Críticas AdoroCinema do filme Soberano 2 - A Histórica Conquista do Mundial de 2005
  • Sessões
  • Você Sabia?

Críticas AdoroCinema Soberano 2 - A Histórica Conquista do Mundial de 2005

Épico
De Francisco Russo

De todos os esportes, o futebol é aquele que está mais sujeito ao inusitado – e, justamente por isso, é tão apaixonante. Verdadeiros esquadrões por vezes são derrotados por equipes inferiores, que conseguem se superar na base da raça, do esquema tático ou de alguma grande atuação individual. Soberano 2 trata exatamente de um destes casos, quando o São Paulo derrotou o poderoso Liverpool na final do Mundial de Clubes de 2005. Um verdadeiro duelo David x Golias, reconhecido não apenas pela torcida mas também por quem esteve em campo.

O grande mérito deste novo documentário dirigido por Carlos Nader – o anterior tratava dos seis títulos brasileiros do clube paulista – é saber explorar o que há de mais valioso para o torcedor: as cenas de jogo e o que gira em torno delas. Há depoimentos de diversos jogadores e pessoas envolvidas com a competição, como o auxiliar Milton Cruz e o na época superintendente Marco Aurélio Cunha, todos servindo para complementar, sem ofuscar, o exibido em campo. Um exemplo: em meio às cenas da estreia do São Paulo na competição, contra o desconhecido Al-Ittihad, são apresentados comentários sobre o nervosismo daquele jogo e o medo de voltar para casa precocemente, sem sequer disputar a final. Em meio a tais declarações, as jogadas mostram o porquê de tamanho receio, a partir de momentos da própria partida.

É curioso também perceber certos detalhes internos que rondam uma campanha deste tipo, especialmente quando ela é vitoriosa. Raí, um dos maiores craques da história do clube, esteve presente e até mesmo disputou um rachão com os jogadores. Rogério Ceni volta e meia é chamado de "patrão" pelos próprios companheiros. Uma decisão coletiva como deixar de falar com a imprensa ganha contornos individuais a partir do simples aviso de certos jogadores, uns mais enfáticos e outros nitidamente seguindo o grupo. Pequenos detalhes onde é possível perceber o grau de união de uma equipe.

Entretanto, como não poderia deixar de ser, o grande ápice é a final entre São Paulo e Liverpool. Duelo com tons dramáticos, já carregado pelo lado psicológico devido ao fato de que o time inglês não levava gol há 11 partidas. "Não conseguia ver como iríamos fazer um gol neles", confessa Rogério Ceni em determinado momento. A partida, explorada em detalhes, ainda traria requintes de crueldade: apesar da vitória por 1 x 0, o Liverpool teve três gols anulados.

Soberano 2 é um filme emocionante, que valoriza o lado épico de uma partida de futebol ao ressaltar as disparidades entre as duas equipes – algo também visto na famosa Batalha dos Aflitos, jogo entre Grêmio e Náutico que valeu classificação para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro em 2005. É o tipo de filme que agrada a qualquer amante de futebol, independente do time para o qual torce – e deixando rivalidades clubísticas de lado, é claro. Destaque também para duas cenas: quando um galpão abarrotado de gente acompanha o gol do título apenas pelo áudio, já que a imagem do telão caiu minutos antes, e a emoção de Rogério Ceni, já no fim do documentário, ao relembrar o grupo de jogadores que conquistou o tricampeonato. Ambas de arrepiar.

Dê sua opinião sobre esse filme
Topo

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho   4,6

De Daniel Ribeiro
Com Guilherme Lobo, Tess Amorim
Comédia dramática

Todos os melhores filmes em cartaz
Mais Esperados
Foto : Os Mercenários 3