Jimmy's Hall
    • Critikat.com
    • The Hollywood Reporter

Almanaque Virtual

por Victor Monteiro

“Jimmy’s Hall” se aproveita de um marco histórico minimalista para divagar sobre repressão religiosa, movimentos artísticos e socialismo, sempre esmiuçando os pontos de vista de diferentes olhares sobre uma sociedade cujas divergências de opinião muitas vezes levaram à discórdia geral.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Chicago Sun-Times

por Glenn Kenny

Para melhor ou pior, não há nada em "Jimmy's Hall" que sugira um canto do cisne ou uma grande soma. É apenas mais um filme sólido de Loach, um retrato realista e afetivo sobre indivíduos que lutam contra o estado e a opressão religiosa.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

Um belíssimo filme, com personagens expressivos, cujo centro de gravidade está na luta de classes como motor da História. Conceito que, para Loach, faz todo o sentido.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

New York Times

por Stephen Holden

Um dos prazeres de "Jimmy's Hall", simpático filme de época [...] de Ken Loach, é sua inabalável crença em heróis populistas antiquados. [...] A metáfora da dança é tão insistente que, às vezes, "Jimmy's Hall" soa como um "Footlose" da Era da Depressão.

A crítica completa está disponível no site New York Times

O Globo

por André Miranda

O personagem, contudo, em momento algum assume uma função heroica, o que definitivamente não combinaria com o cinema do diretor. Na visão de Loach, Gralton é nada mais do que um homem moderno que desperta medo em quem pensa diferente dele.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Pipoca Moderna

por Antonio Carlos Egypto

O estilo clássico com que Loach trabalha se mostra adequado aos temas que ele expõe à nossa informação e reflexão. Ele o faz de modo muito competente, com excelente desempenho do elenco, caracterização geográfica e histórica precisa, em locações muito bem escolhidas...

A crítica completa está disponível no site Pipoca Moderna

Télérama

por Cécile Mury

O último filme [de Ken Loach] não demonstra nenhum ranço, nenhum desencantamento. Não é um adeus, e sim um vigoroso manifesto político, típico de nosso humanista preferido: talvez um pouco pedagógico, mas sempre cativante, generoso, cheio de vida.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Variety

por Scott Foundas

O 24º longa de ficção de [Ken] Loach mostra o diretor de mente ativista transitando entre temáticas familiares e liberdades individuais, opressão institucional e o poder de organização coletiva, aqui insuflados por um romantismo suave que o filme emana sem desmerecer a gravidade do assunto.

A crítica completa está disponível no site Variety

Washington Post

por Ann Hornaday

Uma aula de história embalada como uma história de amor, amarrada com um arco de lirismo e assumidamente idealista. [...] "Jimmy’s Hall" mostra com o que uma busca pela felicidade pode parecer, e por que vale a pena uma revolução proteger isso.

A crítica completa está disponível no site Washington Post

CineClick

por Iara Vasconcelos

"Jimmy's Hall" é definitivamente um filme com viés de esquerda, com um tom por vezes um tanto Maniqueísta, mas que consegue retratar bem a realidade da época e o poderio da igreja que era capaz de causar boicotes a aqueles que não concordassem com alguma doutrina...

A crítica completa está disponível no site CineClick

Papo de Cinema

por Willian Silveira

Junto ao trabalho seguro da direção, a composição da direção de arte e dos figurinos conseguem reconstruir o momento histórico irlandês e fazer da trajetória do protagonista um épico moderno.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Cinemascope

por Sttela Vasco

"Jimmy´s Hall" tem como ponto muito positivo sua bela fotografia, que acaba por dar força ao lado mais emotivo e romântico do filme. No entanto, é justamente tal curso que o faz se perder. Preocupado em incutir a emoção em toda a obra, Loach acaba por criar momentos com diálogos fracos...

A crítica completa está disponível no site Cinemascope

Folha de São Paulo

por Cássio Starling Carlos

Loach ainda retoma a estrutura bem-sucedida que utilizou nos longas em que propôs um mergulho no passado para identificar quais e como certas forças resistiram à derrota histórica ou ao anacronismo.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

[...] direto e curto, populista e anticatólico, interessante e cativante. Mas que dentro da obra de Loach acaba sendo uma obra menor.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

The Guardian

por Peter Bradshaw

Um filme assistível e reflexivo, ainda que ligeiramente pedagógico, com alguns momentos maravilhosos, apresentados com grande clareza e seriedade, absolutamente despido de ironia ou cinismo. Laverty e Loach podem ter sido influenciados, um pouquinho, por "The Quiet Man" de John Ford.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Boston Globe

por Tom Russo

Ken Loach pega um assunto alinhado com a consciência social de sua família [...] Mas o filme perde o fôlego com sua mistura de discurso político empolado e uma comunidade rural inquieta que busca apenas celebrar a vida e dançar. Em certos momentos, parece que "Footloose" se tornou didático.

A crítica completa está disponível no site Boston Globe

Screen International

por Mark Adams

Bem digerível e filmado com elegância, "Jimmy's Hall" é facilmente identificável como um filme de Ken Loach conforme sua persistente raiva por questões sociais e políticas emergem numa série de discursos astutos de seus personagens. Mas, [...] é um filme bastante estático e não envolvente.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Critikat.com

por Eva Markovits

Nesta tentativa de normalização, o diretor priva o personagem da possibilidade de ultrapassar os obstáculos, tornando-o frequentemente uma vítima. [Loach] flerta perigosamente com o maniqueísmo.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

The Hollywood Reporter

por Neil Young

Rumores sobre a "aposentadoria" de Ken Loach foram muito exagerados – o que é uma notícia muito bem-vinda, pois o frustrantemente inerte "Jimmy's Hall" teria sido um final anticlimático para uma carreira tão importante e inspiradora.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter