Kardec
    Você assistiu Kardec ?

Shujin
    Shujin

Enviada em 25 de maio de 2019
    Filme bem interessante e muito bem realizado. Wagner de Assis já tinha provado o que valia quando fez Nosso Lar, outro filme excelente. Todos os envolvidos estão de parabéns.
    Ismênia N
    Ismênia N

Enviada em 24 de maio de 2019
    KARDEC: a história por trás do nome

Kardec: a história por trás do nome, foi lançado nos cinemas, em todo o Brasil, no último dia 16, quinta-feira. O filme conta o drama e a luta de um homem cético que “desdenhava da febre” do momento: invocações de espíritos por toda Paris, resultando na fenomenologia das mesas girantes.
    Rivail, logo se deu conta de sua missão: a de trazer à luz do conhecimento espiritual a revelação da Doutrina dos Espíritos, a qual tem como princípios básicos: Deus, a imortalidade da alma, a reencarnação, a comunicabilidade dos espíritos, os diversos mundos habitados, o Evangelho de Jesus em consonância com as máximas morais e a relação do homem encarnado com os desencarnados, e sua relação com o mundo corporal. Além de analisar a existência do mundo real primitivo, onde todos fomos criados, ou mundo dos espíritos, ou ainda, mundo espírita.
    O filme mostra a trajetória do cientista e pedagogo Hippolyte Léon Denizard Rivail, Allan Kardec, interpretado pelo ator Leonardo Medeiros, que em entrevista à Folha declara-se sobrinho neto de Eurípedes Basanulfo (médium mineiro). O elenco conta ainda com a presença de Sandra Corveloni, prêmio em Cannes, melhor atriz em Linha de Passe, 2008, trazendo relevância para o papel da esposa de Kardec.
    Kardec desejava que suas obras fossem lidas, não por ser de autoria de um homem das Letras e da Ciência, mas pela relevância de seu conteúdo. Como educador, cientista e autor de diversos livros e traduções da época, sabia que, se mantivesse seu nome original, certamente venderia muito, seria cômodo inclusive. Para Rivail, o conteúdo, filosófico – científico era mais importante que seu próprio nome. Este é o motivo de adotar o nome de uma encarnação pregressa, Allan Kardec.
    Foram 15 anos de muito trabalho, tudo escrito a mão; em um tempo que não havia luz elétrica. Entregou-se completamente a cumprir sua missão dada pelos Espíritos Superiores trabalhando incansavelmente. Tudo isso só foi possível graças à sua persistência e coragem. Foram muitas as incompreensões e perseguições. A esposa Amélie Gabrielle Boudet foi a grande incentivadora nas horas difíceis.
    Baseado no livro do jornalista Marcel Souto Maior, Wagner de Assis, diretor do filme, conseguiu ilustrar a época com fotografia, figurino, direção de arte. Toda ambientação nos remetia à histórica Paris de 1800. Uma verdadeira viagem no tempo. A igreja de Notre-Dame aparece inúmeras vezes no filme. Todas as filmagens foram realizadas antes do incêndio, ocorrido no último 15 de abril. O filme tem tudo para estar na lista dos melhores da Academia Brasileira de Cinema, e até mesmo concorrer a prêmios nacionais e internacionais.
    Conforme toda obra realizada por homens, sempre haverá algum quesito em que este ou aquele apontará como imperfeito, como em desacordo. Mas, sem entrarmos no mérito da questão, haja vista que somos falíveis e imperfeitos, digo apenas que o mais importante foi mostrar as lutas e as dificuldades de Kardec no século XIX para a conclusão de seu trabalho.
    Segundo o Portal Veja, 253 mil pessoas em todo o Brasil foram aos cinemas para assistir ao filme no último fim de semana, o qual arrecadou 4,4 milhões de reais. Fica o convite para quem ainda não foi assistir a ele, conhecer a história de um homem que trouxe a doutrina dos espíritos superiores à humanidade. O filme, biográfico, concede a oportunidade de arrancarmos os pré-conceitos que não mais deveriam fazer parte de nós, em pleno século XXI.

Ismênia Nunes - Jornalista
    Ismenianunes.jornalismo@gmail.com
    Oscar B
    Oscar B

Enviada em 24 de maio de 2019
    Adorei o filme que mostra fielmente a historia de Alan kardec, recomendo para os seguidores da doutrina espirita como para as demais pessoas que querem conhecer como foi o inicio desta doutrina maravilhosa.
    Waldon V.
    Waldon V.

Enviada em 23 de maio de 2019
    Bom filme, só achei que faltou humanizar mais o Kardec. Por exemplo, Kardec acreditava que a França era mais evoluída que outras civilizações, como algumas da Ásia, por exemplo. Tudo bem que todos nós temos um pouco de nacionalismo, achando que nossa cultura, país, tribo ou até o jeito de ser é melhor que o dos outros, mas seria interessante se o filme tivesse mostrado esse lado do Kardec, ainda que fosse por pouco tempo. Mas de resto é um bom filme, recomendo, principalmente pela boa reconstituição da Paris da época.
    Tatiana D.
    Tatiana D.

Enviada em 22 de maio de 2019
    Sensacional, emocionante, uma lição de fé e amor! Como entender que realmente só a caridade nos levará a um mundo melhor.
    Indico de olhos fechados.
    Talita F
    Talita F

Enviada em 21 de maio de 2019
    Filme maravilhoso, ótima direção de arte, ótimo cenário etc.
    História mostra realmente o que queremos ver o nascimento de uma nova doutrina. Recomendo o filme a todos que são espíritas? Espiritualistas e aos que tem coração aberto para conhecer mais sobre a essa bela religião.
    Alvaro Sá de Castro M.
    Alvaro Sá de Castro M.

Enviada em 21 de maio de 2019
    Uma verdadeira aula de Espiritismo e da história de Kardec. O comportamento de Kardec deve inspirar até os não espíritas que assistirem. Sei que, cinematograficamente, o filme deixa um pouco a desejar. A forma é meio teatral. O conteúdo, entretanto é excelente. Sei que os cinéfilos ortodoxos vão torcer o nariz para a minha nota. Aínda assim, não posso deixar de dar nota cinco. Parabéns aos realizadores, produtores e elenco.
    Ronaldo J
    Ronaldo J

Enviada em 21 de maio de 2019
    Excelente filme biográfico. Linda fotografia e enredo. Para os que não conhecem a Doutrina Espírita, é uma bela síntese de como ele foi descoberta. Aos conhecedores, uma oportunidade de visualizar a história e renovar os ideais.
    Daniel O
    Daniel O

Enviada em 20 de maio de 2019
    Brilhante atuação, o filme nos transporta para a França antiga, muitas vezes foi impossível conter a emoção, nos restaura a fé, aquela fé inabalável, todos de Parabéns, super recomendo...
    Henrique R.
    Henrique R.

Enviada em 20 de maio de 2019
    Me surpreendi com a produção, excelente filme, me fez perceber a dificuldade da tarefa que Kardec aceitou na divulgação de verdades tão revolucionárias e surpreendentes para aquela época! E ainda hoje! No final o filme deixou aquele gostinho de querer mais, duas horas passaram rapidinho, ficaria mais duas horas tranquilo no cinema! O filme conseguiu despertar emoções e sentimentos positivos que nos emocionaram varias vezes . Super recomendo a todos irem assistir! Parabéns a todos que contribuíram para esta obra belíssima sobre a vida de Kardec!
    #kardec
    #kardecfilme