Perdido em Marte
    Você assistiu Perdido em Marte ?

Daniel N.
    Daniel N.

Enviada em 8 de fevereiro de 2016
    Excelente filme. Atuações espetaculares de todo o elenco. Uma angústia crescente somada a efeitos visuais impressionantes. Palmas!
    Jose V.
    Jose V.

Enviada em 6 de fevereiro de 2016
    Um ótimo filme. Realmente incrível o trabalho que Ridley Scott fez. Matt Damon fez um trabalho excelente ao longo da trama, fazendo cenas meio engraçadas em situações sérias. A trilha sonora e as cenas de "comédia" do filme foram acrescentadas perfeitamente pra não deixar o filme com aquele clima de tensão e drama.
    claytonvinis
    claytonvinis

Enviada em 5 de fevereiro de 2016
    O filme é bom, mais um pouco parado e longo mais é legal ver a capacidade do cara em sobreviver e não desistir, boa qualidade gráfica e roteiro interessante, te prende para saber como ele vai conseguir sobreviver e voltar
    Vitor Araujo
    Vitor Araujo

Enviada em 1 de abril de 2016
    Cliché. Marte. Esqueceram de mim. Solidão. Sofrimento. Visual. Espaço. Interessante. Legal. Batatas.
    Murilo K.
    Murilo K.

Enviada em 30 de janeiro de 2016
    Tem tempestade (sempre tem), tem registro em vídeo e tem cálculos (sempre importante). Sou fã de ficção, sou fã do gênero, porém, muito por pouco, pra dormir é ótimo.
    Junior A.
    Junior A.

Enviada em 29 de janeiro de 2016
    Esse definitivamente é um dos melhores filmes sobre o espaço ja feitos. Depois que o filme termina da ate uma tristeza.
    Enviada em 25 de janeiro de 2016
    Durante uma missão à Marte, uma tempestade inesperada atinge uma equipe de exploração da NASA e após uma fuga, onde por decisão da capitã Melissa Lewis (Jessica Chastain), o astronauta Mark Watney (Matt Damon) é deixado para trás e considerado morto pela tripulação da nave. A notícia logo chega a Terra e é comunicada globalmente pelo diretor da NASA Teddy Sanders (Jeff Daniels). Entretanto, eles descobrem que Mark está vivo e sobrevivendo no Planeta Vermelho graças aos suprimentos que restaram. Sem previsão de resgate do astronauta, pois a tripulação permanecia concentrada na missão inicial e sem saber da improvável sobrevivência de Mark, o astronauta se encontra em um ambiente desconhecido e solitário e precisa resistir até que consigam "trazê-lo para casa", como indica o slogan do filme.

Um aviso importante para quem for assistir ao filme, é que não espere nada parecido com 2001 ou Interestelar, onde há o uso de linguagem bastante técnica servindo para impulsionar a história (o que ocasiona momentos de difícil absorção para o público "comum"), com objetivo de proporcionar ao espectador uma simulação muito próxima da realidade. Perdido em Marte é prioritariamente um filme de entretenimento. Não é que não se leve a sério, mas o tom da história e a condução da sua narrativa são extremamente descontraídas. Ainda há o "papo científico" - e segundo especialistas, ele condiz com a realidade - mas aqui ele é bem mais leve e serve para consolidar o "universo" do filme. Em alguns casos, isso chegou até a incomodar um pouquinho, dada a gravidade da situação. Algumas pessoas que conversei depois me disseram que nunca uma situação de resgate delicada como aquela seria tratada com tanto bom humor. Mas a escolha do elenco - excelente, diga-se de passagem - já dava dicas do tom descontraído que permearia durante todo o filme. Michael Peña (o astronauta Rick Martinez), em grande fase após praticamente ofuscar todo o elenco de "Homem-Formiga", disputa lado a lado com Damon e Kristen Wiig (a Relações Públicas Annie Montrose) pelas melhores piadas do filme, e continua dono das frases mais engraçadas, apesar do protagonista estar muito à vontade no papel de Mark Whatney, divertindo o público a todo momento e visivelmente se divertindo bastante.

Mais um ponto positivo do filme, este no quesito originalidade, foi não recorrer à inteligência artificial para alívio cômico ou outra função qualquer - como já vimos em 2001, Uma Odisséia no Espaço (1968), Interestelar (2014), Lunar (2009) e etc. Isto reforça a identidade própria do filme e não gera no espectador aquela sensação de familiaridade com o roteiro e nem comparações inevitáveis. Quanto às suas escolhas de roteiro, Perdido em Marte faz algumas apostas politicamente corretas. O filme evita na maior parte do tempo entrar em assuntos polêmicos, como a discussão religião vs ciência, com exceção de um momento engraçado, onde Mark descasca o crucifixo de Martinez, sob o comentário de que o amigo entenderia se estivesse na mesma posição. Uma cutucada bem "de leve" (como se a religião fosse mais útil ajudando em algo concreto e menos "empírico") e que não chega a incomodar mesmo aqueles mais sensíveis. Outro exemplo de diplomacia empregado foi subverter a já batida rivalidade entre EUA e Rússia ou China, como é o caso deste filme. Em um determinado momento na história, os chineses demonstram sua classe e compaixão ao ajudarem os norte-americanos "anonimamente" sacrificando uma missão importante. A pergunta que fica é: será que os EUA ajudariam seus rivais da mesma forma?

Apesar desta análise ser baseada inteiramente na versão cinematográfica da história, pessoas que leram o livro afirmam que o resultado saiu satisfatoriamente bastante fiel ao material original. O roteiro de Drew Goddard foi baseado no livro de Andy Weir, e mais uma vez o criador da série Demolidor e dos ótimos Cloverfield, O Monstro (2008) e O Segredo da Cabana (2012) não decepcionou. Como já mencionei, o roteirista soube entender a proposta do filme e não abusou de termos técnicos e reviravoltas muito dramáticas, mas optou pelos diálogos dinâmicos e engraçados, já que o filme tem 2 horas e 20 minutos de duração e não precisava ficar tão "pesado". O elenco conta com sólidas atuações, como Jeff Daniels e principalmente Matt Damon e Chiwetel Ejiofor (que interpreta Vincent Kapoor), e com papéis bem desempenhados pelo restante da equipe, mas que poderiam ter sido melhores aproveitados, como Jessica Chastain e Kate Mara (a nerd Beth Johanssen), mas de acordo com a intenção da trama, é aceitável que o foco estivesse na sobrevivência e resgate de Mark. Sean Bean, atuando como Mitch Henderson, é outro que cumpre bem o seu papel - e há uma referência a "O Senhor dos Anéis" hilária.

A ótima trilha de Harry Gregson-Williams - assim como aconteceu com Steven Price em "Gravidade" - desta vez pareceu mais inspirada no estilo romântico de compositores como James Horner ou Thomas Newman do que na habitual trilha "espetacular" de Hans Zimmer ("Interestelar" 2014), estilisticamente falando. Zimmer é uma das maiores referências em trilhas para grandes filmes, por saber usar como poucos orquestrações grandiosas e impactantes a seu favor, dando um poder muito dramático a seus filmes. Mas para Perdido em Marte, o experiente compositor inglês Gregson-Williams apostou em temas mais melódicos (semelhante ao que experimentou utilizar na trilha de "Chamas da Vingança" em 2004 e deu muito certo), que expressem o isolamento do astronauta e sua saudade de casa. Mais um grande trabalho do compositor e que pode lhe render sua primeira indicação ao Oscar. A fotografia excelente do polonês Dariusz Wolski e arte mais que competente de Arthur Max (indicado duas vezes ao Oscar por trabalhos com Ridley Scott), são cheias de detalhes e tão bem feitas que conseguem fazer o espectador sentir-se em Marte na maior parte do tempo. Aliás, entrando em aspectos técnicos o filme é fantástico e pode concorrer em várias categorias.

Concluindo, o retorno de Ridley Scott ao espaço desde Prometheus (2012), não poderia ser melhor. Contando com sua experiente direção, com belas tomadas da paisagem e o ótimo enquadramento reforçando as emoções dos atores, Perdido em Marte é um exemplo de como todo blockbuster deveria ser. Grandioso, divertido e sem esquecer o principal: uma história interessante que faça o espectador imergir no filme. É realmente confortante saber que ainda há diretores capazes de pegar assuntos tão complexos como este e transformá-los de forma simples e interessante para o público cinéfilo. Perdido em Marte entra para a galeria das melhores ficções científicas do Cinema e é de fato um filme imperdível.
    Leandro D.
    Leandro D.

Enviada em 25 de janeiro de 2016
    A primeira imagem que vem na cabeça vendo esse filme é Naufrago e Armagedon e é tão bom quanto eles.Apenas pela genialidade do personagem em sobreviver e comunicar da maneira mais eficiente e inteligente possivel com a terra já merece 5 estrelas fizeram um trabalho excelente.
    Pedro P.
    Pedro P.

Enviada em 24 de janeiro de 2016
    Ficção científica é um gênero que se torna cada vez mais abrangente e realista no cinema, a cada ano temos uma super produção que traz consigo inovações tecnológicas, com o novo filme de Ridley Scott não foi diferente.
    Com um tom dramático, mas ao mesmo tempo divertido, perdido em Marte é um filme para agradar cinéfilos de carteirinha á espectadores casuais da sétima arte. Com um roteiro adaptado de forma excelente, o filme não deixa a desejar. Somos introduzidos ao universo das viagens espaciais de maneira muito sutil e convincente, através de diálogos inteligentes e bem bolados, e em poucos minutos de filme já nos sentimos a vontade com que está sendo apresentado, sem muita explicação cientifica, mas não deixando o público confuso.
    Matt Damon nos entrega uma atuação eloquente, na pele do protagonista deixado no planeta vermelho, otimista sobre sua chance de sobrevivência, ele "coloniza" marte enquanto a equipe da NASA na terra tenta alguma forma de trazer seu astronauta de volta para casa. os coadjuvantes não têm muito espaço de tela, mas têm um desempenho de alto nível em suas aparições, destaques para Jessica Chastain, Chiwetel Ejiofor e maravilhosa Kate Mara, que volta para a ficção cientifica após o fiasco de público e crítica de "quarteto fantastico", em grande estilo.
    Os efeitos técnicos do filme merecem ênfase, o belo trabalho de Dariusz Wolski na fotografia, a trilha sonora, que nos lembra um pouco o que foi apresentado em "guardiões da galáxia", com suas discotecas divertidas, nos aliviam um pouco a tensão do filme.
    este é um filme para simplesmente, sentar, assistir e se divertir.
    Vinícius C.
    Vinícius C.

Enviada em 23 de janeiro de 2016
    Simplesmente perfeito. A trilha sonora encaixa perfeitamente no filme. Pirei quando começou a tocar "Starman" do David Bowie. Efeitos especiais espetaculares, tão reais que cheguei a pensar que ele estava mesmo em Marte. A citação á "O Senhor dos Anéis" com o Sean Bean na cena é genial. Dava vertigem ver o Matt Damon girando no espaço com Marte ao fundo. Um dos melhores filmes que já vi.