Garota Exemplar
Obra-prima
Garota Exemplar

Casamento dos sonhos

por Lucas Salgado

Cumprir expectativas não é algo fácil. Seja com relação a algo que se espera muito, como um livro, um filme etc, ou com relação a um tipo de conduta, uma forma de viver a vida. Garota Exemplar não só atinge a expectativa de que esperava por mais um grande trabalho de David Fincher, como ainda traça uma discussão muito interessante sobre a vida adulta, com um casal que é levado pela vida ou pela conveniência a se transformar num tipo de gente que antes detestavam: o marido frio e a mulher controladora.

Garota Exemplar - FotoAdaptação de livro homônimo de Gillian Flynn, que também assume o papel de roteirista, o longa conta a história de Nick e Amy Dunne. Após um casamento dos sonhos, eles se veem obrigados a deixar a vida em Nova York para mudarem para Missouri após a notícia de que a mãe de Nick está com câncer. No dia em que comemoram o aniversário de casamento, o sujeito retorna para casa para encontrar o lugar revirado. Ele não consegue encontrar a esposa e logo chama a polícia.

A partir daí, temos uma verdadeira comoção local, com direito a coletiva de imprensa, central de voluntários e tudo mais. Eles lutam para encontrar Amy, mas ao mesmo tempo Nick se sente desconfortável naquele ambiente. Com o tempo, a forma como ele age e novas evidências fazem com que ele se torne o principal suspeito pelo crime.

Não dá para entrar em maiores detalhes sem estragar a história, que é repleta de reviravoltas. Fincher realiza mais um trabalho primoroso de direção, atuando com os parceiros de sempre. A montagem de Kirk Baxter é primorosa. A forma como a história vai sendo contada, mesclando cenas atuais, flashbacks e sequências que são fruto da imaginação, é extraordinária. Mesmo diante de cenas que retratam o passado do casal, temos sempre a sensação de que a narrativa está seguindo em frente. Nada é gratuito.

Cabe destacar também o trabalho de design de som e trilha sonora, esta última de responsabilidade de Trent ReznorAtticus Ross. Nick e Amy dividem o foco da produção. Nas cenas do presente, temos o foco no homem, que é objeto de investigação. Nestes momentos, o longa quase que abandona a trilha sonora, focando sua atenção apenas no som ambiente. Já os flashbacks mostram o ponto de vista de Amy, através de uma narração que retrata o que ela escreve em seu diário. Estas cenas contam com uma trilha muito presente, num ritmo muito cadenciado e de certa forma fantasioso.

Garota Exemplar - FotoBen Affleck interpreta Nick e o faz de forma marcante. O ator está realmente em uma nova fase de sua carreira e se mostra a pessoa perfeita para o papel. Seu jeito pouco expressivo cai como uma luva num homem que não sabe como lidar com uma situação. Ele também se sai bem nos momentos românticos e nas cenas de suspense, numa performance que não irá surpreender caso seja reconhecida em premiações.

Quem também rouba a cena é Rosamund Pike. A atriz tem sua atuação mais marcante na carreira, interpretando uma Amy realmente exemplar. A jornada da personagem, que vai se transformando naquilo que menos gostava, é incrível e a atriz protagoniza cenas ameaçadoras e sexy.

O elenco conta ainda com atuações marcantes de Tyler Perry (sério), Neil Patrick HarrisCarrie CoonKim DickensPatrick FugitMissi Pyle. É bem interessante ver Perry atuando sem vestido ou sem seus próprios roteiros, num papel mais sério e menos preguiçoso. Também é curioso ver Patrick Harris nesta fase pós-How I Met Your Mother, investindo em um personagem complexo e que ao mesmo tempo consegue ser ameaçador e patético.

Fincher mais uma vez se sai bem ao retratar personagens racionais e frios, como em Seven - Os Sete Crimes CapitaisZodíacoA Rede SocialMillennium - Os Homens Que Não Amavam as MulheresHouse of Cards. Para isso, conta mais uma vez com a ajuda do diretor de fotografia Jeff Cronenweth que investe em cores frias para as cenas com Nick e em tons um pouco mais quentes nos momentos de flashback de Amy. Tudo muito envolvente e inteligente. Mais um filmaço do diretor.

• bjames
    Nossa essa crítica tá mto boa! Deu uma super vontade de assistir esse filme!
  • Lucas C.
    Uma crítica incrível, que me instigou ainda mais a assistir o filme. Já havia me encantado com o trailer, mas definitivamente após essa crítica não posso deixar de assistir esse filme que tem se demonstrado uma incrível obra cinematográfica.
  • Edson A.
    Pode ser que seja um bom filme, dado que estamos numa crise cultural muito triste. Pelo enredo, vale a pena, afinal o diretor já demonstrou que consegue tirar "agua de pedra"...
  • dionath G.
    Filme perfeito! Muito fiel ao livro,coisa que não acontece sempre com as adaptações de livro para o cinema.As atuações são espetaculares,direção perfeita e trilha sonora envolvente.Um dos melhores filmes que assisti esse ano e sem sombra de duvida a melhor adaptação já feita para o cinema.
  • Leonardo D.
    Minha cabeça explodiu varias vezes nesse filme, muito bom mesmo! Final broxante, mas nada clichê. Atuação perfeita da Rosamund Pike linda maravilhosa odiável, Affleck no seu normal, mediano, mas não comprometeu o filme. O roteiro tem alguns furos, principalmente no final, mas relevem, foi um ótimo filme.
  • Cristiane O.
    O filme é muito bom mesmo, mas esta parte da investigação final deixou mesmo a desejar, eu também fiquei questionando alguns detalhes no final.
  • Mey
    Eu vi esse filme ou você ama ou você odeia