No documentário Chico - Artista Brasileiro, Chico Buarque é uma figura fundamental da cultura brasileira nos últimos 50 anos. Ele conversa sobre toda a sua trajetória, incluindo memórias, shows, processo criativo, métodos de trabalho e até vida cotidiana. Além de seus prórios relatos, partindo de músicas apresentadas, dizendo como cada uma nasceu, outros nomes importates da música brasileira também participam, dando seus depoimentos.
Distribuidor SONY PICTURES
Ver detalhes técnicos
Ano de produção2013
Tipo de filmelonga-metragem
Curiosidades 2 curiosidades
OrçamentoR$ 4 000 000
IdiomasPortuguês
Formato de produção
-
CorColorido e Preto & Branco
Formato de áudio-
Formato de projeção-
Número Visa-
Assista ao filme
Online
Looke
Veja todos os filmes online
Críticas AdoroCinema
4,0
Muito bom
Chico - Artista Brasileiro
Vinicius 2 (o que não é um demérito)
por Renato Hermsdorff
Com Vinicius, o diretor Miguel Faria Jr. recontou, cronologicamente, a vida de Vinicius de Moraes, intercalando depoimentos do “poetinha” (imagens de arquivo) e de amigos famosos, mesclados com um pocket show em que artistas reinterpretam sua obra musical e declamações de parte do acervo literário pela dupla de atores Ricardo Blat e Camila Morgado. O ótimo documentário, honesto, colheu o que plantou. Lançado em 2005, é o filme brasileiro do gênero mais assistido do país.
Com alguma (quase nenhuma) variação, Chico - Artista Brasileiro, assinado pelo mesmo cineasta, repete a mesma estrutura. Quem conduz a história (cronologicamente) é o próprio Chico Buarque, em longo depoimento exclusivo para a obra, com intervenções dos amigos, números musicais, literatura... Embora a forma não seja exatamente original, Miguel Faria Jr. acerta de novo na honestidade.O resultado é um filme-homenagem – é...
Segui-los
320 seguidores
Ler as 257 críticas deles
4,0
Enviada em 24 de fevereiro de 2016
Sempre um grande prazer ver o talento de Chico Buarque e a história da música brasileira. A ressalva é q o diretor – q já havia realizado o doc sobre Vinícius, um dos melhores filmes brasileiros de todos os tempos – aqui subaproveita tanto a história pessoal do artista, quanto sua trajetória musical e política. Fica a sensação de q deveria ser uma trilogia, para caber tanta beleza, tantos acontecimentos singulares.
Júnior S.
Segui-los
695 seguidores
Ler as 269 críticas deles
4,5
Enviada em 17 de outubro de 2016
Francisco Buarque de Hollanda, mais conhecido como Chico Buarque, é um dos maiores(senão o maior) artista da História da música brasileira. Exaustivamente regravado e interpretado por diversos outros grandes músicos, suas obras já viraram peças, livros, filmes...Enfim, um verdadeiro patrimônio cultural do nosso país que hoje infelizmente é difamado e execrado por setores reacionários da sociedade pelo ''terrível'' crime de manisfestar ...
Leia Mais
Consuelo B.
Segui-los
15 seguidores
Ler as 6 críticas deles
5,0
Enviada em 20 de dezembro de 2015
Um documentário muito bem feito. Chico sempre será o nosso Chico. As reflexões dele nos leva a refletir tb é vemos que não somos os únicos que lutamos por liberdade de ideias e pensamentos em nosso país e que conseguimos e agora temos que vive - la, pois a luta agora é outra e não podemos viver de nostalgias.
Jonas Furtado Bittencourt
Segui-los
1775 seguidores
Ler as 555 críticas deles
4,0
Enviada em 26 de fevereiro de 2020
Francisco Buarque de Hollanda, mais conhecido como Chico Buarque, é um dos maiores(senão o maior) artista da História da música brasileira. Exaustivamente regravado e interpretado por diversos outros grandes músicos, suas obras já viraram peças, livros, filmes...Enfim, um verdadeiro patrimônio cultural do nosso país que hoje infelizmente é difamado e execrado por setores reacionários da sociedade pelo ''terrível'' crime de manisfestar ...
Leia Mais
Miguel Faria Jr. já é experiente em documentários sobre artistas brasileiros. Ele dirigiu "Lamartine Babo" e "Vinícius".
Grandes amigos
Chico Buarque não é lá muito chegado a entrevistas, mas aceitou ser objeto deste documentário em nome de uma longa amizade com o diretor Miguel Faria Jr.
Francisco Buarque de Hollanda, mais conhecido como Chico Buarque, é um dos maiores(senão o maior) artista da História da música brasileira. Exaustivamente regravado e interpretado por diversos outros grandes músicos, suas obras já viraram peças, livros, filmes...Enfim, um verdadeiro patrimônio cultural do nosso país que hoje infelizmente é difamado e execrado por setores reacionários da sociedade pelo ''terrível'' crime de manisfestar suas posições políticas. Mas continuemos. Em Chico - Artista Brasileiro, o realizador Miguel Faria traz uma abordagem intimista da obra de Chico, a escala reducionista aparente se desmancha a medida em que são revelados os atores que ajudaram a moldar sua técnica, suas grandes influências e as características marcantes de suas canções. Obviamente, a trajetória de Chico Buarque se confunde com a própria História da Música Popular Brasileira. Sendo assim, é compreensível enxergar este como um sucessor natural de Vinícios, outra biografia bem sucedida de Faria, cuja estrutura narrativa e mostra de lugares comuns se repete aqui. Todavia, indispensável para os amantes da boa música!
Mostrar comentários
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade