Cópias - De Volta à Vida
    2,8
    Você assistiu Cópias - De Volta à Vida ?

Hugo Sama
    Hugo Sama

Enviada em 6 de janeiro de 2020
    Filme muito bom, te prende do inicio ao fim.
    quem não gostou não entendeu ou está preso a dogmas religiosos!
    João Carlos
    João Carlos

Enviada em 24 de novembro de 2019
    CÓPIAS - DE VOLTA À VIDA | CRÍTICA

Certa vez, ao ir assistir um filme no Cinema, um conhecido meu salientou: "Se for ruim eu vou detonar, não quero nem saber". E é com base nessa frase do mesmo que velhos lhes falar sobre Cópias - De Volta À Vida. Primeiramente, gostaria de ressaltar que não pretendia assistir isso hoje, mas circunstâncias extremamente desprazerosas me levaram para tal acontecimento. Digo, até tinha um certo interesse no filme, mas não estava em minha lista de prioridades, mas já que me encontrei em determinada situação, achei que enfim poderia desfrutar de um bom momento. Há, "Que Mentira Linda", a referência fica por conta de vocês. Sem mais delongas, vamos ao que interessa.

SINOPSE: Depois de um grave acidente de trânsito que matou toda a sua família, um neurocientista (Keanu Reeves) sente que perdeu o sentido da vida. Utilizando seu meio de trabalho, ele se torna obcecado em trazê-los de volta, mesmo que isso signifique desafiar boa parte do governo e, principalmente, as leis da física.

Com uma sinopse como essa, até poderia ter uma chance de aparecer algo interessante, se ao menos soubesse o que entregar. O que não é o caso de Cópias, filme com um roteiro fraco, corrido e raso, aliado com uma direção sem um pingo de inspiração, chega em forma de uma experiência desprazerosa e incômoda, suficientemente necessária para entediar o telespectador em sua duração, ao mesmo tempo que o deixa confuso sobre o que foi que ocorreu. Ao escrever "confuso", não estou falando de algo com uma trama inteligente e exigente de uma interpretação, capaz de ficar na mente do telespectador por dias, e sim de um conjunto técnico e narrativo desleixados que infelizmente também ficam na cabeça do telespectador por dias, afinal, é difícil esquecer essa dor.

Mas OK, vamos por parte. O diretor Jeffrey Nachmanoff demonstra uma total falta de inspiração aqui, com uma direção fraca e avulsa, o que fica é um conjunto de imagens desconexas da real sensação da cena. É como se o diretor não conseguisse traduzir o roteiro, e entrega uma direção enfatizada em momentos de pouca exigência de uma enfatização, como se estivesse se esforçando para criar um drama em cima de algo raso. A direção, ao entregar ângulos cinematográficos conhecidos (Holandês, para citar um exemplo) a fim de tonificar e realçar determinada cena, tenta despertar sensações positivas no telespectador. No entanto, o que causa é um estranhamento estético, pois uma direção fraca e sem consistência não forma um bom casal com ângulos cinematográficos. Diria que aqui seria necessário um certo talento estético para saber criar um momento propício para o uso de um desses ângulos, e não apelar para uma edição mal feita para tentar disfarçar uma falta de consistência.

Por falar em edição, gostaria de me aprofundar mais nesse quesito, junto com a montagem. Com cortes rápidos de cena em cena, e com um roteiro raso, repleto de personagens igualmente rasos, a entrega é um conjunto de dificuldades de conexão com o filme, causando uma distância entre público e obra, resultando em uma experiência desagradável para os olhos. O telespectador não tem tempo de usufruir de uma cena com os personagens, pois em sua maioria, o filme é muito acelerado. Esse estilo de montagem torna-se 100% prejudicial se olharmos o roteiro. Muitos problemas se encontram aqui, no roteiro. Primeiramente gostaria de salientar um certo grau de expositividade presente aqui, mas, cá entre nós, isso não seria nem considerado problema perto do que possuímos. Repleto de personagens rasos, e suficientemente acelerado para não permitir que o público os conheçam um pouco no primeiro ato, o que encontramos aqui é uma pressa prejudicial para com toda a obra. A jornada do protagonista em querer ressuscitar sua família torna-se rapidamente entediante devido a uma falta de interação e desenvolvimento com seus ente queridos que possam ser suficientes para nos convencer sobre essa empreitada. Querem outro problema? Embarcamos também em uma jornada que qualquer tipo de suspense ou mistério em cima dos ressuscitados não funcionam, justamente pelo fato de nem sequer os conhecermos, nem sequer sabemos quem são, praticamente. Como mencionado lá em cima, a direção enfatiza momentos errados. spoiler:
    Tome como exemplo a cena em que a esposa passa a ter uma mínima suspeita de que tem algo de errado com ela. O diretor filma essa cena em ângulo holandês, indicando um perigo que a personagem poderia se tornar caso descobrisse a verdade, dando um certo destaque para o momento. Resultado? Descobre de uma forma 100% clichê, e quando descobre praticamente leva numa boa, não fazpraticamente nada ! E, OK, talvez o ângulo holandês estivesse lá para indicar alguma outra coisa? Justo. No entanto, a resolução dessa questão não corresponde aos certos destaques que a direção fazia questão de dar. spoiler:
    . Mencionei um pouco a direção para poder exemplificar melhor a falta de visão do diretor em cima do roteiro. Existem outros exemplos, mas não é o caso de me estender falando sobre. Não vale nem perder esse tempo.

Ok, OK, OK. Cópias - De Volta À Vida é um filme problemático em diversos aspectos que citei durante o texto, mas existe um em especial que não podia ficar de fora. Aos 45 do segundo tempo, o roteiro joga um Plot Twist ou, melhor dizendo, Projeto de Plot Twist de uma forma tão ridícula que foi mais eficaz em me fazer rir do que as tentativas de alívio cômico presentes no filme, e já que falei desses alívios, aproveito para dizer que alguns são inseridos na trama de uma forma muito aleatória e sem nexo, de resto não falarei mais, pois esse assunto já é extremamente relativo. O projeto de Plot Twist entrega uma mudança de tom distante do andamento da trama, que me peguei perguntando se estava assistindo John Wick (quem me dera). Em suma, parece que a equipe por trás da realização percebeu o tédio que o trabalho estava ficando, e decidiram jogar umas cenas de ação para pelo menos ver se tentavam entreter um pouco, só pode. Resultado? Uma confusão e baderna. Ah, e diferente de John Wick, as cenas de ação aqui não agradam, mas OK, isso é o bem de menos mesmo, comparar com John Wick foi só uma piada.

OBS: NÃO FALEI SOBRE ATUAÇÕES POIS ASSISTI O FILME DUBLADO, MAS JÁ ADIANTO QUE A DUBLAGEM TAMBÉM É RUIM!
    Emili Vieira
    Emili Vieira

Enviada em 18 de novembro de 2019
    Somente 3 pessoas iram ter sua vida de volta,o homem q ajudou o pai das crianças,irá morrer!!!!!!!!!
    Pablo M
    Pablo M

Enviada em 14 de novembro de 2019
    Mesmo com Keanu Reeves, o filme é muito entediante, não faz nenhum sentido cientifico, cheio de erros absurdos que mesmo sendo uma ficção, deveria ter um mínimo de coerência, uma empresa de biotecnologia que fica praticamente abandonada sem nenhum segurança ou funcionário, onde o Will Foster faz o que quiser sem ser incomodado.
    Rodolfo E.
    Rodolfo E.

Enviada em 5 de novembro de 2019
    Muito ruim... Um filme absolutamente mal feito, efeitos visuais horríveis, roteiro ridículo, péssimas atuações, se fosse estrelado por atores de categoria B, tudo bem ... Colocar Keanu Reeves pra fazer um filme desse é sacanagem. Ficção deve fazer sentido, ou ser totalmente sem sentindo, agora tentar explicar as coisas de um forma tão idiota como nesse filme é um insulto.
    Daiana Fanezi Beutler
    Daiana Fanezi Beutler

Enviada em 4 de novembro de 2019
    Adorei! Uma ficção maravilhosa que te faz pensar muitas coisas! Quem não faria o que ele fez se pudesse ter seu ente querido de volta?
    Yuri L
    Yuri L

Enviada em 30 de outubro de 2019
    Filme sensacional! Infelizmente não tinha verba para efeitos especiais melhores, mas a história é muito boa!
    Fernando L
    Fernando L

Enviada em 30 de outubro de 2019
    Após assistir o filme, me perguntei : como o Keanu Reeves se prestou a fazer um filme destes? Será que está ruim de grana? Um roteiro pra lá de forçado. O cara sofre um acidente, mata a família toda e a primeira coisa q faz é ligar para o amigo para trazer um "invento" para clonar ser humano.que não tinha funcionado? No mínimo, o cara estaria em choque enocional (o celular deve ter sido fornecido pela produção) . Depois o amigo dele furta 3 eqptos q custavam uma baba, leva para casa do Bill num caminhão fornecido pela produção (só pode !), revive 75% da família. As barbaridades continuam e lá pelo final, usam um DEA para torrar o GPS ! Respeito quem gostou, é opinião e o meu "sarrafo" é muito alto.
    Luis B.
    Luis B.

Enviada em 28 de outubro de 2019
    O filme é muito bom. Se você gosta de ficção científica, não deixe de assistir. Aliás, minha esposa escolheu aleatoriamente, pois se eu tivesse lido as críticas, acredito que eu não teria visto, então estou começando a duvidar da relevância de alguns sites de críticas.
    Carlos E
    Carlos E

Enviada em 27 de outubro de 2019
    Filme retrata aquilo que, se pudéssemos, faríamos. As avaliações criticando roteiro, fotografia e efeitos especiais são, de certa forma, coerentes.
    O pior são os efeitos especiais e algumas pontas soltas, mas mesmo assim ainda vale a pena assistir.
    Assista pela paixão por filmes e não pra procurar defeitos.