Thor: Ragnarok
    Muito bom
    Thor: Ragnarok

Pura imaginação

por Lucas Salgado

Lançado em 2011, Thor tinha uma pegada de humor, romance e ação bem equilibrada, além de uma trama shakespeariana que trabalhava bem a relação entre os irmãos Thor e Loki. Era um bom filme de origem que se encaixou bem com o primeiro Vingadores. Dois anos depois foi a vez de Thor: O Mundo Sombrio chegar aos cinemas. E o resultado não poderia ser mais catastrófico, contando com uma trama genérica e um vilão que provavelmente você nem lembra mais. E fez bem de ter esquecido.

Levou quatro anos para o personagem ganhar um novo filme solo. E valeu a pena esperar. Após os sucessos indies O Que Fazemos nas Sombras e Uma Fuga Para A Liberdade, o diretor Taika Waititi ganhou a oportunidade de comandar seu primeiro blockbuster. E o resultado foi bem satisfatório.

Após a demissão de Edgar Wright de Homem-Formiga, parecia que a Marvel não estava com a cabeça muito aberta para mentes criativas, queria mais o básico. Felizmente, isso começou a mudar com James Gunn em Guardiões da Galáxia e é ratificado aqui. Waititi teve a liberdade de fazer de Thor: Ragnarok um filme repleto de humor e personalidade.

Neste sentido, é interessante notar que Thor 3 é quase uma comédia, uma vez que boa parte das piadas são feitas por seu protagonista. Em determinado momento, há até um exagero no humor, com diálogos presentes apenas para levantar a piada. Por outro lado, há uma ótima interação entre os personagens, gerando cenas marcantes entre Thor e Loki e, principalmente, entre Thor e Hulk.

No início da trama, vemos Thor e o irmão voltando para a Terra para procurar o pai, Odin, numa continuação do que aparece na cena pós-crédito de Doutor Estranho. A participação de Benedict Cumberbatch é simpática, servindo mais para unir o universo Marvel, além de oferecer uma simpática referência a Sherlock.

Após isso, acompanhamos o surgimento de Hela e acabamos com Thor em um planeta estranho sendo obrigado a enfrentar o ex-amigo de trabalho Hulk. A vilã vivida por Cate Blanchett é visualmente encantadora, mas falta um pouco de profundidade. A atriz tem uma presença em cena incrível, surgindo realmente ameaçadora, mas sua trama é pouco explorada. Por outro lado, a presença de Hulk é um dos pontos altos da produção. O personagem é realmente aproveitado pela primeira vez no Universo Marvel, não sendo apenas uma máquina de destruição.

Chris Hemsworth e Tom Hiddleston seguem com uma ótima química em cena e agora surgem mais divertidos do que nunca. Por sinal, Loki está um personagem cada vez mais complexo, não sendo somente aquele grande vilão, ser todo poderoso. Está claro o efeito que as derrotas passadas causaram nele. A dupla conta com a companhia de Mark Ruffalo e Tessa Thompson na formação de uma nova equipe do universo Marvel.

Outra novidade no time é a presença de Jeff Goldblum como o Grão Mestre, uma figura quase como Willy Wonka, etéreo, colorido e por vezes ameaçador. Destaca-se ainda duas participações especiais pra lá de divertidas e surpreendentes.

Se por um lado o longa exagera no humor, por outro oferece cenas de ação bem competentes. Sem querer alfinetar o universo DC (mas já alfinetando), faz muita diferença o fato da maioria das cenas de ação se passarem durante o dia. Isso fica claro no confronto final, que é praticamente a mesma luta genérica de sempre, mas que ganha força ao oferecer diversos elementos que o espectador pode aproveitar. Não é apenas aquele borrão.

Em companhia do diretor de fotografia Javier Aguirresarobe, dos montadores Zene Baker e Joel Negron, e do compositor Mark Mothersbaugh, Taika Waititi criou uma experiência quase oitentista. Não é nostálgico como Guardiões, mas esteticamente remete muito aos anos 80, especialmente Tron, na forma como trabalha uma experiência sonora e visual que é quase uma balada eletrônica. A diferença é que é mais psicodélico.

Além da trilha original, destaca-se ainda a seleção musical, que vai de "Immigrant Song" até "Pure Imagination", tema de A Fantástica Fábrica de Chocolate - alguém falou em Willy Wonka? Com relação à clássica música do Led Zeppelin, o uso é bem eficiente nas cenas de ação, embora lembre muito a trilha de Mulher-Maravilha.

Thor: Ragnarok tem como principal mérito o fato de não se levar a sério. E isso não tem relação nenhuma em ser mal feito. Apenas sabe que sua função básica é entreter e desenvolver o universo. Agora é esperar por Vingadores: Guerra Infinita.

Falando nisso, o filme conta com duas cenas pós-crédito. A primeira é um importante elo com o próximo longa do grupo de heróis. Já a segunda é apenas uma piadinha pra lá de esquecível.

• Ademilson Barreiros da Silva
      Pra mim é tudo muito simples, quer fazer de algo que já existe algo BEM diferente? CRIE, vai fazer um filme sobre algo que já existe e tem uma linha HQs, respeite a origem as histórias as sequencias e os seguidores destas histórias e sagas de todos os tempos, esse filme foi um pastelão e mostrou um Thor (Deus do trovão) fraco, babaca, panaca, piadista (mais que Homem Aranha) e trouxe um planeta e personagens que lembra a Fantástica Fabrica de Chocolate ME POUPE
    • Ademilson Barreiros da Silva
      Obrigado por dizer exatamente o que penso e diria, me sinto desrespeitado como leitor de HQs quando vejo esses pastelões teletubies
    • Davidson Lima
      Tom Cavalcante hahahaha, ri demais aqui! Concordo, filme fraco apesar das animações lindíssimas. Na verdade roteiro é mais importante que cenas computadorizadas, vide jogos eletrônicos realistas no entanto horríveis.
    • Davidson Lima
      Na verdade o primeiro Deadpool (aquele sem boca dos X-Men), esse sim é uma desgraça de ruim.
    • Davidson Lima
      O filme não tem que ser uma reprodução fiel dos quadrinhos, não é isso. O que acontece é que o roteiro foi muito fraco, observe: não teve explicação do Banner chegando até Sakaar, Hulk com animações e comportamentos risíveis (o gigante esmeralda esmaga, destrói, é uma das personalidades corrompidas da mente do Banner, não uma animação CGI idiota), Thor passando vergonha com piadas b*stas (a morte de Odin, o fim de Asgard, seu olho perdido, tudo tratado com superficialidade). Fica parecendo que o filme teve muitos cortes na edição. Thor Ragnarok Waititicut viria a calhar.
    • Bruno Y
      o filme nao foi inspirado na mitologia nordica, e sim nas hqs de thor.
    • Svëntoýar W
      Horrível , distorceram completamente a história do ragnarok. Primeiro q a deusa Hela nao é filha de Odin, ela é filha do Deus Loki com uma giganta. E no acontecido ragnarok a deusa Hela conhecida como Hel, nem saio de seus aposentos. Ela ficou tracanda banidano mundo inferior. Se nao sabem nada sobre Odinismo cosmologia nórdica, pfv nao façam filmes a respeito disso.
    • Maria Cordovil
      Voltei... com boas noticias... depois da metade do filme comecei a gostar muito... muita coisa muda e até as piadinhas são bem legais. Gostei demais e arrepiou a ação com o som do Led Zeppelin, Immigrant Song, nossa.... demais mesmo... bom fim e até gostei do cabelo do meu amado Thor.
    • Maria Cordovil
      Não gostei da repetida fraqueza de Thor... foi espancado, ridicularizado, humilhado. E a Cate está insuportável e assustadoramente feia. Estou na metade do filme e muito decepcionada com o que fizeram com meu querido Thor. Espero que melhore.
    • Jose Moraes Neto
      Nossa! se quer saber, este foi um filme muito ruim. a trilha sonora muito pobre! as piadas a todo o momento estragaram totalmente as cenas heroicas de ação. os personagens que deveriam ser sérios, viraram piadas! Este diretor está totalmente despreparado para dirigir filmes. toda a parte inicial do filme onde Thor pega a coroa foi aceitável, menos a trilha sonora é claro! mas o resto do filme foi realmente ridículo. as poucas cenas boas onde Thor mostrava sua força, foi ofuscado por piadas sem graça alguma. Nossa é mesmo uma pena...OBS: concordo plenamente com o nosso amigo Karlos, pois a decepção dele é a mesma da minha e a de muitos admiradores de Thor. mais um desses e a franquia já pode declarar falência.
    • Karlos
      Cada dia que passa os filmes de super herois estão ficando mais imbecis e mais previsiveis... com um humor de banheiro fraco e sem emoção nenhuma, esse thor conseguiu ser até agora a maior decepção de 2018, mas estamos esperando o novo filme do predador assumir essa posição. Thor ragnarok nao convenceu ninguem em ação, drama e muito menos em humor, de repente o thor virou o jim carrey dos super herois e no meio disso tudo uma apelação desesperada ridicula ao publico feminino em mostrar todas as mulheres fortes, decididas e super inteligentes enquanto os homens são retratados com o covardes, fracos e burros... decepção maior só se fizerem um terceiro
    • Karlos
      Vc ta de sacanagem né? Filme bosta, sem graça nenhuma ,distorceu completamente a historia do Thor, sem emoção, sem ação, Thor assumiu a personalidade de um apresentador fraco de stand up e pior de tudo ,chamar a Hela de linda... vc deveria estar muito bebado quando assistiu esse filme ou nao entende nada sobre filmes mesmo
    • zebedeu
      Eu achei bem melhor que os dois anteriores. Thor assumiu a personalidade que já vi em animação, um fanfarrão bebedor. Filme totalmente no estilo de Guardiões da Galaxia. Hela realmente merecia mais atencao...e como é linda!!!
    • Denilson Everret
      Isso só mostra o quanto o povo está chato, olha o filme do primeiro homem-aranha foi uma porcaria e não teve cenas de comédia, não foi da marvel mas ainda sim é um filme de herói, fizeram o espetacular Home-aranha o povo gostou, eu achei mais ou menos, teve piada! Depois o homen-aranha de volta ao lar o público amou isso está provando que a marvel procura um outro público para ver o filme, ela faz aquela velha jogada de marketing que é juntar os otakus e a família que deu certo um tempo, até virem os chatos, o problema não é a piada ela está direcionada para o outro público, mas sim algumas falhas na história.
    • David Souza
      Não gostei, fizeram do filme uma Comédia Pastelão, estilo os do Charlie Sheen satirizando top gang.Decepção.
    • Alex Ivanovitch
      Levar tão a sério a ponto de relevar quaisquer críticas? Ser de super-herói não é empecilho para não caprichar e fazer algo de qualidade.
    • Carlos Henrique Belmont
      O filme só foi bom no inicio e no final..... Ainda assim.... Eu acho que faltou um pouco mais de imponência nestes deuses..... Odin falava como se Hela fosse um ser terrível capaz de destruir tudo.... Eu vi apenas uma espécie de guerreira imortal.Eu confesso que não sou fã de HQs, mas achei um filme fraco, com seus pontos fortes.
    • Carlos Henrique Belmont
      Se o filme fosse sério seria foda... Mas como foi voltado para o humor....Tenso.
      Exatamente.
    • Leonardo
      Acho que o humor é exagerado e sem sentido já que nos filmes anteriores o personagem não era piadista. Porquê mudou nesse? A passagem do herói pelo planeta do grão mestre foi desnecessária, em quê aquelas cenas ajudaram a contar a ideia original do ragnarok, nada! Fiquei com a impressão que foi um filme realizado apenas para manter a franquia ativa.