Coherence
    Você assistiu Coherence ?

Celso M.
    Celso M.

Enviada em 11 de junho de 2015
    Genial, inteligente, impactante, profundo e absolutamente grandioso em sua rica simplicidade. Algo raríssimo de se ver. Diferente, bem atuado, interessante e imersivo. Confira!

Enviada em 22 de novembro de 2018
    Impressionantemente horrível. Ficção sem nexo sobre amigos que estão em uma reunião de jantar e do nada começam a acontecer fenômenos sobre uma realidade paralela. Eles tentarão entender o que passa em relação a passagem de um cometa, que a princípio estaria permitindo que duas realidades e duas vidas se encontrassem em uma mesma dimensão. Que coisa.
    Eder Brito
    Eder Brito

Enviada em 28 de agosto de 2017
    Eis um filme que prova a teoria de que não precisa de grandes investimentos para se fazer um bom filme. Temos apenas atores desconhecidos aqui, foram levados apenas 9 dias de gravações. Porém uma premissa interessante, pode parecer confusa mas tendo um pequeno conhecimento da teoria de realidades paralelas é possível entender o que está acontecendo sem grande esforço. Super recomendo, filme bem interessante que aborda um tema diferente. Vale apena ser visto!
    Bruno Maschi
    Bruno Maschi

Enviada em 13 de abril de 2015
    FANTÁSTICO E BRILHANTE. Coherence possui um dos melhores roteiros que eu já presenciei, é inovador,inteligente,complexo e emocionante (suspense). É uma ficção científica que retrata várias teorias de física e viagem no tempo, e de
    como cada acão interfere em um novo universo complexo, sem dúvida é um filme que partilha quase todos meus pensamentos sobre o mundo. Além disso o elenco em muitas cenas "improvisou"! Sim eles usaram em diversas censs, o improviso! Inovando o puro clichê e dando um gosto de real. O elenco não é mil maravilhas mas nada que uma boa idéia não salve, não apenas salve mas o torne incrível. Admito que faltou uma edição e uma fotografia melhor, porém sem esses fatores o filme ficou mais amador e ao mesmo tempo mais real! Gostei muito desse estilo mesmo!
    Infelizmente o filme não irá levar a nota 5 pois ele não chegou a combinar a emoção com a ficção, como "Inception" fez. Ele se apegou muito ao suspense e poderia talvez ter puxado um pouco mais o lado emocional, mesmo sendo apenas ficção. Isso faz com que o filme não marque a minha vida, mas não deixa de ser uma brilhante obra.
    aldolammel
    aldolammel

Enviada em 28 de abril de 2015
    Esse filme exige muita atenção aos detalhes e a sequência dos acontecimentos. O filme faz uma analogia agressiva com uma teoria psíquica clássica e não é para todos os públicos. Há elementos muito fortes de ficção-científica. A direção não é das melhores, mas as atuações são boas e o roteiro interessante (apesar de ser confuso em muitos momentos). O filme é bom no quesito geral, mas no quesito arte com os recursos que teve, é um pouco mais que bom tanto que ganhou vários prêmios.
    Enviada em 10 de maio de 2020
    O filme é repleto de acontecimentos nada a ver.Os diálogos são imprecisos e os personagens confusos.Nesse primeiro filme do diretor James Ward,ele tenta reaizar algo intrigante e acaba tornando o filme regular na maioria das vezes.
    Enio
    Enio

Enviada em 23 de dezembro de 2014
    O conceito (interessante) que Coherence utilizou como “gancho” - uma teoria da física quântica na qual considera existências simultâneas - foi abruptamente “simplificado”, e porque não dizer, menosprezando pelo roteiro que se limitou a contextualizar a fragilidade e instinto de sobrevivência humana em situações de medo e histeria. Este roteiro essencialmente verbalizado, que poderia ser um excelente SCI-FI combinado com terror psicológico, se mostra na verdade um drama social sobre amizades.

Expectativas à parte, confesso que errei em comparar este ao excelente “Invasores” de Oliver Hirschbiegel que soube muito bem aliar suspense e contradições humanistas.
    Wander P.
    Wander P.

Enviada em 13 de julho de 2020
    Para aqueles que gostam de realidades alternativas, confusões temporais, é um ótimo filme, porém a filmagem do filme parece com a bruxa de blair, parece que realmente é um deles filmando, mas nao, a filmagem que é ruim mesmo. Porém a história é realmente boa, as interpretações também poderiam ser melhores.
    Birovisky
    Birovisky

Enviada em 20 de janeiro de 2019
    Com incoerência e sem espaços: h t t p s : / / rezenhando . wordpress . com /2019/01/20/rezenha-critica-coerencia-2013/

O começo é muito parecido com Perfeitos Desconhecidos, filme espanhol no qual reúne alguns amigos em volta de uma mesa exatamente no mesmo dia que um cometa ou fenômeno está para acontecer, mas a comparação, injusta, acaba por aí.

O filme propositalmente é rodado com um estilo amador de gravação justamente para contribuir com o pânico causado no telespectador durante a loucura que se torna o mistério com a casa do lado e as pessoas que lá vivem.

Talvez uma justa comparação seria com Primer, porém muito mais bem mastigado e com um começo bem menos chato. Somos arremessados sem dó nem piedade em um filme sobre múltiplas linhas temporais e clones nossos efetuando atuações totalmente diferente das nossas. Um suspense que vale a pena ser assistido e que infelizmente desconhecido da maioria. Para quem gosta do tema é um prato cheio e agrada a gregos e troianos pela maneira mais simplista de tratar o tema em seus 89 minutos.

Iria assistir de novo? Sim! E aí alguém entendeu aquele final com exatidão? Confesso que fiquei boiando!

Minha nota é 4/5.
    Vikingbyheart
    Vikingbyheart

Enviada em 21 de junho de 2016
    Existe uma expressão em inglês que é muito usada para descrever pessoas ou situações fora do comum: “it’s a real gem”. É exatamente assim que podemos classificar o filme Coherence (no original, ainda sem título em português): “é uma verdadeira joia”. Não por ter um orçamento milionário, muito pelo contrário, com um orçamento limitadíssimo desenvolve uma narrativa complexa e desafiante que consegue ofuscar várias superproduções. Ficção científica do diretor James Ward Byrkit, com pitadas de suspense e terror, o longa apresenta quatro casais, Emily e Kevin (Emily Baldoni e Maury Sterling), Beth e Hugh (Elizabeth Gracen e Hugo Armstrong), Lee e Mike (Lorena Scafaria e Nicholas Brendon) e Laurie e Amir (Lauren Maher e o Alex Manugian), que se reúnem para fazer um jantar na casa de um deles. Na mesma noite, um cometa chamado Miller passará bem perto da Terra. Acontecimentos estranhos são desencadeados, como celulares quebrando, luz acabando e pessoas tendo atitudes diferentes das suas habituais, transformando o pacato jantar em uma agitada noite de curiosos eventos.

O diretor (Byrkit) realizou um trabalho soberbo, visto que o filme foi gravado em apenas cinco noites, praticamente em um único cenário (uma casa). Os atores não sabiam o que ia ser feito, o que contribuiu bastante para o suspense do filme. Foram-lhes dados os personagens e relatados alguns traços da personalidade e estado de espírito para o dia de gravação, posteriormente colocando os gatilhos para o que iria se passar e filmando o que resultava. Aqui temos que ressaltar também o elenco, que apesar de não contar com nenhum nome conhecido, não decepciona e entrega atuações excelentes. Os 8 personagens têm suas importâncias bem divididas, com a Emily (Emily Baldoni) sendo a protagonista.

O roteiro, também escrito por Byrkit, é brilhante e complexo, explorando ao máximo todas as suas nuances. Desenvolvido com inteligência, tudo o que aparece ao longo do filme não é por acaso: falas, contextualizações e objetos. O menor dos detalhes fornece informações que mudam o entendimento do longa. Assim, os personagens fazem parte de um quebra-cabeça, nos fazendo pensar constantemente em como cada uma de suas peças se encaixa no contexto geral do filme. Até mesmo a teoria do Gato de Schrödinger (um paradoxo da física quântica) foi utilizada para tornar o filme ainda mais instigante. Para que tudo fique evidenciado para o espectador, os próprios personagens fazem marcações para estabelecer algumas coisas, sendo a protagonista uma peça-chave no acompanhamento e entendimento dos fatos.

A fotografia do filme, apesar de simples, é tão eficaz que o torna mais sombrio e intimista. Filmado inteiramente com a câmera na mão e com alguns cenários escuros, pouco se consegue enxergar em algumas cenas. Esses momentos de pura escuridão não interferem em nada no entendimento do filme, mas proporcionam ao público tensão e suspense na medida certa. A trilha sonora complementa a ambientação sombria e de suspense que foi desejada pelo diretor. Alternando entre momentos mais calmos, com um ritmo mais discreto, e outros mais agitados, transmitindo um compasso mais frenético ou tenebroso.

Coherence é um filme repleto de reviravoltas, que o deixará pensando sobre as suas diversas possibilidades. Algumas pessoas poderão desejar assisti-lo novamente, não só para entendê-lo melhor, mas principalmente para captar os diversos detalhes que passaram despercebidos.