fato. Como a cronologia termina em março de 2016, é claro que o ápice seria a condução coercitiva do Lula. Deixar de fora isso ou dar pouco destaque a algo tão esperado seria desanimar o público de assistir. A condução coercitiva do Lula e os fatos daquele período culminaram na maior manifestação da história do ocidente em 13 de março de 2016. E os fatos que se seguiram dali, como a indicação de Lula como ministro e a revolta popular, não poderiam ser ignorados ou minorados. Portanto, o diretor fez muito bem em tratá-los com destaque. E isso não o torna parcial, mas alguém preocupado com o sucesso do filme e com o público.
    Para quem acompanhou de perto a Lava Jato, como eu, acredito que tenha muito pouco a reclamar do filme. Que ele fique e sirva como registro histórico desse momento tão importante que o Brasil viveu e ainda vive.
    Carla B.
    Carla B.

Enviada em 1 de março de 2018
    O filme é muito bom... Assisti com o meu filho e eu me empolgava com em um filme de ação . Meu filho dizia: "mãe mas isso já aconteceu!" e eu respondia: " Eu sei, mas estou assistindo filme como se fosse um longa de ação normalmente". E foi isso que achei...O filme prendeu minha atenção, foi uma das raras produções brasileiras que assisti com entusiasmo. Li algumas críticas de impressa e do próprio site e o que mais me incomodou foi o fato de criticar as cenas dos personagens em família e entre amigos, com se fossem super-heróis. Infelizmente a "mídia", inclusive muitos influentes do cinema nacional e internacional querem "exibir" que isto não existe. Mas é mentira! Existe sim. Pessoas e famílias que vivem felizes em seus lares buscando o bem comum existem! E por que não podem ser detetives e juízes?
    Enviada em 26 de fevereiro de 2018
    Filme excelente, mostra a operação pelo lado de dentro, é muito esclarecedor, pois foi descoberto o maior esquema de corrupção do mundo , a partir de uma apreensão de carga de drogas no meio de palmito. Todo brasileiro deveria assistir!
    Diony Neto C.
    Diony Neto C.

Enviada em 25 de fevereiro de 2018
    ÓTIMO FILME!!!!! Todo brasileiro deveria assistir; o povo precisa acordar e evoluir, perceber o quanto é manipulado e feito de palhaço pelos corruptos, que inclusive agem como se isso fosse muito normal. Pra quem não entende de política ou não tem nem ideia do que é a operação Lava Jato o filme é bem esclarecedor, simplifica para que o leigo possa saber do que se trata e abra os olhos para a triste realidade do nosso país...o filme vai ajudar quem tá em cima do muro acordar!!!!
    Matheus M.
    Matheus M.

Enviada em 25 de fevereiro de 2018
    Ele realmente demostrou o que a de ocorrido na política brasileira, e mostra um lado que a mídia nacional do mesmo não demonstra com clareza!
    Israel A.
    Israel A.

Enviada em 24 de fevereiro de 2018
    Escreva uma crítica com, no mínimo, 100 caracteres...
    Escreva uma crítica com, no mínimo, 100 caracteres..
    Escreva uma crítica com, no mínimo, 100 caracteres....
    Escreva uma crítica com, no mínimo, 100 caracteres.
    Matheus H.
    Matheus H.

Enviada em 4 de fevereiro de 2018
    filme sensacional, me fez lembrar um pouco de tropa de elite, o filme me pareceu justo cita muitos partidos, mas fala mais do partido que estava mais envolvido no começo da lava jato