Moonlight: Sob a Luz do Luar
    Você assistiu Moonlight: Sob a Luz do Luar ?

Anderson  G.
    Anderson G.

Enviada em 24 de fevereiro de 2017
    Para quem for ver o filme sem ter lido a sinopse e não ter visto trailer ou qualquer noticia do filme, “Moonlight” surpreende, pois dá toda impressão de tratar de um tema e surpreende totalmente, vemos gangster, subúrbios, drogas, violência, e o tema do filme é sexualidade, ou melhor, a compreensão dela. Temos um roteiro adaptado de uma peça, e muito bem adaptado, seguindo uma linha narrativa ao qual cada ato do filme representa uma etapa da vida do nosso protagonista e todos as pessoas ao seu redor também crescem e todos os atores mudam, com a exceção de sua mãe. Vemos a historia de Chiron, um jovem que vive as margens da sociedade, vivendo uma relação de ódio e amor com sua mãe que é dependente química, a onde buscas laços afetivos em outra família, vivendo a mercê da discriminação por sua personalidade e vivendo com duvidas sobre sua sexualidade, vemos 3 etapas da vida de Chiron. O filme trata sobre a auto descoberta de uma maneira visceral, ele não é bonitinho ou romântico, ou busca a descoberta da juventude através de flores e amor, não, ele pe pesado, violento, chocante, importuno, como eu disse antes, é uma maneira visceral de tratar o tema. A fotografia do filme é completamente linda, com uma paleta azul, como focos que embaçam e misturam passagens,a fotografia as vezes é quase experimental, e eu particularmente gostei muito, a trilha sonora do filme é completamente perfeita, lotada de musicas instrumentais que ditam o tom do filme, ele sabe ser pop na hora certa, e se utiliza da musica para conversar com a narrativa do filme, também temos uma ótima mixagem de som e uma boa edição, e a câmera passeia atrás de nossos personagens e gosta de filmar em perfil. Todas as atuações são espetaculares, embora apareça apenas no primeiro ato do filme, Mahershala Ali rouba completamente a cena, e Naomie Harris, a única que aparece nos três atos do filme, impressiona nos três atos, lotada de improvisações, ele é destetavel, amável, ela entra dentro da câmera e quase que quebra a quarta parede, e os 3 atores que interpretam Chiron cumprem seu papel com perfeição, e é incrível como os 3 conversam no filme, mesmo que muito diferentes, a primeira participação de Barry Jenkins como diretor é ótima, me dá a sensação que esse é o trabalho de sua vida, mesmo assim, vamos acompanhar de perto sua filmografia. Por fim, “Moonlight” é bom filme, tecnicamente muito bom, as vezes foca demais no que não deveria e deixa muitas lacunas, mas isso é uma opção de Barry, embora eu não concorde eu entendo, e gosto muito do filme.
    Ricardo M.
    Ricardo M.

Luz e Experiência.

Chiron é um jovem garoto que, sempre buscando fugir de colegas que o reprimem, encontra no traficante Juan (Mahershala Ali) o primeiro indicativo de que sua vida será marcada por momentos de descobertas. E é justamente esse o propósito de MOONLIGHT: SOB A LUZ DO LUAR, que trafega por três grandes momentos da vida do protagonista, desde a infância, adolescência e a fase adulta.

Trata-se de um filme curioso por não levantar bandeiras para nenhum dos lados citados dentro da narrativa, deixando que a reflexão pessoal de cada um decifre a importância daquilo que foi exibido, inclusive do final. São momentos em que as dificuldades da vida surgem e se mostram quase que intransponíveis, já que o amadurecimento pode ser reflexo direto das experiências em que uma pessoa é levada a vivenciar.

MOONLIGHT - SOB A LUZ DO LUAR é um filme sobre auto-descoberta, aceitação e solidão. Apesar de tecnicamente impecável, não é para qualquer público, visto que existem alguns elementos que desafiam o preconceito a aceitar. Mas para os que admiram arte sob qualquer circunstância, sem dúvida será um bom entretenimento.
    Juarez Vilaca
    Juarez Vilaca

Enviada em 24 de fevereiro de 2017
    Um grande filme, um drama familiar e na vida de Chiron, personagem principal. O tema principal é sexualidade, dessa vez na vida de um negro, filho de mãe solteira, prostituta e viciada, num ambiente onde a droga é um meio de vida. A história se prende na vida de Chiron, desde a infância, passando pela adolescência e chegando ao adulto. Os atores infantil e adolescente, embora sem muito brilho, não comprometeram o filme. A direção compensou com muita qualidade e principalmente com os atores adultos, Mahershala Ali e Trevante Rhodes (Chiron), excelentes. A questão da sexualidade é tratada de forma bem sutil, como deve acontecer em todas as pessoas. Primeiro a desinformação e insegurança da criança, quando tem dúvida se é ou não viado. Depois a descoberta de sentimentos escondidos em uma personalidade introvertida, fechada e inibida e finalmente a fase onde se abre para uma realidade. Todas essas fases são filmadas de forma discreta e sem estereótipos ou apelações. No final fica um filme poético e agradável, embora o tema seja um pouco complexo. Vale a pena.
    Adriano Silva
    Adriano Silva

Enviada em 28 de março de 2017
    Escrito e dirigido por Barry Jenkins o filme retrata a vida nos anos 80 em meio a pobreza, drogas e violência. Moonlight conta a vida de Chiron em três fases, infância, adolescência e adulta. Na infância o pequeno Chiron vivido por Alex Hibbert é uma criança acuada que vive em Miami com sua mãe Paula interpretada por Naomie Harris. Chiron tinha que conviver com o bullying na infância e com a mãe drogada e desde cedo seus amigos os chamavam de bicha, sendo que ele mesmo não sabia o significado. Na adolescência Chiron agora é vivido por Ashton Sanders. A vida para ele esta cada vez mais difícil e agora os problemas aumentavam cada vez mais. Na fase adulta quem assume é Trevante Rhodes (era sua estréia no cinema). Chiron agora já é líder do tráfico e anda em carrão e cheio de ouro, o que não muda é sua busca pelo autoconhecimento, em suas três fases sempre foi assim. Moonlight é um filme muito forte e muito bem contado. A questão da raça e preferencia sexual que é retradada é algo difícil de ser trazido para o cinema. Eu fico com sensação de ter assistido outro filme diferente do que eu realmente esperava. O filme é muito bem filmado com destaques para as cenas que focam no olho do personagem, é muito forte. Tem uma ótima direção, uma bela fotografia (digna de oscar), mais eu sinceramente esperava mais do filme e principalmente do final. Moonlight: Sob a Luz do Luar esta indicado a 8 categorias do Oscar, incluindo a de melhor filme. Naomie Harris esta perfeita em sua interpretação, ela consegue atuar com muita força e transformar sua personagem em agonia, dor e tristeza. muito bem indicada a melhor atriz Coadjuvante. Não intendi a indicação de Mahershala Ali, seu personagem mal aparece no filme. Moonlight é um filme direto, forte e que divide opiniões.
    Gabriella Tomasi
    Gabriella Tomasi

Enviada em 22 de fevereiro de 2017
    (...)é um filme obrigatório para todos. Ele é sobre amor e aceitação.É uma obra atemporal sobre nossas vidas.
    Hugo D.
    Hugo D.

Enviada em 21 de fevereiro de 2017
    Um filme com uma ótima sinopse, mas que não consegue entregar o que promete. É um drama muito dramático mesmo, mas que acaba sem o menor envolvimento por conta das atuações muito travadas em todas as três fases da história. Se salvou apenas Naomie Harris que passa uma verdade na pele da mãe viciada em todas as fases do filme. O protagonista é fraco em todos os momentos e é impossível entender a indicação de Mahershala Ali para ator coadjuvante, ele mau aparece no filme.
    Vitor Araujo
    Vitor Araujo

Enviada em 18 de fevereiro de 2017
    Vida. Negro. Homossexual. Drogas. Bullying. Lento. Parado. Triste. Gueto. Sofrimento. 3 partes. Atuação.
    Marcelo Lopez
    Marcelo Lopez

Enviada em 11 de fevereiro de 2017
    Quem Sou? Onde Estou? O quê estou Fazendo?

A historia é dividida em três momentos do personagem Chiron: infância, adolescência e fase adulta. É um filme cheio de silêncios, de medos e frustrações, mas todos esses ingredientes amargos são postos em cena de uma forma muito sensível e tocante sem tornar o filme piegas ou melodramatico. E o desenvolvimento dos personagens, faz com que criemos uma empatia com seus dilemas. De fato, o personagem central reflete a sensação de não saber ao certo quem é, onde deve estar e o que fazer consigo. E a sua introspecção proporcionou momentos muito bonitos no filme, onde suas emoções puderam ser comunicadas apenas através de imagens sensoriais (sejam visuais, auditivas, olfativas, sonoras, tácteis).
    Também destaco a função da belíssima fotografia, das atuações sinceras, e das diversas camadas expostas dos personagens, que foram capazes de despertar humanidade em tipos tão marginalizados e estigmatizados no cinema.
    Moonlight - Sob a Luz do Luar é um filme para quem consegue apreciar com calma o desenrolar de uma trama que é, ao mesmo tempo, perversa e poética.
    Vitor I.
    Vitor I.

Enviada em 23 de fevereiro de 2017
    muito parado e simplista. um romance bobo numa historia cliché que não resolve nada. o filme só se promove por ser sobre romance gay.

Enviada em 7 de fevereiro de 2017
    Bom filme e nada mais! Esperava muito desse filme, mas por parte me decepcionei, pois o roteiro é bom, mas tem falhas sérias de desenvolvimento, muito meloso, chegando a ser chato, a parte afetiva e descobrimento da sexualidade de gays tem foco muito exagerado, uma forma forçada da direção de mostrar o Homossexualismo, tendo em vista que tem que mostrar isso com naturalidade, assim fazendo com que torne comum as escolhas de cada um! Destaque do filme com certeza é Ali como ator coadjuvante, onde terá seu 1° óscar, pois sua atuação mesmo sendo pequena no filme, se torna grandiosa pelo seus três jeito e diálogos compenetrantes, sua elegância na atuação é marcante,tendo a primeira parte do filme o melhor do entretenimento.