La La Land - Cantando Estações
    Você assistiu La La Land - Cantando Estações ?

Eder Brito
    Eder Brito

Enviada em 7 de agosto de 2017
    Confesso que quando comecei ver o filme achei que iria me decepcionar porque não sou muito fã de filmes musicais porém queria ver porque o filme foi tão aclamado e tão premiado. E de certa forma me surpreendi sim, a musica de abertura continua na minha mente. O filme tem uma lição incrível de vida afinal cada escolha que fazemos na nossa vida as vezes somos obrigados a deixar algo para trás. Afinal até onde estamos dispostos a abrir mão para realizarmos nossos sonhos? É incrível, os minutos finais é uma reflexão pura. Vale muito apena ser visto, foi muito merecedor dos prêmios que ganhou. Fotografia Lindíssima. Vale muito apena.
    Gustavo N.
    Gustavo N.

Enviada em 29 de julho de 2017
    Damien Chazzelle, vindo do elogiado Whiplash, tira da manga a carta que mudaria a sua carreira de forma arriscada. Saindo do clima tenso, mas excelente, do último filme que havia dirigido, agora mergulha num cenário no mínimo, inusitado: um musical colorido, marcante e apaixonante. E deu certo. Muito certo,

Desde a sequência inicial embalada pela canção "Another Day of Sun", que abre muito bem o filme mostrando esse clima empolgante, algo fica bastante nítido: a individualidade de cada personagem.
    Na cena inicial, a câmera passa por diversos carros num engarrafamento comum típico de Los Angeles, mas o ponto é que cada um que dirigia os carros era um aspirante a ator que vai a L. A. para tentar a vida e esses estavam escutando estilos de música diferentes em seus rádios, mostrando essa dinâmica da canção, da vida ser embalada pela música e do sonho que jamais pode morrer, o que se faz presente no filme todo.
    Nessa sequência, os artistas começam a performar um ato, no qual a câmera brinca com cada um, enquanto a música toca e esses vão dançando ao longo da ponte, sem sequer um corte notável. O ânimo, a exaltação, a fantasia e a alegria transbordam.

Ao final dessa sequência, conhecemos nossos protagonistas (numa situação não muito amigável). O pianista endividado mas de bom coração, Sebastian (Ryan Gosling), e a barista Mia (Emma Stone), que trabalha num complexo cinematográfico.
    No que é o trabalho da sua vida, Emma Stone se faz uma incrível personagem central que se comporta com maestria em todas as situações apresentadas no filme, mas a química entre a sua personagem e o personagem de Gosling é o que contribuiu para tanto alvoroço da crítica.

Algo que também tem destaque no filme é sua trilha sonora. Justin Hurwitz fez algo inacreditável com esse filme, e reviveu um gênero decadente com composições magníficas e os intérpretes corretos.
    Todas as músicas querem dizer alguma coisa, desde "Someone In The Crowd" até "Audition", e as danças que se juntam a elas fazem uma combinação ímpar que marca a cena.

Porém como nem tudo é rosas, o filme tem seu conflito. Mas esse também é executado de forma magistral por Chazzelle.
    spoiler: Mesmo o filme não terminando da forma esperada, da forma mais perfeita, ainda assim, o roteiro nos presenteia com um final belíssimo e pra alguns emocionante, que nos dá um gostinho de como teria sido a linda jornada de Mia e Sebastian se esses tivessem ficado juntos no fim das contas. Mais uma vez a música se faz presente, na última composição do filme, que resume todas as outras e que fecha com chave de ouro essa obra-prima.

Colorido, exagerado, fofo, e emocionante. La La Land traz um ar de nostalgia, graciosidade e romantismo de uma forma tão doce mas tão doce, mas ainda assim, sendo equilibrado e na minha opinião, o filme de 2016.
    Otton S.
    Otton S.

Enviada em 3 de julho de 2017
    Amei o filme. Confesso que estava com um pé atrás por causa do gênero musical, mas me surpreendeu positivamente e prendeu minha atenção do início ao fim. Dos indicados ao Oscar que assisti até agora, pela ordem, acho que o a premiação deveria ter ficado com 1. Lion - Uma Jornada para Casa (Lion), 2. La La Land - Cantando Estações (La La Land) e 3. Ate o Ultimo Homem (Hacksaw Ridge).
    Uma ressalva. Já estou me cansando dos finais dos indicados. Todos com um final "triste".
    Jc V.
    Jc V.

Enviada em 2 de julho de 2017
    Realmente não é à toa que esse filme era o favorito de nove entre dez bolões para o Oscar. Mas ser o favorito não é necessariamente um elogio.
    Desde sua fotografia até o elenco La La Land foi pensado para cativar o público pelo estômago. Tem uma história linda, mas nem um tanto original, afinal um casal unido pelo acaso onde a mocinha se faz de difícil e o rapaz não sabe assumir logo seus sentimentos não é algo incomum. Mas o longa consegue fazer isso se forma bem humorada, sedutora e cativante ao olhar do espectador. Não é possível apontar um antagonista, ou explicitar ao certo quando, onde e porque a relação dos dois amentes começa à dar errado. Se é que deu errado... Apenas vemos a história seguir os passos de uma dança: Sem rumo, sem fim, sem corte, apenas reagindo à batida do destino.
    Contudo, ressalto que o estrondoso sucesso do filme só se dá por um saudosismo imputado na mente do público-alvo, já que filmes músicais são extremamente raros hoje em dia. Se fosse lançado nos anos 60 ou 70 La La Land seria taxado como falho em diversos quesitos. As letras são fracas se comparadas à melodia, muitas músicas tem os mesmos vícios, a mesma sonoridade de sua antecessora dando a impressão que estamos ouvindo um CD com apenas um grande sucesso, e as outras músicas estão lá pra ocupar o espaço vazio. Faltou variedade, mais recursos.
    Felizmente o desfecho é tão impactante do ponto de vista emocional que o sabor final deixado na boca te faz engolir todos os percalços técnicos sem sequer lembrar que eles estavam lá.
    Elvira A.
    Elvira A.

Enviada em 1 de julho de 2017
    Uma celebração à vida, à alegria, ao amor, à paixão pela profissão - isto é La La Land. Mia, aspirante a atriz, e Sebastian, pianista de jazz, perseguem os seus sonhos nas respectivas carreiras. Melhores cenas: o musical em meio ao congestionamento do verão californiano; Mia e Seb flutuando no ar, no Planetário; as referências a filmes marcantes, especialmente à "Casablanca"; e a melhor de todas e que levou mais tempo para ser feita, o casal dançando ao pôr-do-sol de Los Angeles. O filme segue uma narrativa linear, sendo dividido pelas estações do ano. A pergunta chave é: o que é mais importante, o amor ou a carreira? O filme rendeu seis Oscars, incluindo o de atriz (para Emma Stone), diretor (Damien Chazelle) e trilha sonora (que mistura vários ritmos, incluindo um clássico de Tchaikowsky). Ryan Gosling, o intérprete de Sebastian, também mereceria ser premiado. A cena final é emocionante.
    Luis B.
    Luis B.

Enviada em 18 de junho de 2017
    Muuuuuuito Chato!.... Não consegui nem assistir até o final. Tentei assistir com minha esposa. Ela também não gostou. Talvez seja uma característica nossa de não gostar de musicais, mas tentamos ver devido as criticas excelentes e altíssimas notas, tanto do site, quanto dos usuários, mas esse tipo de filme não é para mim. As imagens são bonitas, um filme muito colorido, com uma história de amor, mas é muito lento, muito chato, não deu para ver mesmo.
    Gustavo L.
    Gustavo L.

Enviada em 18 de junho de 2017
    `Cara, otimo filme. Fiquei com um pouco de receio de assistir o filme, mas vale muito a pena, quando acaba a vontade que dá é de por novamente, excelente!!
    Miguel A.
    Miguel A.

Enviada em 13 de maio de 2017
    Amei! O romance é imersivo e o roteiro é bem engraçado. A história de amor é triste, mas é linda. Os clichês são usados sem deslocá-los. O único problema é que o filme é muito longo.

Enviada em 5 de maio de 2017
    Há décadas não me emociono com um filme e pra falar a verdade nem me recordo quando foi a última vez. No caso de La la land quase rolou uma lagrimazinha mas fui forte e ficou apenas no sentimento. Não pensem que a emoção veio com alguma cena de morte, doença ou alguma tragédia do filme(bem cliché), foi apenas pela simplicidade que se torna complexa dentro do próprio contexto do filme (é meio difícil de entender mas quem viu o filme vai entender).

Para quem quer ver outro filme do mesmo diretor, recomendo o wisplash, que tem bastante jazz e é uma excelente produção, mas em La la land a escala deve ser considerada acima do excelente, pois as atuações estão fora do comum, assim como a trilha sonora, ambientação e tudo mais, realmente o diretor mereceu os diversos prêmios recebidos, pois o que foi feito supera qualquer expectativa e pode ser considerado o trabalho de uma vida.
    Ainda não assisti ao moonlight mas posso afirmar que vai ser difícil me convencer que é melhor que o La la land, pois faz muito tempo que não assisto um filme...que pode se dizer...tão completo.
    O filme é realmente uma obra de arte que vale a pena ser vista mais de uma vez, seja pela história ou pelas músicas.
    **Abaixo spoilers**
    Uma das coisas que chama a atenção no filme é como a busca por sonhos e os caminhos que tomamos nos leva a lugares diferentes. Achei muito bacana quando o Seb's é inaugurado e o filme mostra uma espécie de realidade alternativa onde o casal fica junto (em uma câmera mega rápida e com direito a uma compilação das músicas), mas nessa realidade apenas um deles realiza seu sonho. Achei esse ponto o grande diferencial do filme, pois embora os dois não fiquem juntos, ambos realizaram seus sonhos na totalidade e sabem que encontraram a felicidade.
    Finalizando é um filme que agrada em todos os pontos e com toda certeza mereceu oscar de melhor filme.
    Elviscm
    Elviscm

Enviada em 21 de maio de 2017
    É um belo filme. Roteiro bem elaborado. Para quem gosta de musicais, realmente imperdível. Atuações realmente excelentes dos atores principais.