Minha Mãe é uma Peça - O Filme
    Você assistiu Minha Mãe é uma Peça - O Filme ?

Rene V.
    Rene V.

Enviada em 25 de julho de 2013
    Engraçado do começo ao fim...
    Melhor filme de comédia que assisti em 2013.
    Juliane N.
    Juliane N.

Enviada em 25 de julho de 2013
    é muuuito bom, vale a pena ir assistir, é perfeito!
    Fabio G.
    Fabio G.

Enviada em 24 de julho de 2013
    TÍTULO: O cotidiano de todas as mães

Afirmar que Minha Mãe é Uma Peça é mais uma das comédias tão comuns na atualidade do cinema brasileiro seria, no mínimo, uma motivação bem interessante para discussões diversas. Esse é sim, um filme diferente, uma comédia fora dos padrões esperados dos últimos anos. Sua diferença maior é inserir graça em uma relação tão factual quanto cotidiana: a relação de pais e filhos. Na verdade, mais especificamente de mãe e filhos.

O roteiro autobiográfico de Paulo Gustavo reflete, de forma pontual, o talento cômico brilhante desse artista plural. Isso porque seu roteiro é bem dinâmico, com as piadas contadas em um timing perfeito e de qualidade. Além de uma atuação digna de uma personagem tão simbólica, simples e intensa como todas as mães são, e D. Hermínia, em especial, pela impetuosidade de sua presença. Considerando dessa maneira, podemos dizer que, de fato, é no comediante que temos a essência da produção.

A diferença do esperado é identificar de forma tão interessante que não precisamos o tempo todo de uma piada sexual para fazermos comédia no país. Aliás, nos atuais stand-ups, destacam-se sempre positivamente àqueles que conseguem fazer rir sem exagerar ou extrapolar certos limites. Alguns podem indagar que Minha Mãe é Uma Peça possui certos exageros. As piadas sobre obesidade acabam sendo, não muito, mas um pouco, ofensivas, e aqui a palavra é usada em relação a fortaleza de sua presença e não ao sentido de ofender em si. A graça relacionada à homossexualidade do filho é desenvolvida de forma bem mais leve e muito agradável, sem ferir ninguém.

Na tutela de cinema, pode-se dizer que o filme é uma boa obra teatral, visto que a montagem é confusa, o lineamento explicita um condicionamento estranho durante todo o filme, principalmente no final, em que a passagem do tempo não pareceu verossímil o bastante e a narrativa tornou-se muito confusa, visto que a solução do conflito já havia sido apresentada há algum tempo no filme. Isso acontece porque o ambiente teatral perpassa a produção de maneira involuntária e, não há como não sentir em alguns momentos como se estivéssemos, de fato, na platéia do espetáculo, em que, até mesmo alguns aplausos tornaram-se concretos do decorrer da projeção.

Está certo, posso estar sendo muito chato ou criterioso a um filme que não deseja em nenhum momento concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Trata-se de uma diversão em forma de cinema, e nesse aspecto, tem-se todos os ingredientes perfeitos do bom cinema. Um cinema puro, livre de olhares "chatonildos" e comentários do tipo: "por favor, esse filme". Claro que me pergunto, por que essas produções são tão vistas e outras, um tanto mais reflexivas, e de igualmente tão boa qualidade são ignoradas em nosso cinema nacional. "Chatos" alguns me responderão. Enfim, é melhor que nos abstenhamos de certos comentários.

Indagados tantos elementos, não serei eu o chato. Corra para assistir Minha Mãe é uma Peça. É divertido, irônico, sarcástico, e bonito. De fato, como aparece nos créditos, homenageia competentemente, todas as mães que suam suas vidas para o melhor de seus filhos. D. Hermínia ainda vai além e ironiza a sociedade comunitária, de forma bem inteligente. Salve D. Hermínia, Paulo Gustavo, artista do Brasil! Salve as mães! Salve o cinema!
    Kaio V.
    Kaio V.

Enviada em 24 de julho de 2013
    muito engraçado o filme, AMEI. Super recomendo, definitivamente brasileiro sabe fazer filme de comédia
    Amélia C.
    Amélia C.

Enviada em 23 de julho de 2013
    Não tem crítica! só elogio adorei esse filme nota + que 10 é 1000
    Nalva A
    Nalva A

Enviada em 22 de julho de 2013
    Ri do início ao fim! Paulo Gustavo está impagável, com um humor leve, corriqueiro, mas genial! Super bem caracterizado. Sem contar que em algum momento do filme, a gente reconhece a própria mãe!! Hahahaahah... São situações tão inusitadas e tão loucas, mas que a gente sabe, que com certeza, tem alguma mãe por aí que teria toda coragem para tanto, só para proteger a cria. Valeu super a pena!
    Adriana S.
    Adriana S.

Enviada em 22 de julho de 2013
    Hilário amei e chorei de tanto rir kkkkkkkkkkkkk
    Ela parece comigo no modo de agir com minha família sou super protetora
    Marta  R.
    Marta R.

Enviada em 22 de julho de 2013
    Gostei do filme. Dei boas gargalhadas. Não percam as cenas depois do final pois são hilárias.
    Samuel R.
    Samuel R.

Enviada em 21 de julho de 2013
    Rapaz nunca ri nem nunca vi tanta gente rindo dentro de uma sala de cinema, o filme é muito bom,

Quem da rizada facil se prepara pois em muitos momentos vc ira se engasgar de tanto Rir kkkk,
    Driko L.
    Driko L.

Enviada em 21 de julho de 2013
    Hilário... Vale muito a pena assistir!!! Risada do início ao fim! Comédia brasileira de qualidade!