A Vida Secreta de Walter Mitty
    Você assistiu A Vida Secreta de Walter Mitty ?

Magicc G.
    Magicc G.

Enviada em 20 de janeiro de 2014
    A Vida Secreta de Walter Mitty - The Secret Life of Walter Mitty (2013

Ao assistir "A Vida Secreta de Walter Mitty" um outro filme também veio à minha cabeça, mas o filme da minha vida. Nos tempos de hoje talvez para alguns seja muito fácil gostar de filmes, especialmente um com uma mensagem tão fantástica quanto este, entretanto este me conquistou de uma maneira mais que especial.

Walter (Ben Stiller) é um indivíduo "comum". Tão comum que leva a vida em tons de cinza, com uma vida amorosa inexistente, um trabalho mediano nem um pouco valorizado pelos colegas, impostos em dia, um relacionamento peculiar com a família, mas com uma particularidade muito interessante (e que muitos de nós fazemos em certos momentos da vida) ele revive o tempo todo situações, ou melhor, sonha acordado.

Perceba, Walter é aquele que nunca faz nada de extraordinário, mas na sua "secret life" ele pode ser o que quer durante instantes, recriando acordado aquilo o que ele não tem coragem para dizer ou fazer na vida real. Vamos a um exemplo: lembra quando você antes de encontrar aquela pessoa tão incrível, ensaia/sonha um discurso mentalmente antes mas na hora não sai nada?! Assim é o nosso protagonista, ele recria as situações mais inusitadas e incríveis possíveis.

Mas sua vida começa a mudar em decorrência da transição da Revista Life onde trabalha, que deixará a versão impressa para tornar-se 100% virtual. Ao receber o rolo com os negativos das fotos que encerrarão a última edição impressa da Revista, ele percebe que falta a principal, a foto da Capa. Aí começa a saga de Walter em busca do fotógrafo Sean O'Connell (Sean Penn) que considerou aquela última foto, como a "quintessência", a melhor foto de todos os tempos.

Com o emprego em risco ele decide viajar seguindo os passos e pistas de Sean nos locais mais incríveis do mundo e neste percurso, Walter começa a experimentar a sensação do que é viver de fato. E aquele cara até então não havia esquecido o significado da palavra "vida" começa a perceber o quanto se perdeu em si mesmo durante anos, deixando de lado seus sonhos, suas vontades, seus anseios, a sua essência.

Um dos filmes mais lindos que já vi, com uma fotografia que impressiona e uma trilha sonora de arrepiar (sem dúvidas um dos melhores soundtracks que já ouvi) e o melhor de tudo, com uma mensagem inspiradora.

Faço esta analogia com minhas experiências, especialmente em 2013, o ano que aprendi que, como diz meu querido Belchior que "Viver é melhor que Sonhar".

A zona de conforto de nossos sonhos onde tudo é possível é maravilhosa e perigosa demais, Walter nos mostra o quanto podemos nos esquecer de que a realidade pode sim ser tão emocionante quanto nossos sonhos, basta ter coragem e nos permitir. Guimarães Rosa já nos diz "...A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem."

Talvez o empurrão para a transformação esteja naquela inquietação com um trabalho, com a forma de levar a vida (ou deixar que apenas ela te leve) ou consigo mesmo, não importa. O que importa é que sempre é tempo de mudanças e por mais improváveis que sejam, as oportunidades surgem quando realmente estamos dispostos a mudar. A vida e o universo conspiram a nosso favor, quando sabemos para onde queremos de fato ir.

Fico extremamente feliz de ter visto este filme já neste começo de ano, e especialmente quando já realizei coisas que há muito sonhava e que pude experimentar e perceber que vivê-las foi muito mais incrível que imaginá-las. A você que deseja mudar os rumos de sua história ou que já está mudando recomendo e MUITO este filme, um dos mais lindos e emocionantes para aqueles que desejam viver e não somente sobreviver... aceitando enfrentar medos, riscos e aproveitando as oportunidades da vida.

“Ver o mundo e os perigos que virão, ver por trás dos muros, chegar mais perto, encontrar o outro e sentir. Esse é o propósito da vida”.
    Lema da Revista Life (que realmente existiu).

P.S: Recomendo ainda que ouçam o RapaduraCast do Cinema com Rapadura sobre o filme.
    Cinéfilo Movies
    Cinéfilo Movies

Enviada em 20 de janeiro de 2014
    Filme interessante, que começa meio cansativo, mas, que ao decorrer da historia começa a chamar sua atenção, não exatamente pela historia que chega ao ponto de ser meio confusa, mas pelas belas paisagens e por Ben Stiller que surpreendeu como ator e diretor. Stiller apesar de ter feito parte de grande sucessos nunca teve uma esplendida atuação, sempre foi considerado um ator "mediano", e em "A Vida Secreta de Walter Mitty" Stiller mostra que tem talento.

Sendo classificado como aventura e comédia o filme vale apena apesar de ao meu olhar não ser aquele filme que prende a pessoa ao sofá. Até por se tratar de uma comédia-dramática não ha uma cena que nos leve a uma gargalhada, mas há sim cenas engraçadas, nas quais o testo é muito bem trabalhado.
    MaH  S.
    MaH S.

Enviada em 18 de janeiro de 2014
    É uma comédia leve, não é o filme que vai mudar a sua vida, mas ele deixa uma reflexão bem legal.
    O final é meio obvio, o que tira um pouco do tesão do filme, mas no geral é muito bom, vale a pena ver, é um bom entretenimento.
    Ricardo S.
    Ricardo S.

Enviada em 17 de janeiro de 2014
    Finalmente um belo filme do Ben Stiller um ator que nunca me agradou, mas desta vez me supreendeu com uma belíssima película que parece nós fazer refletir sobre nossa própria vida, as coisas que deixamos para trás por termos nossos "gatos fantasmas" adormecidos em nosso interior.
    ymara R.
    ymara R.

Enviada em 21 de fevereiro de 2014
    Grata surpresa.. apesar de nao ser nada fã de Ben Stiller, ele realmente conseguiu!!! Eu sempre pensei que era a rainha das "viajadas na maionaise" mas ele The Walter.. ganhou disparado... sensacional o ideia..maravilhosa a fotografia .. e o roteiro... afe... muito bom!!!!
    ggontijo
    ggontijo

Enviada em 17 de janeiro de 2014
    Me surpreendeu. Não é um filme para ganhar o Oscar, mas é um ótimo filme!!! Recomendo a todos.
    She
    She

Enviada em 16 de janeiro de 2014
    Nada a criticar...assista e deixe-se levar pela imaginação! Depois de adultos esquecemos que nossa mente pode nos levar a uma aventura incrível. ;-)
    Jerome P.
    Jerome P.

Enviada em 15 de janeiro de 2014
    Esse filme foi para mim uma excelente surpresa. Sabe quando vc vai ao cinema sem grande expectativa? Eu tinha ouvido uma entrevista longa do Ben Stiler por um jornalista interessante no período de promoção do filme e o jornalista parecia defender o filme ainda mais que o diretor... então eu quiz conferir:
    Sai do cinema com sorrisão, de bem com a vida, muitas gargalhadas dadas, imagens lindas nas pupilas e ainda por cima com uma leve (bem light mesmo) reflexão sobre essa transição do jornalismo para era digital.
    Raramente assisti um filme que abranja tantos atributos!

Ben Stiler se deu um belo presente em escolher paisagens e cenografias maravilhosas. A fotografia é bonita (precisa assistir numa sala boa).

Os atores são tão bons quanto seus papeis são improváveis e fica minha admiração pelos roteiristas de inventar essas cenas tão absurdas que se encaixam suavemente.

Recomendo muito.
    Guilherme Enrique V.
    Guilherme Enrique V.

Enviada em 15 de janeiro de 2014
    O filme é fantástico,com cenas belíssimas, com ótima atuação de Ben Stiler, melhor filme de 2013. O melhor filme de 2012 foi As aventuras de Pi que lançou 21/12/2012 e A Vida Secreta de Walter Mitty lançou em 20/20/2013 então vou assistir o filme que lançar em 19/12/2014 por que vai ser o melhor filme de 2014.
    'A Vida Secreta de Walter Mitty' conta a historia de Walter que inventa um mundo novo que ele é corajoso (coisa que ele não é), ele precisa da foto do negativo 25 e para isso ele vai para Groelândia,Islândia e Uzbequistão, passando por vulcões,mar e muito mais, com essa aventura ele ver que a vida real pode ser muito mais cheio de aventuras do que o mundo da imaginação.
    Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 14 de janeiro de 2014
    A chave para entender a personalidade de Walter Mitty (Ben Stiller), o protagonista do filme “A Vida Secreta de Walter Mitty”, está em uma cena na qual ele conversa com sua colega de trabalho Cheryl Melhoff (Kristin Wiig, excelente). Conforme vamos assistindo no decorrer do longa, Walter é dado a acessos de “fuga do mundo”, em que ele embarca num mundo de fantasia em que ele consegue ser tudo aquilo que ele não é na vida real (heroi, valente e corajoso). A explicação para isso pode ser encontrada justamente nessa conversa, em que Walter divide com Cheryl todas as mudanças que ocorreram com ele após a morte do seu pai.

A verdade é que a morte do pai de Walter foi o acontecimento que, provavelmente, definiu a existência dele e isso pode ser visto na forma como ele, aparentemente, se transformou no esteio de sua família, assumindo os cuidados da mãe (Shirley MacLaine) e da irmã aspirante a atriz (Kathryn Hahn). A impressão que temos – e que se confirma com a conversa entre Walter e Cheryl – é que ele suprimiu todas as suas vontades e sonhos por ter tido que começar a trabalhar cedo, por ter sido obrigado pelas circunstâncias da vida a amadurecer mais cedo e por ter que encarar a dureza da vida desde jovem.

Por isso que Walter Mitty tem esses lapsos de realidade. Falta a ele a coragem de cair no desconhecido e de sair da zona de conforto a que ele mesmo se impôs. De uma certa maneira, a jornada que a personagem viverá em “A Vida Secreta de Walter Mitty” é justamente essa, quando o momento em que ele se vê com o mundo que ele conhece (notadamente, o emprego na revista Life) ameaçando entrar em colapso e a timidez em abordar a mulher que ele ama (Cheryl) sendo um obstáculo para a conquista da sua felicidade obrigando-o a encarar a vida de frente e a embarcar – de verdade – em uma série de aventuras que, provavelmente, serão muito mais extraordinárias do que as que ele costumava sonhar acordado.

Baseado em um clássico conto escrito por James Thurber, “A Vida Secreta de Walter Mitty” é o melhor filme dirigido por Ben Stiller, com uma de suas melhores atuações também, diga-se de passagem. Stiller foi muito feliz no aspecto técnico de seu longa, que possui lindos trabalhos de direção de fotografia (cortesia de Stuart Dryburgh) e da trilha sonora composta por Theodore Shapiro. Dá para perceber que a intenção de Ben Stiller com esse filme foi tentar repetir um pouco do caráter especial que “As Aventuras de Pi” teve, porém ele não conseguiu ser bem-sucedido nisso, pois, em “A Vida Secreta de Walter Mitty”, a mistura de comédia e fantasia prejudica muito o filme, que encontra dificuldades em achar o tom certo para a história.