Hoje Eu Quero Voltar Sozinho
    2073 notas
    Você assistiu Hoje Eu Quero Voltar Sozinho ?

Julianna G.
    Julianna G.

Enviada em 18 de junho de 2015
    O filme é excelente em todos os sentidos, trata dos assuntos com sutileza e classe, sem ser chato. Eu adorei, e fiquei muito triste de saber que pouquíssimos cinemas estavam com esse filme em cartaz :(
    Giulia P.
    Giulia P.

Enviada em 16 de junho de 2015
    Um filme que retrara a homossexualidade de forma natural e delicada, tão importante quanto qualquer outra forma de expressão de sentimentalismo.
    Jeferson A.
    Jeferson A.

Enviada em 22 de maio de 2015
    Filme lindo!!! Um filme que trata com seriedade a homossexualidade e a deficiência visual através de uma amor puro entre os jovens!!!
    Lucas R.
    Lucas R.

Enviada em 17 de maio de 2015
    Um filme quadrado demais, com clichês em todas as cenas. Desperdicio bons atores.
    Victor S.
    Victor S.

Enviada em 16 de maio de 2015
    filme simples
    pena q ele nao representou no oscar como melhor filme estrangeiro
    mas e um otimo filme!
    Willian M.
    Willian M.

Enviada em 25 de maio de 2015
    Nesses grupos de debates da vida, alguns dias atrás, me deparei com uma situação complicada. Eu elogiava um filme argentino e outro senhor, me cobrava, a meu ver, mais patriotismo e entusiasmos para com o cinema nacional. A discussão se desenvolveu, eu me defendendo com meus argumentos e outro senhor me dizendo que o cinema nacional era tão igual ao argentino. Essa discussão não nos levou a lugar algum no momento, mas refletindo sobre o acontecido no dia seguinte, me ocorreu algo.

Entre os argumentos desse senhor, um deles era mais valorização com o cinema nacional. Na hora achei um absurdo, pois já assisti vários filmes nacionais bons, até citei para ele na hora, e nem se quer citei cidade de deus e tropa de elite, então, fui procurar sobre quais escrevi e então? Não havia escrito sobre nenhum. Então fiquei na obrigação de ser mais sincero comigo mesmo e escrever sobre alguns filmes bons feitos aqui no Brasil.

Nada de comédias românticas com astros do standup, e assim filmes que trazem aquele gosto e orgulho do que é feito aqui no Brasil. Então, ai vai um filme brasileiro ganhador de prêmios internacionais e super aplaudido.

Este que é um dos melhores filmes nacionais já feitos nos últimos tempos, pois o tema é tão complexo como explicar a bomba atômica, talvez. Hoje eu quero voltar sozinho, mostra um espaço da vida complexo e confuso para todos. Não há quem não tenha passado pelo dilema da adolescência. É uma fase difícil de entender, imagina demonstrar isso em imagens de um filme?

Mas o diretor se safa muito bem na busca do primeiro amor dos adolescentes, Giovanna, Gabriel e Leonardo. Lógico que a problemática em volta do Leonardo é intensa, pois sofre duplamente por ser cego e gay, mas de forma delicada, esses problemas vêm e aparecem de forma simples na vida dos três e de forma singular para cada um.

Na de Giovanna, talvez seja a mais comum dos três, a mais linear e tradicional possível, mas que se vê inserida numa situação complexa entre seus amigos. O Gabriel me deixa com a impressão de que ele já sabia suas opções e seus gostos, e sua sexualidade já estava definida e bem clara na sua cabeça.

Já o Leonardo traz toda a problemática do filme, pois no decorrer dos dias do Léo, vão surgindo dúvidas e se descobrindo algumas questões na vida desse adolescente. O problema físico de Leonardo já está superado e essa questão da falta de visão se apresenta na forma de preconceito, seja da família, altamente protecionista, ou no colégio, por colegas que se aproveitam da falta de visão dele para dar risada de algumas situações.

Mas o problema principal de Leonardo é a sexualidade. E aí que vem a parte interessante desse emaranhado de problemas adolescentes, pois essa questão vai se desenrolando com uma naturalidade e com uma calma impressionante, pois as respostas vão surgindo se mostram como um todo no final do filme. Sem pressa, a questão se mostra para o trio, para escola, para a família e assim por diante. Sem atropelos, mas sempre sendo objetivo, o diretor traz uma serenidade para obra da forma com que ele aborda tudo isso.

Portanto, é uma história complexa, mas que se mostra muito particular para qualquer um que assiste. Pois, independente do que acontece com o Leonardo, todo mundo sofre por amores infantis, e todo mundo descobre o amor na adolescência. Talvez seja essa questão, afinal, do filme, ser comum a qualquer olhar.
    Rafaela O.
    Rafaela O.

Enviada em 21 de abril de 2015
    Este filme mostra com clareza as dificuldades de uma pessoa com deficiência visual, e além disso mostra que mesmo sendo deficientes visuais é possível se divertir, se apaixonar fazer coisas que pessoas normais fazem. Este filme também mostra o pré conceito que sofrem os homossexuais atualmente nas escolas. Alem disso a trilha sonora e o drama são incríveis. Ótimo filme
    Murilo C.
    Murilo C.

Enviada em 6 de abril de 2015
    Um dos melhores filmes brasileiros do ano. o mais querido por mim ♥
    A forma natural, espontanea e sincera sobre os sentimentos dos jovens é admiravel. é muito mais alem do que uma historia de amor
    Lethícia A.
    Lethícia A.

Enviada em 4 de abril de 2015
    Muito bom, muito lindo ... um BASTA ao preconceito total !
    Juliete C.
    Juliete C.

Enviada em 22 de março de 2015
    spoiler: excelente filme,pena que o ator Fabio Audi seja gay na vida real ele e mto lindo