O Lagosta
    Você assistiu O Lagosta ?

Diuly T
    Diuly T

Enviada em 28 de fevereiro de 2019
    O Lagosta é interessante porque trata de forma óbvia e até insultante nossa busca por aceitação social, e a pressão que isso exerce em nossas vidas. Em um mundo onde ser solteiro é expressamente proibido, a busca por um parceiro se torna superficial, e as pessoas se juntam não porque se apaixonaram, mas porque possuem características em comum. Existe um limite de tempo muito curto para encontrar um parceiro, sendo assim, os casos de casais formados por convívio são quase inexistentes. Mesmo assim, muitos conseguem depois de se unir, se apaixonar e aprender a amar o companheiro. Isso mostra também que o amor é uma ação consciente, que depende de escolhas, e que é possível aprender a amar uma pessoa mesmo sem ter se apaixonado a princípio.
    Ana P
    Ana P

Enviada em 7 de fevereiro de 2019
    O filme não é como a maioria: simplista! As metáforas são pertinentes e deixa aquelas interrogações sobre o comportamento social e suas implicações. Não é filme para quem gosta de roteiro mastigado.
    Lailaolliveira
    Lailaolliveira

Enviada em 7 de fevereiro de 2019
    Eu gostei bastante do filme. A princípio a ideia parece meio tosca e absurda, mas ao ver o filme, se percebe que é bom e tem um conceito por trás. Só achei que o final ficou por desejar, mas no geral é bom.
    Eloah M
    Eloah M

Enviada em 2 de fevereiro de 2019
    O filme é péssimo. Nada tem sentido nele ou obedece a uma lógica, ou apresenta motivação ou razão convincentes.
    O filme é uma coletânea de crueldades sem razão de ser. Totalmente dispensável.
    Juliano M
    Juliano M

Enviada em 26 de janeiro de 2019
    Se você não gosta de Black Mirror ou coisas do tipo, não perca tempo com este filme, como infelizmente perdi. O filme pode conter uma crítica ao funcionamento dos relacionamentos humanos, mas serve a um ponto de vista excessivamente a amargurado. Para se fazer cumprir suas metaforas, o filme retira dos personagens diversos comportamentos humanos. Em diversos momentos do filme fiquei incomodado me perguntando como que os personagens poderiam agir de determinada forma (ridícula) nas situações apresentadas. Independentemente da sociedade ao redor em que eles estão inseridos, diversas características inerentemente humanas foram cortadas dos personagens. Acho muito fácil usar essa bengala de mundo distópico e verniz de fábula do absurdo, para conduzir o comportamento dos personagens. Chegando no terceiro ato do filme já não havia mais qualquer empatia por nada ou ninguém, apenas vontade que aquilo acabasse logo.
    Ericlen
    Ericlen

Enviada em 21 de janeiro de 2019
    Em meio à eclosão das distopias no cinema, O Lagosta consegue um lugar à luz do sol, embora não seja palatável para os que desejam somente entretenimento.
    A obra traz críticas ácidas às pressões sociais para que todos se adequem à padrões normativos, principalmente no que diz respeito aos relacionamentos. As atuações, a trilha sonora, a fotografia e os enquadramentos frios, e os diálogos bizarros e cheios de humor negro, tratados com espantosa naturalidade, proporciona bons momentos de reflexão. E claro, um pouco de entretenimento também.
    JOÃO S.
    JOÃO S.

Enviada em 19 de janeiro de 2019
    Filmaço! Excelente roteiro, bizarro, com críticas sociais e políticas. Atuações sem sentimentos que se relacionam diretamente com o tema e clima do filme.
    Murilo A
    Murilo A

Enviada em 18 de janeiro de 2019
    Esse filme merece as cinco estrelas, a despeito de qualquer crítica do tipo "Não faz sentido" ou "Não tem roteiro".

Categorizado na Netflix como Humor Negro, imagino que o correto seria colocá-lo na categoria do Nonsense, o que não quer dizer que a história do filme é caótica ou desorganizada, mas que não encontra paralelos nas possibilidades atuais da vida real. É uma espécie de realismo fantástico, na sua mais bela acepção.

Durando quase duas horas, O Lagosta prende o espectador do início ao fim através de um mecanismo muito simples, que é a necessidade de explicações para cenas altamente impactantes.

spoiler: A primeira, por exemplo, com a mulher que sai do carro e mata o burro (e que vai permanecer sem explicação até o fim do filme), nada mais é do que um anzol que nos fisga e nos faz ficar debatendo até o fim da história para enteder o que está acontecendo. Quer um exemplo de como isso funciona? Eu comecei a assistir ao filme com o Whatsapp aberto, e quando vi aquela cena pensei: "Peraí, eu preciso ver isso de novo. Onde está o sentido disso aqui? O que foi que perdi?" e essa sensação durou duas horas. Quando o filme acabou, tive necessidade de voltar e ver a cena outra vez, procurando algo que me explicasse o porquê daquilo. Mas não tem nada explícito. Só aí lembrei que estava conversando no Whatsapp.

Acho que a grande característica desta obra é trabalhar com a inteligência de quem assiste. Muita coisa, o espectador é obrigado a depreender, deduzir, concluir por si só. As pontas soltas são só detalhes que não tiram o sentido da narrativa principal, mas a enriquecem. Eu gosto disso. Me irritaria se o filme tivesse necessidade de explicar pormenorizadamente, através de uma cena muito explícita, ou (no pior dos casos) através de uma fala de personagem, o sentido por trás do seu roteiro.

Mas, afinal, por que The Lobster é um filme magistral na sua proposta? Porque ele argumenta sobre seu tema. E qual é o tema? Nossa necessidade de se adaptar às outras pessoas para se incluir na sociedade, principalmente dentro de relacionamentos afetivos.

Nesta narrativa, as pessoas são obrigadas a se encaixar em uma de duas categorias estanques: casais ou isolados. Escolher um desses grupos tem consequências, que é viver fingindo que combina com o parceiro ou parceira ou passar o resto dos dias sem poder se envolver afetivamente com qualquer outra pessoa (e sendo caçado pelos que pretendem não ser solitários).

Um filme que usa metáforas com tanta destreza nunca poderá ser classificado como ruim.
    Maria Lucia S
    Maria Lucia S

Enviada em 11 de janeiro de 2019
    Não gostei. No final como sempre em todo filme suspense, ficamos sem resposta. Fui avisada que seria um filme esquisito e bem animal mesmo. Artistas bons com personagens débeis
    Adriana
    Adriana

Enviada em 8 de janeiro de 2019
    Filme ruim. A história é muito criativa, porém se perde totalmente quando o foco sai do hotel e vai para a comunidade na floresta. A partir daí o filme fica péssimo, sem pé nem cabeça, tedioso, não consegui embarcar mais na história (o que até então estava fazendo com entusiasmo). Não recomendo perder 2 horas da sua vida vendo esse filme.