A História da Eternidade
    • Folha de São Paulo
    • Revista Interlúdio

Almanaque Virtual

por Filippo Pitanga

“A História da Eternidade” é uma joia ímpar. Sua história se concentra em torno de três mulheres de gerações distintas com desejos reprimidos, num árido vilarejo do interior de Recife [...]. É usando a imaginação que elas sublimam as dores e dissabores.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Cinepop

por Wilker Medeiros

O diretor engendra planos abertos magníficos, não só pelos cenários impressionantes, mas pelo cuidadoso trabalho de mise-en-scène e figurino. Cada frame poderia facilmente ser emoldurado e se tornar um belo mosaico da vida rural.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

Um filme em que todos os elementos foram pensados e pesados. Camilo trabalhou com o que havia de melhor e, desse conjunto privilegiado, extraiu uma obra de impacto.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Papo de Cinema

por Willian Silveira

A beleza das sequências de Cavalcante guardam a amargura do impossível – ou da suspeita trazida pelo final, de que a dificuldade é tão grande quanto a sorte necessária.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Cineweb

por Alysson Oliveira

"A História da Eternidade" é um filme construído em seu tempo e espaço próprios.  Cavalcante, experiente diretor de curtas, encontra na forma meditada a materialização estética das emoções e experiências de seus personagens.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Diário de Pernambuco

por Érico Andrade

Três estórias que ocorrem em paralelo, mas quando justapostas, como numa bricolagem, revelam que as diferenças dos nossos dramas mostram um único ser humano repleto de recortes e fragmentos que se juntam apenas precariamente e desordenadamente.

A crítica completa está disponível no site Diário de Pernambuco

O Globo

por Daniel Schenker

Um trabalho repleto de qualidades, como a ótima fotografia de Beto Martins, pela detalhada direção de arte de Julia Tiemann, que imprime personalidade própria a cada um dos espaços fechados, e pelas interpretações de Marcélia, excelente nas passagens iniciais, sem fala, e Irandhir.    fghgf

A crítica completa está disponível no site O Globo

Omelete

por Gabriella Feola

Existe uma delicadeza no jeito em que Afonsina serve a comida ao seu pai quando ele chega em casa, na fala do tio, na sanfona do cego apaixonado. Essa preenche a dramaturgia mínima de "A História da Eternidade", ao som das últimas melodias compostas por Dominguinhos.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Zero Hora

por Roger Lerina

Apesar de centrado nos embates íntimos de três figuras femininas com nomes carregados de referências — Querência, Das Dores e Alfonsina —, o ponto alto do filme é a performance catártica de Joãozinho...

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Folha de São Paulo

por Cássio Starling Carlos

"A História da Eternidade" progride como uma sucessão de efeitos, uma ideia forte que se materializa por meio de instantes que no momento impressionam, mas logo tendem a se apagar. Ao final, torcemos para que os evidentes talentos de Cavalcante amadureçam em próximos trabalhos.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Revista Interlúdio

por Sérgio Alpendre

Tudo começa a ruir após alguns minutos de filme, mais especificamente a partir da performance desse homem exilado para “Fala”, canção dos Secos e Molhados. [...] A câmera é mais performática que o artista. Seu movimento constante e incerto tenta, sem sucesso, atingir o que a performance do artista não consegue: encanto.

A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio