Ressurreição
    Regular
    Ressurreição

Um outro olhar

por Lucas Salgado

A história de Jesus Cristo já foi retratada inúmeras vezes nas telonas. Jesus de NazaréJesus Cristo Superstar, A Última Tentação de CristoA Paixão de Cristo... E muito mais! Agora, é a vez de Ressurreição chegar aos cinemas tentando contar a história de um ângulo um pouco diferente. Não mostra o nascimento de Cristo, crescimento, pregações ou encontros com apóstolos. Não é uma história de original.

A trama se passa no ano 33 DC e foca sua atenção, como o próprio título já diz, na ressurreição de Cristo. Após crucificá-lo, o exército romano deseja afastar qualquer ideia de que Jesus seria alguém especial ou objeto de fé. Tentando afastar os boatos de que ele iria ressuscitar em três dias, os romanos decidem vigiar seu corpo, para provar que não tem nada de especial. No entanto, ele acaba desaparecendo. Diante disso, o oficial Clavius (Joseph Fiennes) é designado a encontrar seu corpo e abafar todos aqueles que idolatram Cristo.

Só de contar uma história um pouco diferente já faz de Ressurreição uma experiência um pouco mais satisfatória. Possui problemas consideráveis, mas também tem seus méritos. E o principal é que se trata de um filme. Não se trata de um caça-níquel qualquer atrás de dinheiro de fiéis. Tem uma história e se propõe a desenvolvê-la cinematograficamente.

Conhecido pelos trabalhos em Shakespeare ApaixonadoElizabeth, Fiennes realiza uma performance competente e com algumas boas cenas, mas não passa disso. O elenco conta ainda com as presenças de Tom FeltonPeter FirthMaria Botto. O neozelandês Cliff Curtis (Fear The Walking Dead) interpreta Cristo. Não entrega uma atuação propriamente boa, mas é interessante a opção do filme por um ator com o tipo diferente do que geralmente o personagem é retratado, mas próximo do que seria na verdade.

Risen (no original) é um filme com bons cenários e figurinos. Ao mesmo tempo, é tudo muito simples. Não se trata de um mega-orçamento. Com isso, algumas sequências acabam sendo bem pobres se comparadas com grandes produções hollywoodianas. Já na primeira sequência, vemos uma cena de batalha. Com um exército enfrentando o outro. O problema é que, como disse, trata-se de uma obra simples. Ou seja, temos uma dúzia de pessoas para cada lado e o que era para ser um grande combate é reduzido a uma piada.

De qualquer forma, é um filme que não ofende, mas também não tenta catequisar ninguém. Conta uma história. Tudo é muito simples e o ritmo não é bom, principalmente pelos 108 minutos de duração, mas não é algo ridículo, como tem sido a grande maioria dos filmes religiosos lançados nos últimos tempos.

• Felipe Kotzen
      A Luz sempre incomoda a escuridão, fato... Se fosse a respeito de Lúcifer nossa... Esse msm crítico iria destilar uma declaração de amor em forma de elogios e etc. Todavia Máximo respeito à todos que tiveram a CORAGEM de produzir esses 108 minutos de RESSURREIÇÃO que na minha HUMILDE OPINIÃO ficou muito impactante, direto e sincero... o império Romano já virou PÓ e Cristo continua RESSURRETO, VIVO E ETERNO, os próximos a dobrar os joelhos diante do TRIBUNAL serão os QUE SE DIZEM SENHORES DO MUNDO AMANTES DO OLHO QUE tudo vê ESSA CORJA QUE DESEJA O MUNDO SÓ PRA ELES!!!
    • Son Maximiana
      Achei o filme excelente pelas atuações, sobretudo do Cliff, que entrega um Jesus muito cativante e humano e o próprio Fiennes faz o que tem de fazer de forma muito competente. Em resumo não julgo pela baixo orçamento e efeitos do Filme e sim pela história e atuações, que pra mim foram excelentes.
    • Eduardo Neto
      A preocupação foi apenas em relação ao orçamento e as pirotecnias que um filme de holywood pode proporcionar, porém percebesse muita falta de conhecimento do crítico na análise da história, muito superficial e focado na produção, o conteúdo por si só faz que essas bobagens fiquem absolutamente em segundo plano.
    • Edmundo Alencar
      eu gostei muito do filme, como vc disse não tenta categorizar ninguém sou catolico, mas filme com apelo religioso é o O! A batalha foi bem pobre mas não tirou a qualidade do filme!! EU GOSTEI DE VERDADE E ASSISTI DUAS VEZES.
    • andreia coelho
      eu adoreiiiii o filme, me emocionei muito e fiquei muito feliz com a mensagem q ele me transmitiu, eu adoro o meu Cristo q vive e reina para todo sempre, amémmmmm!!!!!!!!!!!
    • andreia coelho
      eu adoreeeiiiiiiii o filme, me emocionei muito e fiquei tocada com a mensagem q ele me transmitiu....eu amoooo o meu Cristo q vive e reina para sempreeee.....amém!!!!!!!
    • Roberto Szabunia
      Gostei do filme, especialmente pela abordagem diferente, sob o ponto de vista dos romanos. Só uma observação: a batalha inicial é fiel, pois se tratava da repressão a um protesto violento, não uma guerra; guardadas as devidas proporções, era a polícia baixando o cacete nos bagunceiros (só que usando balas de verdade).
    • Paulo Brodt
      Filme EXCELENTE principalmente para pessoas com eu que gostam de detalhes sobre a bíblia para entendimento
    • Margarete Fernandes
      Creio que o filme foi baseado no livro de mesmo nome que certa vez encontrei e li na biblioteca da Ordem Rosacruz AMORC. Há mais de 30 anos.
    • Mestre do Espaço
      Excelente filme. A história pouco ou nada contada nos cinemas. Um Jesus sem o biotipo hollywoodiano. Só pena que não o lançaram em blu-ray por aqui.A cena em que Flavius encontra Cristo pela primeira vez e também o desabafo no bar do soldado que dormiu na vigília do túmulo são marcantes, cada uma no seu estilo. Também quando os discípulos tentam o lado direito novamente, seguido da cura do leproso.Repare: Flavius disse no início que o que mais queria era um dia sem morte. E foi exatamente o que ele passou a ter a partir do momento em que encontrou e passou a seguir Cristo. No geral, filme não bem entendido e não apreciado como mereceria.
    • Mestre do Espaço
      o filme passa a ser emocionante no momento que o oficial Clavius descobre a verdade e o desenrolar dos fatos a parti dali. Repare: Flavius disse no início que o que mais queria era um dia sem morte. E foi exatamente o que ele passou a ter a partir do momento em que encontrou e passou a seguir Cristo.
    • Mestre do Espaço
      A cena em que Flavius encontra Cristo pela primeira vez e também o desabafo no bar do soldado que dormiu na vigília do túmulo. Também quando tentam o lado direito novamente, seguido da cura do leproso.