Ida
    Você assistiu Ida ?

Alan David
    Alan David

Enviada em 25 de janeiro de 2015
    Filme para se acostumar com a proposta dele, estilo filme Europeu dos antigos mesmo, poucas falas e takes maiores de ambientação.
    Nestor K.
    Nestor K.

Enviada em 23 de janeiro de 2015
    Assisti hoje a outro filme que concorre ao Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira: o super premiado drama polonês "Ida". Filme impressionante, de uma beleza fotográfica deslumbrante, filmado em preto-e-branco, realmente não pode deixar de ser visto para quem é cinéfilo e aprecia filmes de ritmo lento e grande densidade cênica. É um retrato pungente e intimista da Polônia pós-guerra, a que ninguém ficará indiferente. Mas, cuidado! Não é filme para todos os paladares, e será especialmente indigesto para os apreciadores do cinemão americano, com suas grandes correrias, discussões verborrágicas, palavrões, e efeitos especiais. A música de "Ida", tal como o filme, é precisa, elegante e econômica, basicamente pianística. Uma trilha sonora tocante, e usada com grande sabedoria pelo diretor.
    Érika B.
    Érika B.

Enviada em 19 de janeiro de 2015
    Quando a tia disse "você é judia" logo pensei: putz! Mais um filme sobre o holocausto! Mas logo logo o filme nos convence com toda sua vagareza, todo seu silêncio, o clima e a melancolia de que essa uma ferida prestes a se abrir e apesar do plano de fundo, não é mais um filme sobre o terrível episódio histórico do holocausto. É um filme sobre uma noviça que não apenas não conhece nada sobre as dores e delícias do mundo mas também não conhece nada sobre sua origem e toda dor de sua história. Sobre a possibilidade que lhe foi permitida de conhecer e sobre o que ela escolheria pra si antes de confirmar os votos para se tornar uma freira. O roteiro amarrou muito bem a história, pois ela em seu conhecimento ínfimo sobre fazer escolhas não poderia despertar repentinamente o desejo de viver além do convento, já que ali vivia bem. Eu sempre disse isso sobre minha hamster chines que só conhecia sua gaiolinha e o que dávamos a ela para comer. A ignorância é chave da felicidade. Então já que Ida não poderia ter esse desejo repentino, deram lhe essa orientação e sem muita empolgação ela o fez. Descobriu com sua tia uma pequena amostra sobre a vida fora do convento, tia essa cuja personalidade se opõe claramente à da Ida: regada à álcool, sexo, cigarros e música. Era uma mulher realmente inteligente (juíza), bonita e com ideais de luta. Mas que se sentia vazia e em conflito interno permanente, nunca se perdoou pelo futuro de seu filho. É a tia quem nos convida para as reflexões mais intensas do filme: "como você pode considerar os votos sendo sacrifícios se você nunca experimentou o pecado e portanto abdicá-los não pode ser um sacrifício", "você não tem medo de que conhecendo aquele lugar pode perceber que Deus lá não existe?"
    A fotografia em preto e branco é sem dúvida o grande destaque do filme, deixando-o bonito e real. E despertando a atenção até de leigas como eu. Provoca sentimentos inexplicáveis, tal como me tocou duas cenas em especial: a casa dos pais de Ida e a imagem dos três andando sentido à floresta e a Ida para esperando a tia. É um pouco incômodo acompanhar essa melancólica noviça, mas é um personagem fiel e surpreendentemente interessante.
    Carolina S.
    Carolina S.

Enviada em 22 de fevereiro de 2015
    Meu primeiro filme polonês, bem diferente dos demais. História intrigante do pós segunda guerra, bem interessante.
    Emanuel S.
    Emanuel S.

Enviada em 18 de janeiro de 2015
    Simplesmente Perfeito. Comentei que para mim foi como ter visto um grande recorte fotográfico sendo exibido como película. A fotografia do filme chama atenção desde a primeira cena até a ultima, denotando o enquadramento contraposto a realidade vivida pelas "Agatas", que por sinal possuem uma beleza ímpar demonstrada com a maior perfeição que uma película pode revelar, não só através da fotografia, mas como pela sensibilidade artística. Não obstante a trilha sonora é de uma grandiosidade tremenda pelas excelentes escolhas que trouxe ao drama o requinte que se merece.

Algumas cenas são tão marcantes que é impossível não comentar sobre elas quando se termina a sessão, mas não deixarei o Spoiler.... Recomendo muito. *****
    Renato M L.
    Renato M L.

Enviada em 9 de janeiro de 2016
    Achei muito interessante como a história se desenvolve e como o diretor mostra uma linha tênue entre o quero e o que devo fazer, o que realmente vale ou nao pena viver, filme q tem histórias de vidas antagônicas e intrigantes em relação as personagens Ida d sua tia.
    Marcio C.
    Marcio C.

Enviada em 30 de dezembro de 2014
    Bem filmado. Ótima interpretação da coadjuvante. Boa trilha.
    Ana Luiza A.
    Ana Luiza A.

Enviada em 29 de dezembro de 2014
    Não´é filme para "qualquer dia" - em preto e branco, dá uma certa densidade mais profunda ao tema não tão digesto assim. Um filme reflexivo que fala de escolhas, renúncias, religião.. relações humanas. Recomendo que assistam. Vale a experiência e o silêncio com que sua alma saí do cinema!